Quando ingressamos na faculdade, deixamos muitas coisas de lado, pois sabemos que o esforço e dedicação necessários para se manter no curso é grande e, muitas vezes, devemos nos dedicar quase que integralmente para deixar os trabalhos e projetos em dia. Mas o esforço passa a ser tênue após um bom tempo de prática, e para isso serve o estágio, seja ele obrigatório ou voluntário.
Nem todas as universidades oferecem apoio e possíveis indicações fundamentais para levar o estudante adiante na profissão cursada, já a Anhanguera oferece todo o suporte ao aluno.
A Anhanguera me surpreendeu muito, principalmente pelo fato de que não constavam em nenhuma de minhas pesquisas antes da escolha de onde estudar todos os benefícios e rede de apoio que o estudante tem acesso durante a graduação. Mais do que simplesmente indicar uma vaga de estágio, são oferecidos programas para nós alunos colocarmos em prática da forma mais profissional possível aquilo que estamos aprendendo.
Recentemente, abrimos o chamado Escritório Modelo da faculdade. Nós, alunos de Arquitetura e Urbanismo, vamos fora do horário de aula para esse escritório (que fica na própria faculdade) e executamos projetos e pesquisas (em grupos divididos para cada setor), para órgãos públicos e locais indicados pela própria prefeitura. Com projetos de criação e possíveis reformas em alguns locais e aspectos da cidade, além de projetos dentro da própria universidade, como modificações pendentes ou problemas não corrigidos anteriormente pelos profissionais.
É possível perceber que a faculdade também investe nos demais cursos, pois vejo vídeos de anúncios, pesquisas, entrevistas, sessões de fotografia, avisos de futuros eventos que são elaborados pelos próprios alunos de outros cursos e são divulgados pela galera de Publicidade e Propaganda.
Isso mostra o conjunto aplicado por toda a faculdade para unir as pessoas e proporcionar, diante de cada momento oportuno, um aprendizado diferente. Um outro exemplo foi quando fizemos (e ainda fazemos) exposições de maquetes ou outros projetos que executamos pela faculdade e que ficaram para que outras pessoas vissem e aproveitassem para fotografar e notar a interação dos alunos com o espaço disponível a nosso favor.