Sobre o curso de Engenharia Têxtil
Última atualização: 12/04/2019
O curso de Engenharia Têxtil forma profissionais capazes de trabalhar na fabricação e no tratamento de fibras, fios e tecidos, atendendo aos mais variados segmentos da indústria têxtil e de confecção.
Ao final do curso, o aluno estará apto a trabalhar na indústria têxtil e até gerir seus recursos técnico-comerciais. Para isso, além do conteúdo técnico-científico, o estudante de Engenharia Têxtil deve adquirir conhecimento multidisciplinar e em temas atuais, como desenvolvimento sustentável, questões ambientais, reciclagem e nanotecnologia.
No mercado de trabalho, o engenheiro têxtil pode atuar em toda a cadeia produtiva têxtil e de vestuário, na fabricação e no beneficiamento de produtos têxteis. O profissional de Engenharia Têxtil é encontrado na indústria do vestuário e de calçados e nas indústrias que fornecem produtos e insumos para a cadeia têxtil-vestuário.
Além disso, também pode trabalhar em institutos e centros de pesquisa, universidades, órgãos públicos e com auditoria e consultoria.
Como é o curso de Engenharia Têxtil?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Têxtil segue as normas gerais do curso de Engenharia.
Todo o curso de Engenharia, independente de sua modalidade, deve possuir em sua grade curricular um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade.
O núcleo de conteúdos básicos, que corresponde a cerca de 30% da carga horária mínima do curso, contém as seguintes disciplinas:
Metodologia Científica e Tecnológica;
Comunicação e Expressão;
Informática;
Expressão Gráfica;
Matemática;
Física;
Fenômenos de Transporte;
Mecânica dos Sólidos;
Eletricidade Aplicada;
Química;
Ciência e Tecnologia dos Materiais;
Administração;
Economia;
Ciências do Ambiente;
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania.
Qual a grade curricular de Engenharia Têxtil?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Têxtil em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Engenharia Têxtil ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia Têxtil
O que faz o profissional de Engenharia Têxtil?
O engenheiro têxtil controla processos químicos, físicos e biológicos, definindo parâmetros de controle, padrões, métodos analíticos e sistemas de amostragem.
Além disso, é responsável por desenvolver processos e sistemas por meio de pesquisas, testes e simulações de processos e produtos.
Este profissional projeta sistemas e equipamentos técnicos e implanta sistemas de gestão ambiental e de segurança em processos e procedimentos de trabalho, ao avaliar riscos, implantar e fiscalizar ações de controle.
Coordena equipes e atividades de trabalho e elabora documentação técnica de projetos, processos, sistemas e equipamentos desenvolvidos.
Onde o profissional de Engenharia Têxtil pode trabalhar?
O profissional de Engenharia Têxtil trabalha, majoritariamente, nas atividades econômicas da indústria têxtil, de vestuário e de fornecedores de materiais e insumos para a cadeia têxtil.
O engenheiro têxtil atua em equipe, de forma cooperativa, podendo supervisioná-la. É empregado geralmente em empresas privadas, mas pode vincular-se a universidades e institutos de pesquisa, como professor ou pesquisador.
Eventualmente, pode ficar exposto a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Como ingressar na profissão de Engenharia Têxtil?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Têxtil?
Para o exercício das atividades desse profissional, é necessário diploma em curso superior reconhecido pelo MEC na área de Engenharia Têxtil ou relacionados, como Engenharia Química.
No mercado de trabalho, têm sido valorizados profissionais com pós-graduação e cursos de especialização.
Além do diploma, é obrigatório o registro profissional do engenheiro têxtil no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia Têxtil?
As principais características do profissional de Engenharia Têxtil, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Engenharia Têxtil
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia Têxtil foram: