Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Neuropsicólogo: tudo sobre a profissão

Aquele que alia psicologia e neurologia no tratamento de pacientes. Profissional pode atuar na análise de como as estruturas cerebrais afetam funções cognitivas
neuropsicólogo

Sobre a profissão

O neuropsicólogo é o profissional especialista em Neuropsicologia, uma subárea da Psicologia dedicada ao estudo e compreensão do impacto do cérebro nas funções cognitivas, que incluem memória, atenção, capacidade de julgamento, raciocínio, emoções e comportamento.


O profissional especializado na área, concilia os conceitos psicológicos à Medicina. Desse modo, seu trabalho é investigar, analisar e tratar pacientes com problemas relacionados à interação entre cérebro e funções cognitivas.


Em outras palavras, esse profissional é responsável por desenvolver relatórios que apoiam diagnósticos e auxiliar no tratamento de questões relacionadas à memória, ao comportamento, às emoções, ao raciocínio e à aprendizagem, entre outros.


A atuação do profissional é comum em casos de disfunções neuropsicológicas resultantes de traumas, doenças ou eventos específicos que afetaram diretamente as principais funções relacionadas, como a memória, fala, atenção, entre outras possibilidades.


Nesse sentido, é necessário que o profissional atue de forma multidisciplinar, envolvelvendo outros profissionais de Psiquiatria, Neurologia e Psicologia também, uma vez que o neuropsicólogo serve como ponte para a interação entre esses diferentes ramos da área da saúde diante de casos mais ou menos complexos.


Entretanto, vale salientar que existem diferenças entre o neuropsicólogo e os demais profissionais das áreas mencionadas. Confira, a seguir, os principais pontos de diferença.

Qual é a diferença entre o neurologista e o neuropsicólogo?

O principal ponto que diferencia o neuropsicólogo do neurologista é a especialização de ambos os profissionais. Enquanto o neurologista é formado em Medicina e especializado em neurociência, o neuropsicólogo é formado em Psicologia e especializado em Neuropsicologia.

Nesse sentido, o neurologista pode realizar procedimentos cirúrgicos, além de receitar medicamentos, atividades que não podem ser desempenhadas pelo neuropsicólogo.

Qual é a diferença entre o psicólogo e o neuropsicólogo

Embora o neuropsicólogo possua, como base, sua formação superior em Psicologia, sua atuação difere-se parcialmente em relação ao psicólogo. O neuropsicólogo atua diretamente em questões relacionadas ao comportamento cerebral e seus impactos no paciente. Já o psicólogo trata de questões gerais, o que inclui ansiedade, estresse, depressão, traumas, entre outras possibilidades.


Veja também: Todas as informações do curso de Neurociências no site da Quero Bolsa.

O trabalho do neuropsicólogo está fortemente vinculado à busca por profissionais que criem um plano de tratamento para pacientes que apresentem dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, necessidade de reabilitação física; casos em que se torne evidente que o problema está na relação entre questões cerebrais e as ações cognitivas.

Nesses casos, esse profissional realiza a avaliação neuropsicológica, investigação profunda a respeito de como se dão a memória, a linguagem e as funções executivas do paciente. A partir de uma série de etapas complexas, que envolvem entrevistas com o paciente e com os familiares, exames de imagem e laboratoriais de todos os tipos, bem como vários tipos de testes neuropsicológicos, o neuropsicólogo consegue elaborar um relatório que aponta os melhores caminhos para o tratamento do paciente. Com base nesses relatórios, o médico responsável pode, então, fechar um diagnóstico.

Entre os principais distúrbios tratados pelo neuropsicólogo, destacam-se as causas relacionadas à:

Assim como mencionado anteriormente, o profissional executa uma série de etapas, tendo o objetivo de diagnosticar e tratar o problema específico apresentado pelo paciente. As etapas mencionadas incluem os processos de observação, inquirição e testagem.

No processo de observação, o neuropsicólogo acompanha e analisa os comportamentos desempenhados pelo paciente, verificando possíveis alterações resultantes de problemas e disfunções. Já na etapa de inquirição, o especialista realiza entrevistas com a utilização de questionários, mapeando os diferentes aspectos apresentados pelo paciente.

Na última etapa de avaliação, o neuropsicólogo realiza testes específicos, tendo como objetivo verificar o quadro apresentado pelo paciente, podendo, posteriormente, desenvolver as técnicas de tratamento para o diagnostico final apresentado pelo especialista.

Como exemplo, o neuropsicólogo pode realizar os testes mencionados para verificar o nível de raciocínio presente em um estudante, conferindo se os resultados são os esperados tendo em vista sua escolaridade. Esse é apenas um exemplo dentre os variados casos possíveis que incluem as funções da fala, raciocínio, memória, atenção, entre outras possibilidades.

Veja também: Qual pós-graduação devo fazer? Descubra qual é a pós-graduação ideal para seu momento de carreira.

O neuropsicólogo pode trabalhar em hospitais, clínicas, instituições de saúde mental, clínicas de reabilitação, entre outros setores relacionados à saúde.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), disponibilizados no site Salário.com, entre os principais setores responsáveis pela contratação do neuropsicólogo, destacam-se:

  • Atividades de psicologia e psicanálise;
  • Atividades de atendimento hospitalar;
  • Atividades de fisioterapia;
  • Atividades de apoio à gestão de saúde;
  • Planos de saúde;
  • Atividades de centros de assistência psicossocial.


Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um psicólogo.


Quanto ganha um neuropsicólogo?

O salário médio de um neuropsicólogo no país é de R$ 3.231,11, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Confira a remuneração do profissional em alguns dos principais estados do país, segundo os dados do CAGED, disponibilizados no site Salário.com:

  • São Paulo (SP): 2.971,45
  • Pernambuco (PE): 2.329,25
  • Rio Grande do Sul (RS): 1.861,48
  • Goiás (GO): 3.625,25
  • Santa Catarina (SC): 3.601,20


Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Neuropsicólogo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Neuropsicólogo?

    Além de graduar-se em Psicologia e obter o registro profissional regularizado, o neuropsicólogo deve especializar-se na área de Neuropsicologia dentro da graduação ou posteriormente, em uma pós-graduação, para então conseguir atuar na área.

    De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 400 instituições de ensino superior possuem ofertas para a especialização em Neuropsicologia. Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários presentes nessa lista:

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Neuropsicologia, não deixe de ver as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Qual curso fazer para ser Neuropsicólogo?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.