Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Perito trabalhista: tudo sobre a profissão

O profissional nomeado por tribunais para auxiliar na análise de provas e evidências que embasem a tomada de decisões judiciais em questões trabalhistas. Para atuar na área, o candidato deve possuir graduação e se registrar em tribunais
perito trabalhista

Sobre a profissão

O perito trabalhista é o profissional que contribui para a resolução de disputas ocupacionais. Seu objetivo é fornecer um parecer imparcial e fundamentado sobre os aspectos técnicos e legais envolvidos em casos de litígios entre empregadores e empregados.


Em sua atividade, o perito trabalhista realiza perícias em locais de trabalho, investigando questões que envolvem desde a saúde e segurança dos trabalhadores até o cumprimento de normas trabalhistas. Com base em sua expertise, ele avalia as condições laborais, analisa documentos, coleta evidências e emite laudos técnicos que podem ser usados como subsídios para a tomada de decisões judiciais


Além disso, o perito trabalhista também media conflitos laborais, agindo como intermediário entre as partes envolvidas.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Direito

A atuação do perito trabalhista é pautada pela imparcialidade e pela aplicação de conhecimentos técnicos e legais. Quando designado para um caso, o perito realiza investigações detalhadas, visitando o local de trabalho, coletando documentos relevantes e entrevistando testemunhas, sempre com o objetivo de reunir evidências sólidas. A partir desses dados, ele elabora laudos técnicos que apresentam suas conclusões de forma clara e fundamentada.


No processo de mediação, o perito trabalhista age como um intermediário, buscando soluções que atendam aos interesses das partes envolvidas.

 

Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

O perito trabalhista é convocado a atuar como perito em tribunais, onde fornece seu parecer técnico em casos de litígios trabalhistas. Além disso, os peritos trabalhistas também podem ser requisitados em arbitragens, negociações coletivas e processos de conciliação.


Além do sistema judiciário, peritos trabalhistas podem encontrar oportunidades em escritórios de advocacia especializados em direito do trabalho, empresas, órgãos governamentais, sindicatos e até mesmo como consultores independentes.

Como se tornar um Perito trabalhista?

Para se tornar um perito trabalhista, o profissional deve obter uma graduação em áreas pertinentes. Após completar o processo de formação, o candidato deve se cadastrar nos tribunais, para que esteja apto para nomeação em casos diversificados que envolvem o seu campo de atuação.

Entre as graduações mais optadas pelos profissionais da área, destaca-se: Direito, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia e, até mesmo, Medicina.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso Direito de em sua região.

Qual curso fazer para ser Perito trabalhista?

Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.