Informações

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Website
Nota do MEC: 5 de 5
NotaNotaNotaNotaNota
Tamanho: mais de 10.000 alunos
TamanhoTamanhoTamanho
Concorrência: mais de 3 alunos/vaga
ConcorrênciaConcorrênciaConcorrência
Preço: Gratuita

Sobre a UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma instituição de ensino superior pública, ligada ao governo Federal. Credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 1934, tem sede na cidade de Porto Alegre.

Ela oferece cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas.

Diferenciais da UFRGS

Com mais de 80 anos de tradição, a UFRGS foi apontada como a quinta melhor universidade brasileira segundo o ranking internacional Times Higher Education de 2019. A aposta na internacionalização, na manutenção de um corpo docente qualificado e na aproximação com as empresas estão entre os destaques da instituição.

Entre os diferenciais da UFRGS, estão:
  • Alta qualificação da equipe de professores, com mais de 92% deles com titulação de doutorado;

  • TUAUFRGS: portal online de apoio aos alunos que traz acesso a todos os serviços prestados pela instituição;

  • Campus Internacional: plataforma de integração com outras universidades do mundo, facilitando intercâmbios acadêmicos;

  • Zenit: parque tecnológico que incentiva o empreendedorismo na universidade, levando novas ideias ao setor produtivo.

Avaliação dos alunos da UFRGS

A UFRGS já matriculou muitos alunos e formou diversos profissionais para o mercado de trabalho. E ninguém melhor que os próprios estudantes para falar como a faculdade é na prática!
Luiz Guericco
Luiz Guericco
“Universidade pública e de qualidade. ”
5.0 Mostrar
Pontos Positivos
Estudar em uma universidade pública é uma experiência ótima. Os pontos positivos são inúmeros, mas a diversidade de pessoas é, sem dúvida, um dos melhores. Esta pluralidade compreende toda a comunidade.
Segue, contudo, uma breve exposição de pontos positivos.

-Os professores e professoras são excelentes, mas cada pessoa tem uma experiência distinta em relação ao corpo docente.
-Existem diversas linhas de pesquisas.
-A universidade deve ser um espaço de reflexão. A diversidade de pessoas na UFRGS proporciona um terreno fértil para o pensamento crítico.
-Existe, além das ações afirmativas, uma política de assistência estudantil. Isso é muito importante para a permanência de estudantes na universidade. Vale ressaltar, além disso, o amado RU.
Pontos Negativos
Existe um projeto para a extinção da universidade pública e de qualidade. Os cortes de investimentos na educação refletem tanto na estrutura física da universidade como também nas pesquisas - que é o principal fator de qualidade das universidades públicas. Isso é ruim para todo mundo. Não raramente, como reação aos ataques contra a educação, ocorre greves. Ninguém faz greve porque é divertido. Não é. Pelo contrário, seria do interesse de todas as pessoas que não fosse necessário resistir aos retrocessos dos governos de direita.

Contudo, o principal ponto negativo é o fato de que a educação é inimiga da direita. Certamente, caso houvesse investimentos, não faltaria papel higiênico nos banheiros.
Brenda Klein
Brenda Klein
“Referência em qualidade de ensino! ”
4.0 Mostrar
Pontos Positivos
Estudar na UFRGS é um privilégio e un orgulho acima de tudo. Além de ser uma Universidade de referência em âmbito nacional, conta com uma grade de professores renomados e conhecidos internacionalmente que trazem para a sala de aula toda a experiência e conhecimento para a compreensão do aluno. Assim, seu alcance de conhecimento e vontade de aprender sempre evolui, o que possibilita um currículo bem elaborado e bem preenchido. Isso, associado ao nome UFRGS, sempre é valioso na hora de conseguir vaga de estágio e também trabalho. Sempre tive auxílio das coordenadorias e funcionários, meu intercâmbio e meus estágios foram quase sem burocracia por ajuda e disponibilidade delas.
Pontos Negativos
Por ser uma Universidade pública existem problemas de infraestrutura e material. Alguns elevadores não funcionam, catracas não passam, as vezes faltam manutenção em máquinas, materiais quase nunca. Além disso, também tem-se que lidar com as possíveis greves que podem sempre acontecer. Por ter renome, a UFRGS exige muito dos alunos, possui avaliações rígidas assim como seu sistema de funcionamento, não que seja um ponto tão negativo, mas a responsabilidade e peso psicológico é grande.
Ativo 2

Está com dúvidas sobre a UFRGS?

Os alunos e ex-alunos da instituição estão prontos para tirar suas dúvidas. Acessar Perguntas e Respostas

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp quando chegarem novas vagas do seu interesse.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Encontre seu curso

1
Busque informações sobre bolsas de estudo, faculdades, cursos e preços.
Você pode informar a sua localização e a gente mostra quais vagas estão mais próximas a você.

Garanta sua bolsa de estudo

2
Pague a pré-matrícula e estude com o menor preço até o fim do curso.
Você pode pagar no boleto ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

Economize até se formar!

3
É só passar no processo seletivo da faculdade e concluir a matrícula.
Personagem Quero Bolsa

Localização e estrutura da UFRGS

A UFRGS tem cinco campi no Rio Grande do Sul: quatro localizados em Porto Alegre (Centro, Vale, Saúde e Olímpico) e um em Tramandaí, cidade a cerca de 120 km da capital gaúcha. A sede da instituição fica no Campus Centro, e é nele também que está instalada a biblioteca central, uma das 31 bibliotecas que a universidade possui, totalizando um acervo com mais de 750 mil exemplares. Além das dezenas de laboratórios de informática e laboratórios específicos para os cursos, a UFRGS tem mais de 20 empresas juniores, atreladas a diferentes cursos, e sete restaurantes universitários.

Veja os endereços das unidades:
Escolha um campus

Curiosidades e outras informações da UFRGS

A origem da UFRGS está ligada à Escola de Farmácia e Química e à Escola de Engenharia. Ambas foram fundadas ainda no final do século 19 e foram os primeiros departamentos do conjunto de instituições que mais tarde seriam integradas para a criação da então Universidade de Porto Alegre, em 1934. A UFRGS seria federalizada no ano de 1950.

Notas de corte da UFRGS

Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFRGS? Vejas as notas necessárias para entrar na UFRGS pelo Sisu.

Programa
Menor nota de corte
Maior nota de corte

Maior nota de corte

790

Medicina