logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Você conhece o mito que mais atrapalha a escolha profissional?

por Maria Fernanda Alves em 01/10/20

O processo de escolha profissional nunca foi uma tarefa fácil, entretanto discute-se cada vez mais a dificuldade que muitos jovens enfrentam para decidir um caminho a ser seguido.

Isso porque o mercado de trabalho tem sofrido mudanças significativas por conta do desenvolvimento da tecnologia e diversas profissões surgem a cada ano, portanto o adolescente em período de escolha profissional se vê diante de centenas de opções e sente-se perdido.

É realmente difícil estar diante de centenas de profissões e escolher apenas uma para o resto da vida, certo? É ainda mais desesperador pensar que estamos escolhendo uma profissão que fará parte de toda nossa vida sendo que temos pouquíssimas vivências e bagagem para tamanha decisão.

Mas aí é que está o mito que mais atrapalha a fluidez da escolha profissional. Se o mundo está em constante transformação, por que consideramos a escolha profissional como imutável?


É possível fazer uma escolha profissional hoje e trilhar uma carreira tradicional ou explorar novas possibilidades no mercado de trabalho no futuro, tanto em áreas de interface ou áreas novas usando a bagagem adquirida durante a formação na faculdade, por isso é importante escolher uma faculdade que você se identifique.

É importante considerar a primeira escolha profissional como base de um projeto de vida que será influenciado pelas vivências futuras, afinal todos nós estamos em constante transformação (a economia e o mercado de trabalho também!!).

Investir em autoconhecimento e estar por dentro das previsões dos especialistas sobre o futuro do trabalho são atitudes que poderão contribuir para a escolha profissional e derrubar esse mito de que a escolha profissional é para o resto da vida.

Lembre-se: escolha profissional não é sentença. Caso você esteja com receio de mudar de opinião no futuro sobre determinada profissão, poderá buscar alternativas para trabalhar com o que te interessar e não estará fadado a trabalhar com algo que não gosta de jeito algum.

Boa jornada!

Saiba mais: Qual é o papel da família na escolha profissional do adolescente?

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54