Na Terra, as camadas da atmosfera são denominadas desta forma:
Existem também camadas intermediárias, localizadas entre estas camadas já mencionadas. Suas extensões variam de acordo com as condições climáticas das camadas que as compõem. São elas:
A atmosfera da Terra é composta, em sua maioria, pelos gases nitrogênio, oxigênio, argônio e dióxido de carbono, respectivamente. Os dois primeiros gases compõem, sozinhos, aproximadamente 98% de toda a atmosfera terrestre.
A troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre, é o que vemos como céu e onde vivemos. É nessa camada que praticamente todos os fenômenos climáticos ocorrem, e também onde as nuvens se formam. Conforme avança-se verticalmente na troposfera, a temperatura e a pressão do ar caem.
Partindo do nível do mar, essa camada se estende por, em média, 10km. Este valor varia dependendo da região do globo: essa altitude é menor nos pólos geográficos e maior nas regiões tropicais.
A estratosfera estende-se do topo da troposfera até aproximadamente 50 km. É nesta camada que se encontra a camada de ozônio, e também onde a maioria dos aviões comerciais circulam. Conforme o ganho de altitude, a estratosfera tende a aumentar sua temperatura, enquanto a pressão do ar continua a diminuir.
A mesosfera tem uma extensão de aproximadamente 85 quilômetros, partido da estratosfera. Assim como a troposfera, a temperatura diminui conforme o ganho de altitude nesta camada. Por isso, possui as temperaturas mais baixas da Terra, podendo chegar a -90ºC. Alguns tipos de nuvens se formam nesta camada, apesar da pouca quantidade de vapor de água e pressão que há na mesosfera. É na mesosfera que ocorre a combustão de meteoros.
A termosfera tem uma extensão vertical bastante variável, pois depende da atividade solar; pode variar de 350 a 800 quilômetros. Raios X e raios UV provenientes do Sol são absorvidos nesta camada, por isso, as temperaturas na termosfera aumentam conforme o ganho de altitude. As temperaturas podem atingir entre 500ºC até 2000ºC.
É na termosfera que orbitam alguns satélites da Terra. É também nesta camada que ocorrem os fenômenos das auroras polares.
A exosfera é a camada limite da atmosfera terrestre. Esta camada não possui um limite bem delimitado, e por isso ela se funde com o espaço sideral, com as moléculas constantemente circulando entre eles.
O ar é extremamente rarefeito e as temperaturas voltam a diminuir aqui. A maioria dos satélites terrestres orbitam nesta camada.
As camadas intermediárias da atmosfera são as regiões limítrofes entre duas camadas com características bem distintas entre elas. Geralmente, estas camadas possuem extensão variável.
Como você já deve ter percebido, as camadas da atmosfera possuem o sufixo -sfera. Já estas camadas intermediárias possuem o sufixo -pausa.
São elas:
Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da atmosfera terrestre.