Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Analista de inteligência artificial: tudo sobre a profissão

Aquele que atua no desenvolvimento de inteligências artificiais. O profissional pode trabalhar em empresas de diferentes setores que demandam a utilização das ferramentas da inteligência artificial.
analista de inteligência artificial

Sobre a profissão

Com a evolução tecnológica, a automatização de processos anteriormente manuais está cada vez mais presente nos sistemas de empresas e organizações. Se outrora os funcionários eram os responsáveis por responder mensagens, encaminhar os seus clientes, auxiliar em dúvidas, hoje, com a presença da inteligência artificial, os protagonistas de tais procedimentos são as máquinas previamente programadas.


O cenário destacado representa apenas uma das muitas possibilidades. A inteligência artificial pode ser utilizada para formular imagens, textos, áudios, entre outras funções que podem facilitar a vida dos usuários e clientes. Justamente por esse motivo, diversas organizações tem adotado tais sistemas para simplificar os processos e diminuir os gastos envolvidos.


Em suma, a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para múltiplas finalidades. Entretanto, programar os sistemas envolvidos não é uma tarefa simples, o que demanda a presença de profissionais especializados na manutenção, desenvolvimento e implementação da tecnologia. Tal profissional é denominado de analista de inteligência artificial.


Por se tratar de uma área em processo de consolidação, tendo em vista a recente propagação da prática, a profissão vem se adaptando ao decorrer dos anos. Basicamente, os critérios e competências envolvidas no setor variam de acordo com os requisitos de cada empresa. É possível afirmar que o analista de inteligência artificial é o responsável por auxiliar no desenvolvimento de novos sistemas de inteligência artificial, programando recursos que atendam as demandas da organização em questão.


Se uma empresa demanda a utilização da inteligência artificial para auxiliar os clientes, por exemplo, o profissional irá, juntamente com sua equipe, programar um sistema eficaz que analisa a dúvida redigida pelo cliente e forneçe uma resposta válida, o que já é amplamente utilizado por diversas instituições.

O analista de inteligência artificial atua nos processos de programação dos sistemas de inteligência artificial. Assim como já mencionado, as possibilidades da utilização de tais sistemas são vastas. O profissional pode desenvolver programas que serão utilizados no site da empresa em questão, ou, até mesmo, criar sistemas que agilizem os processos internos da instituição.

A inteligência artificial pode ser utilizada para inúmeras finalidades. Desde a obtenção de dados dos usuários, atendimento aos clientes, produção textual, criação de imagens e sons, entre diversas outras funções. Por esse motivo, cabe ao profissional atuar com base na demanda prévia da instituição contratante.

A presença do analista de inteligência artificial é demandada em empresas de diferentes setores que disponibilizam produtos, ofertas ou serviços de forma online. O profissional pode atuar em instituições que utilizam a inteligência artificial em diferentes etapas de seus projetos, ou, então, que desejam integrar os sistemas em seus processos.

De acordo com os dados da plataforma Glassdoor, o salário do analista de inteligência artificial é de, em média, R$ 3.786,00. Saiba, porém, que, devido ao processo contínuo de consolidação do setor, os valores podem variar de acordo com a empresa contratante.

Por que ser um Analista de inteligência artificial?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Analista de inteligência artificial?

    Assim como mencionado anteriormente, o setor da inteligência artificial vem se moldando com o decorrer dos anos. Por esse motivo, ainda não há critérios estreitamente firmados para a contratação de profissionais do setor. Basicamente, o especialista que possua o interesse de ingressar na área deve contar com competências de programação e desenvolvimento de sistemas, o que pode ser obtido por meio de diferentes formações de nível superior.

    Além da graduação inicial, o profissional também pode optar pela realização de uma pós-graduação que apresente os conceitos fundamentais da inteligência artificial. As possibilidades são vastas e englobam diferentes metodologias de ensino, variando de acordo com cada instituição.

    De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, cerca de 170 instituições de ensino superior disponibilizam a especialização em temáticas da inteligência artificial. As nomenclaturas mais comuns envolvem:

    Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, você encontra bolsas de estudo com descontos de até 80% para as formações da área da tecnologia, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo. Acesse o site e veja as melhores ofertas em sua região.

    Você também pode encontrar, no site da Quero Bolsa, ofertas de pós-graduação em Inteligência Artificial. Confira as melhores bolsas para o curso, no site.

    Qual curso fazer para ser Analista de inteligência artificial?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?