Publicidade e Propaganda no UNICURITIBA
- Graduação
- 48 meses
- 73 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 932,60
Boa
(4)
Como é o curso de Publicidade e Propaganda no UNICURITIBA?
Publicidade e Propaganda é a área responsável por criar, planejar e divulgar campanhas publicitárias. Ela adota estratégias de comunicação, marketing e design para influenciar e atrair o público-alvo, por meio de canais televisivos, internet, rádio e mídia impressa.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Introdução À Fotografia
Introdução Às Profissões Em Comunicação
Comunicação Empresarial Integrada
Técnicas De Fotografia Publicitária
Como é a faculdade UNICURITIBA
Avaliação dos Alunos
Boa
4 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 2.990 alunos matriculados
- mais de 210 docentes
- 79 cursos de graduação e 193 de pós-graduação
- 3 unidades no estado de Paraná
Dúvidas mais frequentes
A qualidade de ensino do UniCuritiba pode ser verificada por seu desempenho nas avaliações do MEC. De acordo com o sistema eMec, a instituição possui nota máxima (5) no indicador de Conceito Institucional (CI - 2018), do Ministério da Educação (MEC).
O curso de Publicidade e Propaganda é desenvolvido como um bacharelado, com duração de quatro anos e carga horária mínima de 2.700 horas, conforme definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC). Ele é suportado por modalidades presenciais e a distância (EaD), com a obrigatoriedade de atividades práticas e teóricas integradas ao itinerário proposto.
A metodologia da formação é distribuída em três eixos principais, que norteiam o percurso dos alunos:
Formação Ético-Humanística: Abrange disciplinas voltadas para a compreensão do comportamento humano, questões sociais e éticas, e sua relação com o consumo. Os alunos estudam temas como filosofia, sociologia, psicologia e cultura, com ênfase nos direitos humanos, sustentabilidade e questões étnico-raciais.
Formação em Comunicação: Abrange os fundamentos teóricos da comunicação, as linguagens midiáticas e suas tecnologias. Os alunos desenvolvem habilidades em comunicação digital, design de interfaces, pesquisa de mídia e marketing, com foco nas transformações digitais e nas novas formas de consumo.
Formação Específica em Publicidade e Propaganda: Envolve disciplinas técnicas e práticas de publicidade, incluindo planejamento de campanhas, criação publicitária, direção de arte, redação publicitária e produção audiovisual. Os alunos aprendem a desenvolver campanhas criativas, gerenciar mídias, analisar dados de mercado e criar estratégias para marcas.
Além da grade principal, o curso estimula a participação dos alunos em eventos, congressos e estágios supervisionados, que, conforme estipulado pelo MEC, devem corresponder a 200 horas da extensão total.
Qual é a diferença entre propaganda e publicidade?
A publicidade e a propaganda, embora muitas vezes utilizadas como sinônimos, assumem conceitos distintos. De acordo com a doutora e professora Neusa Demartini, em seu artigo intitulado de "Publicidade ou Propaganda? É isso aí!", a publicidade está relacionada à promoção de bens e serviços, com foco comercial, enquanto propaganda abrange ações de cunho ideológico ou político.
No Brasil, a distinção é pouco observada, diferentemente de outros países, onde os conceitos são bem delineados. Gomes destaca que a confusão ocorre, em parte, pela tradução imprecisa de palavras como advertising (anúncio) e propaganda, consolidados no país como equivalentes.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Quais são as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Centro Universitário Álvares Penteado (Fecap) | 5 | São Paulo - SP |
Centro Universitário Ibmec (Ibmec-RJ) | 5 | Rio de Janeiro - RJ |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) | 5 | Belo Horizonte - MG |
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Publicidade e Propaganda? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
Publicidade e Propaganda é a área responsável por criar, planejar e divulgar campanhas publicitárias. Ela adota estratégias de comunicação, marketing e design para influenciar e atrair o público-alvo, por meio de canais televisivos, internet, rádio e mídia impressa.
O curso de Publicidade e Propaganda prepara profissionais para conduzir campanhas publicitárias, promovendo marcas, produtos e serviços. No programa, os estudantes são expostos a disciplinas que abrangem desde a teoria da comunicação até a prática da produção audiovisual. Eles navegam sobre técnicas redação publicitária, design gráfico, marketing digital e pesquisa de mercado.
A união dos conceitos habilita os futuros publicitários para identificar e metrificar o público-alvo, utilizando ferramentas de análise de dados e comportamento do consumidor. O conjunto de competências é valorizado em agências de publicidade, departamentos de marketing de empresas, produtoras de vídeo e veículos de comunicação, ambientes onde os profissionais podem ocupar cargos de redatores, diretores de arte, planejadores de mídia ou gerentes de contas.
Quanto anos dura a faculdade de Publicidade e Propaganda?
A faculdade de Publicidade e Propaganda tem duração de 4 anos, com carga horária média de 2.700 horas. Durante esse período, os estudantes são apresentados a conceitos teóricos e práticos das áreas de comunicação, marketing, criação de campanhas publicitárias e planejamento de mídia.
Quais são as diferenças entre Publicidade e Propaganda e Marketing?
Publicidade e Propaganda e Marketing são áreas relacionadas, mas com aplicações distintas. A Publicidade cria e dissemina mensagens persuasivas, com o objetivo de promover produtos, serviços ou ideias. Seus processos são diretamente relacionados ao público-alvo, alcançados por meios de comunicação, como televisão, rádio, internet, e mídias impressas.
Por outro lado, o Marketing engloba todo o processo de planejamento, execução, e controle das atividades relacionadas ao mercado. Ele identifica as necessidades dos consumidores, desenvolve produtos, define preços e escolhe dos canais de distribuição.
Em resumo, enquanto a Publicidade preza especificamente pela divulgação de produtos e interlocução com consumidores, o Marketing adora um viés mais crítico e integral, considerando aspectos financeiros e todos os processos referentes à circulação de um bem.