Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Programador de Internet: tudo sobre a profissão

Aquele que programa sistemas e páginas da web. O profissional da área deve dominar as principais linguagens de programação, como HTML e JavaScript.
programador de internet

Sobre a profissão

As etapas que envolvem a programação de sites e páginas da web demandam a presença de um profissional especializado, apto para acompanhar os processos de desenvolvimento nas redes. Tal especialista é denominado de programador de internet. É ele que desenvolve novos sites, disponibiliza as informações presentes nas páginas, agrupa os conteúdos e coordena as ações em websites.


Inicialmente, as informações dispostas nas páginas de web são descritas em formato de código, abrangendo as diferentes linguagens de programação. Cabe ao programador de internet utilizar as ferramentas e linguagens de desenvolvimento para formular seus projetos, seja para adicionar templates, imagens, guias, conteúdos, entre outras ferramentas presentes em sites.


Em relação às principais linguagens de programação utilizadas pelo especialista, destacam-se o HTML, CSS, JavaScript, SQL e ASP. É por meio de tais sistemas que o profissional insere as informações, utilizando códigos, e modela o site de acordo com a demanda em questão.


O profissional que atua com a programação de sistemas para a internet pode desempenhar suas atribuições dentro de duas diferentes esferas, front-end e back-end. Enquanto o segmento de front-end lida, especificamente, com a disposição de informações para o usuário, como o visual do site e a distribuição das ferramentas, a área de back-end é a responsável por assegurar o funcionamento do banco de dados e das informações não visuais, como o envio de dados e a programação que envolve as ações executadas por meio das ferramentas dispostas nas páginas.

O programador de internet atua no desenvolvimento de sistemas para páginas da web, seja para fins de atualização, produção de novos domínios, desenvolvimento de ferramentas, entre outras possibilidades relacionadas à internet.

Em seu dia a dia, o profissional coordena as ações de programação de sistemas e organização de dados e códigos em páginas da web, seja para finalidades de back-end ou front-end.

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o programador de internet desenvolve atividades de:

  • Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicosde navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas;
  • Projetar, implantar e realizar a manutenção de sistemas e aplicações;
  • Selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento;
  • Planejar etapas e ações de trabalho.

Assim como as outras carreiras ligadas à tecnologia, as oportunidades profissionais do programador web são variadas. A demanda para o setor está elevada, resultando na busca constante por especialistas habilitados.

O programador de internet pode atuar em empresas de diferentes segmentos que disponibilizam seus serviços por meio de websites, o que envolve desde lojas de varejo até instituições da área financeira. Além disso, o especialista também pode trabalhar de forma autônoma, prestando seus serviços, para organizações, em vínculo temporário.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), disponibilizados no site Salário.com, as principais áreas responsáveis pela contratação dos programadores de internet são:

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação;
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral;
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis;
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet;
  • Consultoria em tecnologia da informação;
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis;
  • Agências de publicidade;
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet.

Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um programador.

Por que ser um Programador de Internet?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Programador de Internet?

    Para se tornar programador de internet, o profissional deve dispor de conhecimentos assertivos de programação, o que engloba, majoritariamente, as linguagens de HTML, CSS e JavaScript. É fundamental que o especialista domine as lógicas que envolvem esses sistemas e esteja habilitado para formular os códigos de um site ou página da web.

    Para desenvolver as competências listadas, o profissional possui, como alternativa, o ingresso no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Durante a formação, o estudante desenvolve as principais competências relacionadas à programação, por meio de aulas teóricas e práticas que envolvem conceitos de matemática, estruturação de dados, programação de sistemas, disposição das linguagens e códigos, entre outras possibilidades.

    No site da Quero Bolsa, você pode encontrar descontos de até 80% para a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Acesse e encontre as melhores ofertas em sua região.

    Qual curso fazer para ser Programador de Internet?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?