Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Website
Nota do MEC: 5 de 5
NotaNotaNotaNotaNota
Tamanho: mais de 10.000 alunos
TamanhoTamanhoTamanho
Concorrência: mais de 3 alunos/vaga
ConcorrênciaConcorrênciaConcorrência
Preço: Gratuita

Sobre a UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma instituição de ensino superior pública, ligada ao governo Federal. Credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 1934, tem sede na cidade de Porto Alegre.

Ela oferece cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas.

Quais são os diferenciais da UFRGS?

Com mais de 80 anos de tradição, a UFRGS foi apontada como a quinta melhor universidade brasileira segundo o ranking internacional Times Higher Education de 2019. A aposta na internacionalização, na manutenção de um corpo docente qualificado e na aproximação com as empresas estão entre os destaques da instituição.

Entre os diferenciais da UFRGS, estão:
  • Alta qualificação da equipe de professores, com mais de 92% deles com titulação de doutorado;

  • TUAUFRGS: portal online de apoio aos alunos que traz acesso a todos os serviços prestados pela instituição;

  • Campus Internacional: plataforma de integração com outras universidades do mundo, facilitando intercâmbios acadêmicos;

  • Zenit: parque tecnológico que incentiva o empreendedorismo na universidade, levando novas ideias ao setor produtivo.

Avaliação dos alunos da UFRGS

A UFRGS já matriculou muitos alunos e formou diversos profissionais para o mercado de trabalho. E ninguém melhor que os próprios estudantes para falar como a faculdade é na prática!

Thiane Mello Imagem de perfil: Thiane Mello Estuda Direito
3.0
1.0
Empregabilidade
3.0
Estrutura
3.0
Professores
5.0
Localização
Pontos positivos
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mais especificamente o campus centro, possuí como pontos positivos a localização, pois existem inúmeras linhas de ônibus que passam por lá; o restaurante universitário tem um preço excelente, no valor de 1,30, sendo gratuíto para os alunos com renda baixa e a comida no geral é boa, havendo até mesmo opção vegetariana. Quanto ao curso de direito, existe a opção de fazer parte do SAJU, que são grupos de acessória jurídica gratuíta, os quais atuam em diversos campos (violência doméstica, drogas, menores em.conflito com a lei...), onde, com supervisão, os alunos colocam em pratica aquilo que estão aprendendo em sala de aula, bem como existem diversos grupos de estudos com professores muitos bons e possibilidade de se aprofundar na área de pesquisa. Existem sim professores excelentes, portanto não são a maioria, no entanto, todo final de semestre a faculdade disponibilza um espaço no portal do aluno para que possamos avaliar os professores. Por fim, a UFRGS é uma universidade muito reconhecida, possuindo certo "status", o que ajuda muito na hora de conseguir estágios.
Pontos negativos
A UFRGS deixa muito a desejar quanto a sua estrutura, primeiramente não há muitos espaços comuns e áreas abertas para os estudantes, em segundo lugar muitas salas não possuem ar condicionado e em muitos banheiros faltam sabonete e papel higiênico. Quanto ao ensino, há muitos professores ruins com péssima metodologia de ensino e há cadeiras desnecessárias, como por exemplo no curso de direito, principalmente nos semestres iniciais que tem muitas cadeiras teóricas.
Victor Spadetto Imagem de perfil: Victor Spadetto Estuda Arquitetura e Urbanismo
4.0
4.0
Empregabilidade
3.0
Estrutura
5.0
Professores
4.0
Localização
Pontos positivos
O mais positivo são os professores bem qualificados com ótimas formações e especializações. A faculdade te impulsiona para frente, te puxa, você aprende muito mais do que em outras universidades. Também possui equipamentos específicos que outras universidades não possuem, tais como: impressoras 3d e cortadoras a laser para confecção de maquetes. A Universidade fomenta diversas pesquisas e também nos proporciona uma vasta biblioteca com diversos livros sobre arquitetura e urbanismo.
Pontos negativos
O mais negativo sobre a universidade é a evidente falta de investimento. Por ser uma universidade federal, o governo deveria investir mais. A estrutura que a faculdade fornece precisa de reformas, tem salas de aula com ar condicionado estragado, banheiros e elevadores vivem estragando, salas de aula com colunas no meio, deteriorização do exterior e interior do prédio. Alguns serviços necessários são muito demorados e burocráticos, como exemplo: bolsas e estágios.

Está com dúvidas sobre a UFRGS?

Os alunos e ex-alunos da instituição estão prontos para tirar suas dúvidas. Acessar Perguntas e Respostas
Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil
Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade
É só preencher seus dados

Quais os campi da UFRGS e como é sua estrutura?

A UFRGS tem cinco campi no Rio Grande do Sul: quatro localizados em Porto Alegre (Centro, Vale, Saúde e Olímpico) e um em Tramandaí, cidade a cerca de 120 km da capital gaúcha. A sede da instituição fica no Campus Centro, e é nele também que está instalada a biblioteca central, uma das 31 bibliotecas que a universidade possui, totalizando um acervo com mais de 750 mil exemplares. Além das dezenas de laboratórios de informática e laboratórios específicos para os cursos, a UFRGS tem mais de 20 empresas juniores, atreladas a diferentes cursos, e sete restaurantes universitários.

Veja os endereços das unidades:

Saiba mais sobre a UFRGS

A origem da UFRGS está ligada à Escola de Farmácia e Química e à Escola de Engenharia. Ambas foram fundadas ainda no final do século 19 e foram os primeiros departamentos do conjunto de instituições que mais tarde seriam integradas para a criação da então Universidade de Porto Alegre, em 1934. A UFRGS seria federalizada no ano de 1950.

Quais as notas de corte da UFRGS?

Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFRGS? Vejas as notas necessárias para entrar na UFRGS pelo Sisu.

Programa
Menor nota de corte
Maior nota de corte

Maior nota de corte

774

Medicina