Comunicação Social na Unopar
- 10 meses
- 43 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 89,24
Muito boa
(1)
Como é o curso de Comunicação Social na Unopar?
A Comunicação Social é a área da Ciência Social que estuda os fenômenos que ocorrem entre a sociedade e os meios de comunicação de massa. Ela se concentra na produção, distribuição e consumo de mídia, o que inclui diferentes formas de comunicação, como jornalismo, publicidade, marketing, entre outras.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: em média, 4 anos
Como é a faculdade Unopar
Avaliação dos Alunos
Muito boa
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 694.000 alunos matriculados
- mais de 610 docentes
- 85 cursos de graduação e 676 de pós-graduação
- 1359 unidades
Dúvidas mais frequentes
Na Unopar, o aluno é acompanhado por uma metodologia que preza pelo desenvolvimento humano, social e intelectual contínuo, apoiando-se em uma abordagem educacional contextual. Para isso, a instituição oferece um sistema de apoio personalizado, assegurando que cada aluno receba a atenção necessária em cada fase de sua formação acadêmica. Além disso, a Unopar destaca-se por sua experiência, com mais de 40 anos de tradição e ensino de qualidade, estando presente em 22 estados com mais de 370 unidades.
O portfólio da Unopar inclui mais de 80 cursos nas áreas de graduação, pós-graduação e extensão, contando com cerca de 15 mil profissionais entre especialistas, mestres e doutores. A instituição utiliza um sistema de ensino dinâmico e interativo que prepara os alunos para o mercado de trabalho por meio de casos reais.
De forma complementar, a universidade utiliza um sistema de avaliação continuada, que valoriza o esforço e o desempenho dos alunos em atividades ao longo do semestre. Por fim, a Unopar possui uma infraestrutura robusta com bibliotecas físicas e virtuais que facilitam o acesso ao conhecimento e são equipadas com recursos tecnológicos e mecanismos de acessibilidade.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Comunicação Social possui seus conteúdos curriculares divididos em Conteúdos Básicos, relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à da habilitação escolhida, e Conteúdos Específicos, que são definidos livremente pelas instituições de ensino de acordo com o objetivo e perfil traçados aos egressos.
O núcleo de Conteúdos Básicos envolve tanto conhecimentos teóricos como práticos, reflexões e aplicações relacionadas ao campo da Comunicação e à habilitação específica. Esses conhecimentos são categorizados nos seguintes tópicos:
Conteúdos teórico-conceituais;
Conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade;
Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas,
Conteúdos ético-políticos.
A formação pode ser realizada nas modalidades presencial ou a distância. O curso de Comunicação Social EaD, por exemplo, é formulado por meio de aulas on-line. Dessa forma, o aluno pode desenvolver seus estudos e acompanhar as lições de forma digital, por meio do ambiente virtual da instituição de ensino.
Também é válido ressaltar que o curso pode ser ofertado em grau de pós-graduação, sendo destinado aos estudantes que já dispõem de uma graduação inicial em áreas da comunicação. Nesse caso, a formação em Comunicação Social é disposta em nível de especialização, mestrado e doutorado.
Em uma pós em Comunicação Social, o estudante aprofunda seus conhecimentos da área em um período curto, por meio de lições objetivas que englobam as diferentes manifestações comunicacionais.
A Comunicação Social é a área da Ciência Social que estuda os fenômenos que ocorrem entre a sociedade e os meios de comunicação de massa. Ela se concentra na produção, distribuição e consumo de mídia, o que inclui diferentes formas de comunicação, como jornalismo, publicidade, marketing, entre outras.
A faculdade de Comunicação Social forma profissionais especializados para trabalhar com comunicação de massa e corporativa. O campo abrange diferentes habilitações, sendo disponibilizado em nível de bacharelado ou tecnológico.
O curso é composto por disciplinas que estudam as teorias da comunicação, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, além da mídia. Os alunos aprendem sobre a produção, distribuição e análise de conteúdo em diversos meios, como televisão, rádio, internet e mídias impressas.
Além disso, o programa enfatiza práticas de pesquisa, redação, edição e design gráfico, preparando os estudantes para criar e gerenciar conteúdo eficazmente. Há, também, além do conteúdo teórico, um componente prático, que inclui a realização de projetos, estágios supervisionados e trabalhos em laboratórios de mídia.
As habilitações em Comunicação Social englobam a Editoração, Publicidade e Propaganda, Radialismo ou Rádio e TV, Audiovisual, Midialogia, Educomunicação e outros. Também é possível encontrar os cursos de Jornalismo e Relações Públicas disponíveis como formações específicas, o que também pode ocorrer com outras habilitações.
No mercado de trabalho, o comunicador social atua em meios de comunicação de massa, em editoras de revistas, sites e portais de conteúdo e nos diversos tipos de mídia, além de poderem atuar na comunicação corporativa, em organizações privadas, públicas ou do terceiro setor.
Qual é o conceito de Comunicação Social?
O conceito de Comunicação Social refere-se ao estudo e à prática da comunicação humana em sociedade. Envolve a transmissão de mensagens, ideias e informações entre indivíduos, grupos e instituições através de uma variedade de canais e meios de comunicação, como mídia impressa, rádio, televisão, internet e redes sociais.
A Comunicação Social engloba diversas áreas, como jornalismo, publicidade, relações públicas, comunicação organizacional, entre outras. Seu objetivo é entender como as mensagens são criadas, transmitidas, recebidas e interpretadas, além de analisar o impacto dessas mensagens na sociedade e nas relações humanas.
Essa disciplina também estuda os processos de comunicação em diferentes contextos culturais, políticos, econômicos e tecnológicos, buscando compreender as dinâmicas de interação e influência comunicativa em uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada.
Veja também: Tudo sobre o curso de Comunicação e Marketing no site da Quero Bolsa.