Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Químico: tudo sobre a profissão

O químico é um profissional especializado nas ciências químicas, dedicado ao estudo da composição, transformações e propriedades da matéria.. Incluindo aspectos como densidade e acidez, desempenhando um papel fundamental em diversas áreas da ciência e da indústria.
químico

Sobre a profissão

O químico é o profissional responsável por analisar substâncias e compostos, as características físico-químicas e como esses reagem a variações de pressão e temperatura, dentre outros. Ele é muito requisitado em indústrias químicas para selecionar materiais, acompanhar processos, elaborar projetos de instalações, supervisionar produções e fazer controles de qualidade. Além disso, ele também pode lecionar, quando obtém o título em licenciatura, ou buscar especialidades, como a química ambiental, variando de acordo com o curso.

O que é química?

A química é a ciência que estuda a estrutura, as propriedades, as transformações e as interações da matéria em nível molecular e atômico, compreendendo os elementos, compostos e reações químicas. Ela busca compreender como as substâncias se comportam, reagem e se combinam, fornecendo conhecimentos essenciais para diversas áreas da ciência e tecnologia.

O dia a dia de trabalho de um químico é tomado por análises de compostos e substâncias. Geralmente, ele é responsável por verificar como esses compostos reagem nas mais diversas situações, tendo em vista aspectos como toxicidade e elasticidade. O profissional pode atuar tanto na área acadêmica, dando aulas para o ensino fundamental e o ensino médio, quanto na indústria, com o desenvolvimento de novos materiais e a aplicação de testes de qualidade em produtos. Um setor que ganha cada vez mais relevância para esse profissional é o da química ambiental, que está em alta devido a projetos de desenvolvimento sustentável e que exigem atenção das grandes e médias empresas que querem se adequar às políticas atuais de boas práticas e consumo. O químico trabalha nessas empresas buscando soluções para que o impacto ambiental produtivo seja o mais neutro possível.


Veja também: Tudo sobre o curso de Análises Clínicas no site da Quero Bolsa.

O químico pode atuar em indústrias, na gestão de qualidade, no controle de alimentos, com aprovação de materiais, com pesquisa em casos de polícia forense, além de instituições públicas ligadas a governos. 

Além disso, caso curse a licenciatura, o químico pode ministrar aulas em escolas e cursos técnicos. O campo de trabalho também é amplo dentro da pesquisa acadêmica nas universidades, com melhores oportunidades para quem realiza um mestrado e doutorado na área.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!

Por que ser um Químico?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Químico?

    Para se tornar um químico é preciso concluir um curso superior de Química. A nomenclatura do curso pode variar conforme as especificidades da grade curricular de cada instituição. O aluno pode se formar como bacharel, para atuar, por exemplo, em indústrias, ou obter a licenciatura e ser autorizado a dar aulas para o ensino técnico e médio. 

    A profissão de químico é regulamentada por lei, portanto é necessário obter um registro no Conselho Regional de Química (CRQ) para trabalhar na área. No geral, são considerados profissionais da química os bacharéis e técnicos em química e os engenheiros químicos.

    Há opções de cursos especializados, como química ambiental ou química petrolífera, que permitem ao químico uma atuação profissional especializada. As áreas são diversas. Outros exemplos são os setores de química tecnológica, de alimentos, forense, biotecnológica, de materiais, bioquímica e de biologia molecular.

    Veja também: Todas as informações sobre o curso de Química Industrial no site da Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?