logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

USP transforma biblioteca em homenagem à escritora Clarice Lispector

por Ana Flávia Lapa em 13/03/20

Foto: Jorge Maruta/USP Imagens/Reprodução
clarice lispector biblioteca usp
Obra "Refúgio", de Regina Carmona, é uma das expostas na biblioteca da USP em homenagem à escritora

O ano de 2020 marca o centenário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. Para comemorar a data, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu decorar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, de sua propriedade, em homenagem à escritora ucraniana naturalizada brasileira.

O projeto "A Imagem e a Palavra", efetuado por Altina Felicio desde 2011, ganha espaço entre lugares públicos, e dessa vez escolheu a biblioteca universitária para sua estadia, fechando mais uma parceria com a USP. A decisão do tema e da data também não foram ao acaso. "Resolvi  ir ao encontro de Clarice Lispector neste mês onde a mulher é reverenciada. Clarice era guerreira, imigrante, judia e mulher!", conta a artista. 

Composta por um conjunto de obras criadas por 33 artistas diferentes, os visitantes poderão apreciar gratuitamente pinturas, gravuras, esculturas, fotografias e instalações que se baseiam na vida e obras da escritora para homenagear o gênero feminino, levando o público a uma viagem entre as variadas formas de arte.

De acordo com Altina, os artistas gostam de ser desafiados e ter o criativo provocado, e é exatamente isso que Clarice Lispector faz em seus livros ao levar o leitor a um diálogo consigo mesmo e ao mistério da vida.

Foto: Altina Felicio
Obra em técnica mista da artista Maria Pinto também é destaque na biblioteca

Lispector faleceu aos 56 anos, em 1977, vítima de câncer, mas deixou como legado cerca de 126 obras, transformação literária brasileira - reflexo de sua participação na arte da escrita, e a imagem de uma mulher poderosa, inspiração para muitas outras.

Leia também:
5 museus da USP gratuitos e abertos ao público para visitar em SP
USP e UFSCar comandam projeto que explora tecnologia aeroespacial

A exposição "Encontro com Clarice Lispector"

A visitação à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, situada na Vila Universitária, é gratuita e funciona das 8:30 às 18:30. A exposição, que foi inaugurada na última sexta feira (06), se mantém até o dia 28 de abril.

Veja mais:
10 cursos online e gratuitos oferecidos pela USP para alunos de escolas públicas
Teste: quais dessas frases são mesmo de Clarice Lispector?

(Reprodução/USP)
clarice lispector usp biblioteca - Revista Quero

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54