Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Veja como foi a mesa redonda sobre diversidade no ambiente organizacional promovida pela FMU

por Natália Garcês em 20/06/18

No dia 02 de Maio aconteceu na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) a abertura do evento Maracás dos Saberes. Maracá é um chocalho que funciona como instrumento rítmico muito utilizado em festas e cerimônias religiosas indígenas e o nome escolhido para este evento não foi a toda, Maracás dos Saberes é uma chamada para a diversidade de povos e de costumes e muito mais que isso, é a chamada para a inclusão.

Uma mesa redonda multidisciplinar deu início ao evento que aconteceu em dois dias e reuniu no auditório do prédio de Direito, centenas de alunos dos cursos superiores de tecnologia.

O tema abordado nesta mesa redonda foi: "A diversidade nos ambientes organizacionais” e promoveu uma discussão acerca da diversidade nas organizações de forma a construir um modelo de gestão da diversidade, com ações pluralistas que colaborem para construção de uma imagem positiva da empresa, atraindo talentos e, sobretudo, combatendo preconceitos, discriminações, xenofobia, sexismo, machismo, homofobia, entre outros.

Foto: Natália Garcês
Convidados durante a mesa redonda

Integrou a mesa de discussões o nosso coordenador de curso Arnaldo Vhieira, a jornalista Maira Reis e o jurista Fernando Peixoto que falaram um pouco sobre as situações do dia a dia dentro do ambiente organizacional e como algumas empresas estão se preparando para combater o preconceito dentro do ambiente profissional.

A discussão teve início com as palavras de Maira, que contou pra gente como foi o processo de descoberta e aceitação da sua orientação sexual e como foi difícil ter o primeiro contato com o preconceito ainda na adolescência. Maira contou que podia ter se tornado parte de uma estatística do quanto a intolerância mata no Brasil, mas deu a volta por cima e hoje é jornalista e palestrante que trabalha com comunicação e empregabilidade LGBT e ajuda a formar um mundo menos preconceituoso, mais inclusivo e diverso.

Depois foi dada a palavra para o jurista Fernando Peixoto que falou um pouco sobre as leis, que colaboram para que a empresas sejam cada vez mais inclusivas, o pode se caracterizar abuso ou preconceito no ambiente de trabalho e como devemos proceder nestes casos, além disso, Fernando deu uma aula de humanismo com muita sabedoria e um “chega pra lá” no preconceito.

Inicialmente o assunto mais abordado era a homossexualidade mas ali pudemos perceber que o preconceito vai muito além e quem é negro, nordestino, indígena, gordo, magro, mulher ou mãe pôde se colocar no lugar de alguns exemplos citados por Fernando, que por ser baiano e ter o “sotaque arrastado” também sofreu muito para conseguir uma oportunidade de trabalho em São Paulo e em sua primeira entrevista se deparou com o preconceito e saiu de lá direto para um fonoaudiólogo para perder o sotaque baiano, é triste, mas infelizmente, muitas pessoas já passaram por algum tipo de preconceito por ser “diferente”.

A discussão foi maravilhosa! Quantas palavras legais e de encorajamento ouvimos naquele curto espaço de tempo, quanta inspiração tivemos e no momento em que as perguntas foram abertas, foi nítido do quanto aquela mesa redonda foi importante e esclarecedora, teve até um agradecimento de um aluno, pela escolha do tema abordado. Foi possível entender que não precisamos tentar ser quem não somos ou fingir ter o que não temos para se encaixar em um determinado padrão, pelo contrario, quem perde é o mercado, porque independente de qualquer coisa, tem muita gente boa e competente esperando uma oportunidade.

E saímos de lá com a certeza da importância da inclusão para que possamos viver num mundo melhor.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54