Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Engenheiro industrial: tudo sobre a profissão

Aquele que administra e otimiza o fluxo de produção. A atuação deste profissional é importante para fábricas e indústrias. O mercado está aquecido e o salário é um dos maiores para a área
engenheiro industrial

Sobre a profissão

O engenheiro industrial é responsável por administrar e otimizar o fluxo de produção em empresas e indústrias. Por conta disso, o profissional está presente em todas as etapas do processo produtivo, de modo a implementar a infraestrutura necessária para a fabricação de produtos variados.

Devido a sua função, a rotina de trabalho do profissional também conta com atividades ligadas à área administrativa, envolvendo ações relacionadas à economia, computação e matemática.

Além disso, o profissional formado em Engenharia Industrial busca as melhores alternativas de custo e benefício, otimizando a produção ao máximo.


O profissional poderá realizar uma pós-graduação em Engenharia Industrial com as oportunidades na Quero Bolsa. Não deixe de conferir!

Planejar, otimizar e controlar as etapas dos processos de produção fazem parte do dia a dia do engenheiro industrial. O profissional acompanha de perto as mais variadas etapas do processo produtivo, implementado a infraestrutura necessária para otimizar todo o processo de fabricação.

A presença desse profissional é indispensável para aprimorar o desempenho produtivo em indústrias, de forma que os gastos e o tempo para a produção sejam otimizados.

Caso você tenha dúvidas sobre a profissão de engenheiro ser a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.

O mercado de trabalho para a profissão envolve as áreas de produção e finanças em indústrias, organizações públicas, controle de qualidade em empresas, entre outras possibilidades que envolvem o fluxo de trabalho do profissional.


O engenheiro industrial também é responsável por identificar, e solucionar problemas presentes em processos produtivos por meio de avaliações técnicas, estabelecendo ações de correção e aprimoramento.


Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um gestor de produção industrial.


Veja também: Quanto ganha um Engenheiro de Manutenção? Confira na página de salários da Quero Bolsa!

Por que ser um Engenheiro industrial?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Engenheiro industrial?

    Para atuar na área, o profissional deve possuir formação completa no curso de Engenharia Industrial. A faculdade também pode ser encontrada com o nome de Engenharia Industrial Mecânica.

    Outra alternativa disponível para atuar na área é por meio da pós-graduação em Engenharia Industrial que deve ser realizada após o término do curso de engenharia.

    A duração do curso de Engenharia Industrial varia de acordo com a modalidade de oferta. Em uma pós-graduação, por exemplo, o curso pode ser encontrado com duração média de 6 meses a 2 anos. Já em uma graduação, a faculdade de Engenharia Industrial pode se estender de 4 a 5 anos.

    Além disso, para exercer a função, o engenheiro deve possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

    Se você gostaria de se profissionalizar na área industrial e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em cursos relacionados, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?