Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

Vai estudar inglês sozinho? Confira recursos que podem ajudar a desenvolver o idioma

* Texto escrito por Alberto Costa

Aprender um novo idioma ou aprimorá-lo é algo que exige foco e persistência, ainda mais no caso daqueles que são mais distantes da nossa língua materna, como é o caso do inglês. A importância de dominá-lo é cada vez mais latente no dia a dia das pessoas. Mas, com o isolamento social e a falta de aulas, esses estudos ganharam um novo ambiente: nossa casa. E por vezes a tarefa de estudar sozinho e entender se há progresso pode ser um pouco desafiadora. 

estudante idiomas estudando sozinha
Vai estudar inglês sozinho? Confira recursos que podem ajudar a desenvolver o idioma

Mas, não se preocupe, para provar que o aprendizado pode ir bem além da sala de aula, nós selecionamos abaixo uma série de posturas simples e de recursos gratuitos que podem auxiliar:

Entenda o seu nível de conhecimento

Sua primeira tarefa é entender onde você está, para traçar uma meta a ser alcançada. Comece verificando em qual profundidade você conhece o idioma hoje, de acordo com os parâmetros internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).

O quadro categoriza o domínio em níveis que vão do A1, considerado básico, até o C2, correspondente à proficiência plena. Em breve vamos falar a respeito dele aqui no portal.

O indicado é sempre buscar um teste que aponte esse referencial. Nesse sentido, há desde opções mais robustas e pagas, como é o caso de alguns exames de diagnósticos, até alternativas mais enxutas e gratuitas que indicam qual exame de proficiência pode ser o melhor para você no momento. Cambridge English, por exemplo, tem um teste gratuito disponível em seu site. Clique aqui para acessá-lo

Clique aqui se quiser baixar gratuitamente o e-book sobre como o idioma pode acelerar a sua carreira. 

Organize a agenda de estudos

O aprendizado e absorção de todas as habilidade do inglês (escrita, leitura, compreensão auditiva e expressão oral) é essencial para a aquisição de uma nova língua. E a prática é o caminho que leva até a perfeição. Para unir esses dois fatores, a dica é estabelecer uma rotina de estudos que contemple a quantidade de horas semanais que serão dedicadas, quais as habilidades que serão estimuladas em cada período e a separação de materiais de apoio. 

Por exemplo, se o plano é fortalecer a compreensão auditiva, é preciso trabalhar em questões baseadas em áudios como músicas, notícias de rádio, podcasts ou vídeos no YouTube. Já para leitura é necessário ter à mão diferentes tipos de textos, como artigos, notícias jornalísticas, literatura, entre outros, para se ambientar com o que vai encontrar na vida real.

Use e abuse de recursos digitais

Em buscas na internet é possível encontrar diferentes formatos de ferramentas digitais que contribuem para os estudos do idioma, desde os aplicativos até as mais variadas plataformas. E o melhor, grande parte é gratuito. Veja abaixo os exemplos de opções disponibilizadas por Cambridge Assessment English, que constrói os recursos alinhados aos parâmetros internacionais:

    Learning English

A seção Learning English, que fica dentro do site de Cambridge English, reúne cerca de 170 opções de atividades, com temas cotidianos como alimentação, entretenimento, relacionamentos interpessoais e trabalho e também assuntos ligados a tarefas usuais, como preencher formulários e emitir opiniões.

Leia também:
Guia definitivo para você aprender inglês com facilidade
Estudar inglês em casa: como saber se estou realmente fazendo progresso?
5 dicas para decorar mais facilmente um novo idioma

Os exercícios são interativos e é possível selecionar as atividades por habilidade (gramática, compreensão auditiva, expressão oral, leitura, vocabulário ou escrita), nível de conhecimento (básico, intermediário ou proficiente) e por tempo disponível para o estudo (de 0 a 5 minutos, de 5 a 10 minutos ou mais de 10 minutos). As tarefas são de múltipla escolha, com base em sentenças, áudios e textos, de acordo com cada combinação escolhida, e podem ser acessadas de um desktop ou de um dispositivo móvel para quem deseja praticar durante os deslocamentos, por exemplo.

    Write&Improve

O Write&Improve é um recurso voltado para a prática e estímulo da escrita em inglês. De maneira simples e intuitiva, o usuário escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema que retorna um feedback em segundos do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário, o que inclui dicas sobre pronomes faltantes, palavras pouco usadas ou grafias e construções incorretas, por exemplo.

A partir disso, o usuário pode refazer sua redação e submeter à correção novamente. O progresso é acompanhado em um gráfico que contabiliza a quantidade de vezes que o conteúdo foi reescrito e sua evolução em termos de nível, que segue os parâmetros internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que categoriza o domínio em níveis que vão do A1, considerado básico, até o C2, correspondente à proficiência plena.

    Quiz Your English

Para quem quer aprender, melhorar e testar o idioma enquanto se diverte ao competir com seus amigos e outros praticantes em todo o mundo em jogos rápidos de cinco perguntas cada, o Quiz Your English é ideal.

O aplicativo contempla uma grande variedade de níveis e temas, como estudos, viagens, estilos de vida, uso no trabalho ou em casa, por exemplo. A partir dessa primeira escolha os jogadores podem desafiar seus amigos em tempo real onde quer que eles estejam ou entrarem batalhas com gamers em diferentes países. Ao todo são cinco séries que incluem perguntas relacionadas com a gramática e o vocabulário voltados para atividades do dia-a-dia.

Quer começar a falar inglês?

Como visto, é possível aprimorar o aprendizado do seu inglês e se tornar fluente - conseguindo, assim, novas oportunidades. Para isso, nada melhor do que aprender nas melhores escolas - e ainda com bolsas de estudo para ter mensalidades bem menores. 

Com o Quero Bolsa é possível aprender não apenas o inglês, mas também espanhol, francês e alemão com as melhores escolas e, ainda, fazer suas aulas com ótimas bolsas de estudo. São dezenas de opções de escolas presenciais e também com aulas a distância. Confira abaixo a melhor oportunidade para você:

Bolsas de idiomas

Onde fazer o seu curso de inglês?

Sabemos que existem diversas escolas de idiomas que oferecem cursos de inglês, certo? Por isso, separamos abaixo as mais buscadas no Quero Bolsa para ajudar em sua pesquisa. Veja:


*Alberto Costa é Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54