Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Museólogo: tudo sobre a profissão

Profissional com habilitação ao planejamento de ações culturais visando a promoção de acervos. . O museólogo pode atuar nas diversas etapas de trabalho para museus e arquivos. Afinal, o profissional está apto a documentar, arquivar e conservar obras, além de realizar aquisições de novas peças e a administração das peças arquivadas. 
museólogo

Sobre a profissão

O museólogo é o profissional capacitado para organizar e fazer a gestão da documentação de arquivos. Os arquivos podem ser propriedade de instituições, órgãos públicos, privados ou arquivos pessoais. O profissional poderá encabeçar projetos para museus e exposições, além de coordenar acervos museológicos. Em adição ao mencionado, o museólogo pode criar ações educativas e executar atividades administrativas em centros culturais. Por fim, o museólogo pode atuar na criação e implantação de centros e exposições culturais em determinada localidade.


O trabalho do museólogo envolve a classificação, conservação e exposição de peças de relevância histórica, artística, cultural e científica. Hoje em dia, as atividades dessa profissional podem abranger desde a organização de acervos até a restauração, concepção da apresentação, documentação e gestão do museu.

De acordo com a página de profissões, o profissional tem como missão transmitir e divulgar conhecimento, além de desenvolver ações culturais sobre acervos. Outra forma de compreender a atuação do museólogo é ter ciência que as funções deste profissional estão vinculadas com a sociedade e questões patrimoniais em sua atuação.


De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do museólogo é de, em média, R$ 3.214,41.


Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

No mercado de trabalho, o museólogo pode atuar em museus, universidades, centros culturais e sítios arqueológicos. A maior demanda ainda vem da área de preservação de obras e documentação, entretanto, o profissional pode desempenhar funções em setores educacionais desta área de atuação. Vale destacar que você encontra possibilidades de formação em graduação e pós-graduação na área de Museologia.

Portanto, se você quer se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Museologia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

Sobre os conselhos profissionais de classe, o Conselho Federal de Museologia – COFEM e os Conselhos Regionais de Museologia – COREMs constituem autarquia federal com objetivo de regulamentar e normatizar ações da área de atuação, expedir o registro profissional e a fiscalização do exercício da profissão e outras atividades competentes. O museólogo deve realizar seu registro profissional no COREM de sua unidade federativa de atuação.

Por que ser um Museólogo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Museólogo?

    Integrante da área de Ciências Sociais Aplicadas, o curso de Museologia tem duração média de quatro anos e a grade curricular pode incluir disciplinas das Ciências Humanas. Além disso, a formação em Museologia demanda estágio obrigatório ao estudante.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.