logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Cursos Técnicos

Qual curso técnico fazer em 2023? Veja profissões em alta

por Isabella Baliana em 30/09/22 12 mil visualizações

Os cursos técnicos são a principal escolha de quem deseja se qualificar com maior rapidez e ingressar no mercado de trabalho em pouco tempo. Entretanto, para saber qual curso escolher, é preciso levar alguns fatores em conta, como o interesse e também a situação em que ele se encontra na indústria.

Encontre bolsas de estudo para cursos técnicos

Segundo pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais vão crescer nos próximos anos, conforme revelou o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, produzido pela instituição.


Leia mais: Curso técnico tem estágio?
 5 cursos técnicos da área da tecnologia que mais empregam

De acordo com o levantamento, somente a ocupação de técnico em mecânica veicular, por exemplo, representará 19,9% de aumento nas vagas disponíveis. Outras ocupações técnicas, como planejamento e controles logísticos, montador de sistemas e estruturas de aeronaves e técnico em eletromecânica correspondem a 17,3%, 15,5% e 14% do crescimento, respectivamente.

“O mundo vive a 4ª revolução industrial e o levantamento mostra que o Brasil, mesmo diante das dificuldades econômicas, está se inserindo aos poucos na Indústria 4.0”, afirmou o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, em entrevista ao portal da instituição.

6 cursos técnicos em alta para 2023

Todos estes dados revelam as mudanças tecnológicas nos processos de automação e na indústria no geral. Nos últimos anos, principalmente estas profissões passaram por transformações e hoje precisam de profissionais cada vez mais integrados com a tecnologia.

Assim, se você está em dúvida de qual curso técnico escolher no ano que vem, confira abaixo quais serão as formações em alta para 2023, de acordo com a pesquisa do Senai e saiba também onde encontrar curso técnico com bolsa de estudos:

Manutenção Automotiva

Segundo a pesquisa do Senai, uma das profissões em alta para o ano de 2023 será o técnico em mecânica veicular. Para ser formado nesta área, é necessário realizar o curso técnico de Manutenção Automotiva, que tem uma duração média de dois anos.

Este curso tem por objetivo capacitar profissionais para a manutenção e a inspeção de sistemas automotivos, ou seja, todos os sistemas responsáveis por fazer um automóvel se locomover e operar corretamente, além de participar do processo produtivo de veículos automotores, seguindo todas as normas ambientais, de qualidade, saúde e segurança. 

Veja também: Conheça as diferenças entre curso técnico e tecnólogo
10 profissões em alta para quem concluiu cursos técnicos

Logística

Outra profissão que já está crescendo muito e continuará em alta em 2023 é o planejamento, programação e controle logístico. Para atuar nesse ramo, o profissional deve realizar o curso técnico em Logística, que possui uma duração que pode variar entre 1 ano e meio a 2 anos. 

Neste curso, os estudantes aprendem a organizar e gerir todas as atividades relacionadas ao transporte, recebimento, armazenagem e distribuição de produtos. O profissional de logística também pode trabalhar na área de suprimentos, comprando mercadorias e as transportando até o ponto de consumo.

Manutenção de Aeronaves

Caso você queira trabalhar como montador de sistemas e estruturas de aeronaves, outra das ocupações em crescimento no próximo ano, é necessário realizar o curso técnico de Manutenção de Aeronaves. 

Este curso ensina os seus alunos a realizar a montagem e desmontagem de sistemas e instrumentos de aeronaves. Os profissionais também aprendem sobre todos os equipamentos elétricos e eletrônicos presentes em aeronaves, para diagnosticar possíveis problemas e saber executar a manutenção caso seja necessário.

Este curto técnico tem uma duração média de dois anos e algumas das disciplinas aprendidas são: conhecimentos básicos sobre aeronaves, segurança operacional, controle de corrosão em materiais aeronáuticos, gestão de pessoas, manuseio de solo, segurança e equipamentos de apoio. 


Eletromecânica

Para se tornar um técnico em eletromecânica, uma das ocupações em alta segundo a pesquisa do Senai, é preciso fazer um curso técnico nesta área. A formação normalmente possui 2 anos e prepara os alunos para projetar e montar sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos de máquinas e equipamentos.

Os profissionais desta área também executam e organizam atividades de projetos elétricos, eletrônica industrial e controle de máquinas, podendo trabalhar em diversos campos: indústrias com linhas de produção automatizadas, indústrias aeroespaciais ou automobilística e também em laboratórios de controle de qualidade.

Manutenção de Máquinas Industriais

O técnico mecânico na manutenção de máquinas, sistemas e instrumentos é uma das carreiras em alta para 2023. Para se formar nesta profissão, é preciso fazer o curso técnico em Manutenção de Máquinas Industriais, uma formação que geralmente leva 2 anos em média.

Como o próprio nome diz, neste ramo os profissionais realizam diversas atividades relativas à manutenção mecânica, com o intuito de corrigir e/ou prevenir futuros problemas. Eles também trabalham na instalação, montagem e reparo de equipamentos e máquinas industriais, extremamente necessárias na produção de qualquer indústria.

Saiba também: Qual é o curso técnico que mais emprega?
11 melhores cursos técnicos EaD do Brasil

Eletroeletrônica

Outra ocupação que ficará em alta nos próximos anos é a de desenhistas projetistas da eletrônica. Para se tornar este profissional, é necessário fazer o curso técnico em Eletroeletrônica. Geralmente, este curso tem duração de 18 a 24 meses, ou seja, de um ano e meio a dois anos.

O profissional formado no curso técnico de Eletroeletrônica é o responsável por fazer a manutenção, instalação e reparação de sistemas eletroeletrônicos, sejam eles tradicionais ou automatizados.

Atuando como projetista eletrônico, o profissional vai projetar esboços, desenhos e placas de circuitos e também coordenar trabalhos em equipe, fazendo a avaliação de projetos para testar a sua viabilidade e aplicação de normas técnicas nos equipamentos e instrumentos disponíveis.


Existe bolsa de estudos para fazer curso técnico?

Se você deseja fazer um curso técnico mas não está podendo gastar muito ou quer economizar, fique tranquilo e saiba que sim, existem várias bolsas de estudo para cursos técnicos e você pode ter uma! 

A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas da América Latina e oferece bolsas de estudo de até 80% para essas formações. Há oportunidade em instituições de ensino em todo o Brasil. Confira algumas dessas instituições com bolsas para ensino técnico abaixo:

Para ver todas as ofertas de bolsas disponíveis em um curso, é só clicar no botão abaixo, digitar o curso escolhido e em qual lugar você quer estudar. Também é possível filtrar pela modalidade: a distância (EaD) ou presencial! Confira:

Bolsas para cursos técnicos

Aproveite para ler também: Como conseguir uma bolsa em curso técnico?
Quanto custa um curso técnico em Enfermagem?
Como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?
5 cursos técnicos na área de análises clínicas
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54