Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Conferente: tudo sobre a profissão

Aquele que atua com ambientes de almoxarifado, além da garantia da entrada e saída de produtos. . O profissional deverá certificar a quantidade de mercadorias da empresa.
conferente

Sobre a profissão

O processo logístico é fundamental para que um produto possa ser plenamente organizado e estocado para o posterior uso em lojas, mercados e grandes empresas. Nesse contexto, manter a estrutura e controlar a saída e entrada das mercadorias é essencial. Para que o este processo ocorra, tais funções são atribuídas a um profissional, o conferente.


O conferente atua em ambientes de almoxarifado, exercendo atividades ligadas à verificação e garantia da entrada e saída de produtos. Além disso, o profissional é o responsável por certificar a quantidade correta das mercadorias presentes, bem como verificar possíveis danos e a data de validade das mesmas.


Para executar as atribuições descritas, o profissional emite, após o termino de sua análise, relatórios detalhados com as quantidades das mercadorias presentes, condições de recepção, datas, entre outros fatores relacionados.


Veja também: Quanto ganha um Conferente?

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o conferente exerce atividades de:

  • Apontar a produção e controlar a frequência de mão-de-obra;
  • Acompanhar atividades de produção;
  • Conferir cargas e verificar documentação;
  • Preencher relatórios, guias, boletins, plano de carga e recibos;
  • Controlar a movimentação de carga e descarga nos portos, terminais portuários e embarcações;
  • Liderar equipes de trabalho.

Para realizar as tarefas descritas, o conferente pode liderar uma equipe de cooperadores que o auxiliem na realização das atividades. Além disso, o profissional da área também pode atuar de forma individual.

O conferente atua em armazéns, garantindo a plena organização e distribuição do ambiente de almoxarifado. Nesse sentido, existem diferentes setores do mercado de trabalho que demandam a presença deste profissional, como:

  • Fábricas
  • Mercados
  • Comércios
  • Escritórios
  • Depósitos
  • Empresas de logística e transporte
  • Indústrias

Nestes ambientes, o profissional pode atuar na carga e descarga de produtos, garantindo a quantidade, bem como a qualidade, correta das mercadorias para o transporte e outras finalidades.

Embora suas atribuições se assemelhem em relação a outras funções, como o almoxarife e o profissional de logística, o conferente se difere pontualmente dos demais colaboradores de área. Como exemplo, o almoxarife preza pela organização do ambiente, enquanto o conferente deve garantir a qualidade e quantidade correta das mercadorias.

De acordo com a plataforma Glassdoor, o salário do conferente é de, em média, R$ 1.800,00. Saiba, entretanto, que os valores podem ultrapassar os R$ 2.000,00, variando de acordo com as experiências e incumbências demandadas no cargo em questão.

Por que ser um Conferente?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Conferente?

    Para atuar como conferente, o profissional deve possuir, minimamente, o ensino médio completo. Neste contexto, um curso de nível superior não é um requisito obrigatório para a atuação na área. Ainda assim, uma formação em nível de graduação, técnico ou tecnólogo pode ser um diferencial.

    Por conta disso, se você deseja se distinguir em relação aos demais profissionais, pode optar por cursos como: Administração, Logística, Comércio Exterior, Operador de Produção e Gestão de Produção.

    Os cursos em destaque acima, auxiliam o profissional no desenvolvimento das competências necessárias para a atuação em ambientes de distribuição, organização, comércio e produção. Saiba, entretanto, que as formações listadas possuem diferenças em grau de ensino e, consequentemente, duração.

    Como exemplo, a formação em Administração é ofertada em nível de bacharelado, possuindo duração de 4 anos. Já o curso de Gestão de Produção pode ser encontrado em nível tecnólogo, contando com uma duração inferior, se comparado ao bacharelado, de 2 anos.

    Se você deseja conferir mais informações sobre os cursos em destaque e optar pela formação ideal, acesse o site da Quero Bolsa e encontre bolsas de estudo com descontos de até 80%, além de um guia completo de cursos e profissões.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?