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Atendente: tudo sobre a profissão

O responsável por atender os clientes de um estabelecimento. O profissional deve possuir habilidades de comunicação e facilidade para trabalhar com o público.
atendente

Sobre a profissão

O atendente é o profissional responsável por fornecer serviços de atendimento ao cliente. Ele pode atuar em diversos ambientes, como lojas, farmácias, supermercados, bancos, restaurantes, entre outras possibilidades. Em cada cenário específico, o colaborador poderá executar diferentes atribuições, porém, em suma, é da sua responsabilidade auxiliar os clientes, fornecendo um atendimento de qualidade.


Suas principais funções incluem acolher bem os clientes, orientá-los sobre os produtos e serviços oferecidos, resolver problemas, esclarecer dúvidas, prestar informações, realizar vendas, emitir notas fiscais, organizar o ambiente de trabalho e efetuar o fechamento do caixa.


Para atuar na área, o profissional deve ser organizado, ter bom relacionamento interpessoal, boa comunicação verbal e escrita, boa capacidade de resolução de problemas e conhecimento sobre a área em que trabalha.

O atendente é o profissional responsável por atender e orientar os clientes em diversos estabelecimentos, como lojas, restaurantes, bancos e supermercados. Suas principais funções incluem:


  • Vender mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista;
  • Auxiliar os clientes na escolha;
  • Registrar entrada e saída de mercadorias;
  • Promover a venda de mercadorias, demonstrando seu funcionamento, oferecendo-as para degustação ou distribuindo amostras;
  • Informar sobre suas qualidades e vantagens de aquisição;
  • Expor mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas, com etiquetas de preço;
  • Prestar serviços aos clientes, tais como troca de mercadorias, abastecimento de veículos e outros serviços correlatos;
  • Fazer o inventário de mercadorias para reposição;
  • Elaborar relatórios de vendas, promoções, de demonstrações e de pesquisa de preços.

Um atendente pode trabalhar em uma variedade de locais, incluindo bancos, lojas, restaurantes, farmácias e hotéis. Eles são responsáveis por ajudar os clientes com perguntas e solicitações, processar pagamentos, fazer ligações, verificar identificações e lidar com documentação. O profissional também pode estar envolvido em tarefas de limpeza, organização e recepção de encomendas.

Tendo em vista as atribuições já destacadas, é fundamental que o atendente conte com habilidades de comunicação e capacidade de trabalhar com pessoas de diferentes temperamentos. Como diferencial, o profissional pode apresentar habilidades básicas em informática.


De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do atendente de farmácia é de, em média, R$ 1.456,29.

Como se tornar um Atendente?

A carreira de atendente pode ser gratificante para aqueles que gostam de trabalhar com o público. Embora não seja necessário um diploma universitário para ingressar na área, algumas habilidades básicas são fundamentais para ter sucesso nessa função.

O primeiro passo para se tornar um atendente é obter experiência. Muitas empresas exigem que os candidatos tenham experiências anteriores em atendimento ao cliente. Você pode obter a prática trabalhando em um escritório, em um restaurante, em uma loja de varejo ou até mesmo em um call center.

Além de ter experiência, você também deve adquirir as habilidades necessárias para se tornar um atendente bem-sucedido. Você deve ser capaz de se comunicar eficazmente com os clientes, lidar com todos os tipos de clientes, gerenciar seu tempo, ter conhecimento de produtos e serviços e saber trabalhar sob pressão.

Também é importante ter conhecimento sobre as leis e regulamentos que regem o seu ramo de atividade. Por exemplo, se você trabalha em um restaurante, deve estar familiarizado com as leis de alimentos e bebidas.

A melhor maneira de ingressar na área é aprimorando suas habilidades. Se você não tem experiência anterior em atendimento ao cliente, adquira a prática trabalhando em outras posições que exigem habilidades de comunicação e conhecimento de produtos. Além disso, procure cursos de treinamento e certificações para melhorar suas habilidades.

No site da Quero Bolsa, é possível encontrar formações de nível livre e superior que contribuem para o desenvolvimento das competências de comunicação e atendimento ao cliente. Caso seja o seu objetivo aprimorar suas habilidades, veja, no site, descontos de até 80% para a faculdade de Administração.

Veja também: Todas as informações sobre o curso de Atendente de Farmácia no site da Quero Bolsa.

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