Uma usina hidrelétrica pode ser definida como uma instalação cuja finalidade é a geração de energia elétrica por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.
A estrutura de uma usina hidrelétrica é composta por vários componentes, que trabalham em conjunto e de forma integrada. Entre os mais importantes, pode-se citar:
Usina de Itaipu, líder mundial em produção de energia. Produz mais de 2,5 bilhões de megawatts/hora. Foi fundada em 1984 e é localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Apesar do alto investimento para construir uma usina hidrelétrica, essa estrutura é uma fonte renovável de energia, que também pode ser utilizada para irrigar plantações próximas da região. A manutenção desses sistemas possui baixo custo, devido a sua automatização.
A geração de energia elétrica por meio das usinas hidrelétricas não causa a emissão de gases poluentes, o que impede que ocorra a poluição de rios, solo e ar.
Entretanto, um grande problema apresentado pelas usinas hidrelétricas é o impacto ambiental e social de seu processo de construção. Faz-se necessário a construção de grandes barragens, para que a água dos rios seja direcionada de forma adequada e com potência suficiente para girar as turbinas.
Essas barragens, muitas vezes, formam grandes reservatórios - lagos artificiais - que, por sua vez, inundam grandes extensões de terra. Devido a isso, os ecossistemas próximos aos rios são eliminados, destruindo a flora e a fauna existentes na região.
As cidades ao redor e as comunidades indígenas também sofrem desapropriações e precisam procurar outros lugares para morar.
As usinas hidrelétricas no Brasil correspondem a 90% da energia elétrica produzida em todo o país. As instalações desse tipo de sistema no território brasileiro começou no fim do século XIX, mas apenas após o término da Segunda Guerra Mundial que as usinas hidrelétricas passaram a ser relevantes na matriz energética do Brasil.
Apesar de apresentar o terceiro maior potencial hidráulico do mundo (ficando atrás apenas de Rússia e China), o Brasil também importa parte da energia hidrelétrica que consome. Isso se deve ao fato da usina de Itaipu, segunda maior usina hidrelétrica do mundo e maior das Américas, não ser totalmente brasileira. Uma vez que essa usina se encontra na divisa do país com o Paraguai, 50% da produção da usina pertence ao país vizinho.
A usina hidrelétrica de Belo Monte está sendo construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.
(BACOCCINA, D.; QUEIROZ. G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Isto é Dinheiro. Ano 13, no 655,28 abr. 2010 (adaptado))
Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados: