A Grécia é reconhecida por diversos fatores: alfabeto, filosofia, guerras e também mitologia.
A mitologia grega engloba os mitos criados pelos antigos gregos, narrados principalmente de forma oral, para explicar a realidade e seus conceitos religiosos. Destacam-se estruturas como o templo dedicado a Zeus em Atenas.
Os deuses dessas histórias eram adorados como divindades reais. Pode-se dizer então que a religião grega era politeísta (possuía mais de uma divindade, sendo o deus principal Zeus) e antropomórfica (os deuses se assemelhavam aos humanos, tanto físico quanto comportamentalmente; no entanto, o que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade e os poderes). Disso, conclui-se que a mitologia e a religião gregas estão fortemente entrelaçadas.
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A Grécia Antiga era constituída por cidades-estado autônomas e rivais. Dessa forma, havia uma fragmentação na civilização grega; entretanto, a cultura e o idioma, compartilhados por todas as cidades-estado, proporcionavam um sentimento de pertencimento à civilização grega. Logo, como parte da cultura, a mitologia possuía um importante papel na construção do que era “ser grego”.
A mitologia grega era tão importante que, a cada quatro anos, eram realizadas as Olimpíadas, competições esportivas que ocorriam no Monte Olimpo (montanha mais alta da Grécia, local considerado morada dos doze principais deuses gregos) com o intuito de homenagear as divindades que ali habitavam. Até mesmo as guerras entre as cidades-estado eram temporariamente interrompidas durante os Jogos.
Além disso, a civilização da Grécia Antiga valorizava o ser humano e reconhecia a sua singularidade, ou seja, era antropocêntrica. Essa característica repercutia na mitologia, como pode ser evidenciado pelas características antropomórficas e antropozoomórficas (seres cujo corpo é constituído por uma parte humana e uma parte animal) presentes na mitologia grega.
Outro impacto desse antropocentrismo na mitologia grega pode ser observado na forma com que as divindades eram retratadas esteticamente: seres humanos cujo físico era perfeito.
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Como a religião helênica é politeísta existem vários deuses. Os doze principais deuses do panteão grego (conjunto de divindades atreladas a mitologia grega) estão listados a seguir:
Além desses, há também:
Semideuses
Como os deuses eram antropomórficos, eles possuíam características humanas, como a paixão. Desse modo, alguns deuses se apaixonavam por humanos e se relacionavam com eles. Essas relações, algumas vezes, geravam filhos denominados de semideuses. Ou seja, semideus é um filho de um deus com um mortal. Um exemplo de semideus é Perseu, filho de Zeus e Danai (uma mortal).
Sereias
Seres aquáticos femininos cujo corpo é parte humano, parte peixe. São características por seu canto.
Ninfas
Seres femininos protetores das florestas. Características por sua beleza e alegria.
Górgonas
Seres femininos que possuem serpentes como cabelo. A górgona mais famosa é a Medusa.
Heróis
Seres humanos ou semideuses que conseguem realizar grandiosas façanhas. Um exemplo de herói é Hércules.
Sátiros
Seres cujo corpo é humano com patas e chifres de bode.
Centauros
Seres cujo corpo é metade humano, metade cavalo.
Minotauro
Ser cujo corpo é parte humano, parte touro. Segundo o mito, o Minotauro habitava um labirinto na Ilha de Creta governada pelo rei Minos.
Em 1896, iniciaram-se as Olimpíadas da Era Moderna. Inspiradas nas Olimpíadas gregas, elas ocorrem até os dias atuais a cada quatro anos. No entanto, atualmente, não são mais realizadas no Monte Olimpo, mas sim em um país diferente em cada edição.
“No caso da Grécia, a evolução intelectual que vai de Hesíodo (séc. VIII a.C.) a Aristóteles (séc. IV a.C.) pareceu-nos seguir, no essencial, duas orientações: em primeiro lugar, estabelece-se uma distinção clara entre o mundo da natureza, o mundo humano, o mundo das forças sagradas, sempre mais ou menos mesclados ou aproximados pela imaginação mítica, que às vezes confunde esses diversos domínios” (…)
(Jean-Pierre Vernant. Mito e pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. P. 17.)
A partir da citação acima e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no período indicado, os gregos