Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Agente de Combate às Endemias: tudo sobre a profissão

Aquele que auxilia no combate às endemias, em seu município. O profissional lida com a prevenção de doenças variadas, conscientizando a população sobre os temas e formas de combate.
agente de combate às endemias

Sobre a profissão

O agente de combate às endemias, também denominado de ACE, é o profissional responsável por orientar a população nas questões referentes às doenças de zoonoses (transmitidas por animais e insetos). Para isso, o profissional realiza visitas às residências de sua comunidade, verificando a presença de ambientes propícios para a proliferação de determinada endemia e conscientizando os moradores para a prevenção de agraves.


Como exemplo prático de endemia, é possível destacar a dengue. A doença é ocasionada pela proliferação de uma espécie específica de mosquito, que pode se alastrar com a presença de água parada. Tendo em vista o cenário apresentado, é da função do agente de combate às endemias prevenir a contaminação de sua comunidade, realizando visitas, atuando em projetos de conscientização, localizando possíveis epicentros de proliferação, entre outras atribuições que se referem ao combate da doença.


A zoonose mencionada é apenas uma das muitas possibilidades. Dentro de cada cenário específico, o ACE deverá auxiliar na coordenação de ações que contribuam para a extinção das endemias, o que envolve desde a vacinação de animais, até o controle de pragas.

A atuação do agente de combate às endemias é regulamentada pela Lei N°11.350. De acordo com o estatuto, é da responsabilidade do ACE o desenvolvimento de atividades como:

  • Realização de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde;
  • Realização de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de atenção básica;
  • Identificação de casos suspeitos de doenças e agravos à saúde e encaminhamento, quando indicado, para a unidade de saúde de referência, assim como comunicação do fato à autoridade sanitária responsável;
  • Divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas;
  • Realização de ações de campo para pesquisa e coleta de reservatórios de doenças;
  • Cadastramento e atualização da base para planejamento e definição de estratégias de prevenção e controle de doenças;
  • Execução de ações de prevenção e controle de doenças, com a utilização de medidas de controle químico e biológico, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores;
  • Execução de ações de campo em projetos que visem a avaliar novas metodologias de intervenção para prevenção e controle de doenças;
  • Registrar as informações referentes às atividades executadas, de acordo com as normas do SUS;
  • Identificar e cadastrar as situações que interfiram no curso das doenças ou que tenham importância epidemiológica relacionada principalmente aos fatores ambientais;
  • Mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores.

O profissional pode ainda, por meio da supervisão de um especialista qualificado, coletar amostras e encaminhar aos laboratórios para análise, além de auxiliar na necropsia de animais em situações específicas.

O agente de combate às endemias atua em seu município, em centros disponibilizados pela prefeitura. Entretanto, é válido mencionar que, na maioria das ocasiões, as atividades desenvolvidas pelo ACE acontecem de forma externa. O profissional realiza visitas diárias nas residências de sua região, fiscaliza pontos específicos, coleta vetores, entre outras possibilidades relacionadas à sua função.

De acordo com os dados da plataforma Glassdoor, o salário do agente de combate às endemias é de, em média, R$ 1.746,00. O levantamento leva em conta a remuneração do profissional em 92 municípios.

Por que ser um Agente de Combate às Endemias?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Agente de Combate às Endemias?

    Para ingressar na carreira de agente de combate às endemias, o profissional deve ser aprovado em um concurso público da área. As provas, em questão, podem conter questões de nível médio ou fundamental, o que varia de acordo com cada banca examinadora. Além disso, após aprovação no processo seletivo, o profissional deve realizar um curso preparatório da área, que abordará as atividades que serão desenvolvidas, bem como as principais endemias e formas de combate.

    Embora uma formação de nível técnico ou superior não seja um requisito obrigatório, o profissional que deseja ingressar na carreira pode optar pela realização de um curso que aborde as principais questões referentes à saúde e controle de endemias. Entre as possibilidades, é possível mencionar a formação técnica em agente de combate às endemias. Já em nível superior, o estudante tem, como alternativa, a faculdade de Biologia.

    Se você deseja ingressar na graduação em Biologia, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, é possível encontrar descontos de até 80% para o curso. Confira as principais ofertas em sua região.

    Qual curso fazer para ser Agente de Combate às Endemias?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.