Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

“Viva Junto Unisinos” e Setembro Amarelo: prevenção por meio do estímulo da cultura e da vida em comunidade

por Jaqueline Kunze em 20/09/19

Exigências em um tempo do relógio que não acompanha o tempo do ser humano, pressão e preocupação com prazos, notas e dificuldades financeiras. São diferentes fatores na rotina que levam, muitas vezes, estudantes universitários a um esgotamento físico e psíquico. 

Um estudo publicado na Nature Biotechnology, aponta que, em escala mundial, quase metade dos universitários mostram algum sinal de prejuízo à sua saúde mental. Nos últimos anos, uma epidemia de doenças mentais vêm tomando conta de estudantes de nível superior no Brasil. O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, apontou que o suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens brasileiros. Essa taxa aumentou nas parcelas mais jovens da população, entre 2000 e 2015.

O assunto ainda é um tabu, mas falar sobre o suicídio é uma das poucas maneiras de preveni-lo. É necessário encontrar meios de abordá-lo, de forma que evite o pior, mostrando, com responsabilidade, seus sintomas e formas de amparo. Diante de uma preocupação com a saúde psíquica dos estudantes, o projeto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) “Viva Junto Unisinos” promoveu, no dia 11 de setembro, em Porto Alegre, o “II Ciclo de Atividades de Atenção ao Aluno: diferentes olhares para o Setembro Amarelo".

Público do evento ““II Ciclo de Atividades de Atenção ao Aluno: diferentes olhares para o Setembro Amarelo durante atividade lúdica

Temos aqui (na universidade) muitos jovens, e o público mais suscetível ao suicídio hoje migrou dos idosos para os jovens. É uma preocupação, um alerta bastante grande”, enfatiza Suzana Pacheco, coordenadora do projeto. O evento reuniu profissionais da área da saúde – Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Educação Física – para debater a temática da saúde mental e da qualidade de vida a partir das diferentes perspectivas de cada campo de atuação.

Inicialmente houve uma atividade corporal lúdica, com o professor de Educação Física José Anchieta, para mostrar o efeito benéfico do exercício físico e, com isso, a interferência dessas atividades sobre os fatores encadeadores de depressão. E, após a contribuição dos profissionais, o debate foi aberto ao público – formado por estudantes e professores da Unisinos, além da comunidade externa – que esclareceu dúvidas e contribuiu para a discussão.

Pontos de Encontro

Há um ano, a equipe multidisciplinar da Coordenação de Atenção ao Aluno da Unisinos, que atende estudantes em situação de vulnerabilidade social, emocional ou acadêmica, percebeu que grande parte dos casos dessas dificuldades estavam relacionados à solidão. Pensando nisso, foi desenvolvida uma ação com o objetivo de promover espaços de encontro e celebração da vida em comunidade, o “Viva Junto Unisinos”.

As reuniões ocorrem por meio do “Ponto de Encontro”, que oferecem atividades relacionadas à esporte, lazer, cultura, espiritualidade, e já uniu as pessoas por meio de aulas de yoga ou meditação, rodas de conversa sobre os mais variados temas, jogos e brechós. Alunos que procuram dar visibilidade a um trabalho ou ação desenvolvida também podem propor temáticas para um “Ponto de Encontro”.

Coordenadora do “Viva Juntos Unisinos”, Suzana Pacheco, durante o Ponto de Encontro que abordou sobre o Setembro Amarelo

Aberto também à comunidade em geral, o projeto preza pela abordagem de temas relacionados ao humano e ao meio ambiente “que pensem numa vida mais respeitosa, mais solidária e fraterna”, diz Suzana Pacheco. “O nosso profissional também tem de pensar o seu lugar nesse social, qual é o seu compromisso com o outro”, ela complementa.

Alguns encontros são realizados a partir da junção e divulgação de atividades que já ocorrem na universidade. Outros são totalmente idealizados e organizados pelos integrantes do projeto, como as atividades realizadas em decorrência do Setembro Amarelo.

Como pontuou a psicóloga Ligia Hecker Ferreira, vivemos numa lógica de sociedade de desempenho, na qual há uma grande exigência de produção e atividades as quais impedem, muitas vezes, de olharmos para o outro ou compartilharmos sobre nossas próprias emoções. Com isso, intervenções que unem pessoas, criam espaços coletivos e desenvolvem estratégias de cuidado contribuem muito para o nosso bem estar pessoal, seja através de uma refeição e atividade física em conjunto, ou por meio de iniciativas como o “Viva Junto Unisinos”.

Correspondentes Quero: Conteúdo independente, feito por estudantes, sobre universidades do Brasil - Revista Quero

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54