
Treineiro: posso fazer a Fuvest mesmo sem ter concluído o Ensino Médio?
Juliana Gottardi | 19/11/25A opção de ser treineiro na Fuvest é uma forma de se preparar para edições futuras do vestibular
Em resumo:
Dias antes do segundo dia de provas do Enem 2025, Edcley Teixeira, um estudante de Medicina, realizou uma live em que exibia questões de Matemática e Ciências Biológicas semelhantes às que comporiam o exame no domingo.
O incidente gerou suspeitas sobre um possível vazamento, embora Edcley afirme que participa de pré-testes realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, por isso, é capaz de “prever” questões que se assemelham às cobradas no exame.
Os pré-testes configuram-se como uma etapa regular do processo de elaboração do Enem e têm o objetivo de selecionar as questões que comporão a prova.
A seguir, entenda como o processo funciona e o que são os pré-testes.

O termo “pré‑teste” refere‑se a uma etapa de testes que antecede a aplicação do Enem. Durante essa fase, o Inep aplica questões‑itens que ainda não integram oficialmente a prova, para determinar se estarão ou não a versão final da avaliação.
Essas questões são submetidas a uma amostra de estudantes com perfil semelhante ao do exame para que se mensure parâmetros como:
Segundo o guia oficial do Inep:
O pré‑teste consiste na aplicação de um conjunto de itens a uma amostra de alunos com características semelhantes às da população‑alvo.
Ou seja: trata‑se de uma etapa prévia à seleção final das questões que irão para o exame, voltada para calibragem psicométrica.
Os pré-testes são aplicados em avaliações que alimentam o Banco Nacional de Itens (BNI) — repositório de questões aprovadas para uso em exames futuros do Inep.
Edcley Teixeira, estudante de Medicina e o principal personagem envolvido no caso recente, afirmou que as questões que ele usou em sua live foram extraídas do Prêmio Capes Talento Universitário. Segundo o aluno, os enunciados desse prêmio são usados como base para futuros itens do Enem.
No entanto, é válido ressaltar que a afirmação não é confirmada Inep. O órgão nunca associou as questões do prêmio com as questões do Enem.
Sim e é justamente aí que se abre o espaço para dúvidas e suspeitas. Algumas informações relevantes:
O Inep comunica que há “rigorosos protocolos de segurança” em todas as etapas.
Mas, como todo processo humano e logístico, existe margem para falhas e é por isso que casos de suspeita geram investigação.
Em nota publicada sobre possíveis vazamentos, o Inep anunciou que decidiu pela anulação de três questões do Enem 2025, em virtude das suspeitas de antecipação.
Ainda segundo o órgão, “a Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida”.
Entenda: Enem 2025 terá 3 questões anuladas; veja quais são
De acordo com Wander Azanha, Diretor do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, o cenário de instabilidade pode acarretar efeitos negativos aos estudantes.
Se forem identificadas mais questões comprometidas, como já aconteceu em anos recentes, pode haver reaplicação. Isso mexe completamente com a estratégia dos aluno, afirmou Wander à Revista Quero.
Além disso, o diretor aponta os impactos da anulação de questões no cálculo da Teoria de Resposta ao Item (TRI) — utilizado para definir a nota do aluno —, que, agora, contará com apenas 177 questões.
Mas isso abre outra dúvida: e se justamente essas questões anuladas eram muito fáceis? Isso influencia a TRI — que não é simples — e gera medo sobre como ficará a nota final.
Se você não obteve o desempenho esperado no Enem, não se preocupe. Ainda é possível entrar na faculdade dos seus sonhos com a Quero Bolsa.
A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Clique no botão abaixo e encontre a sua:
A nota do Enem pode garantir acesso a bolsas de estudo em milhares de instituições privadas pelo Brasil. Na Quero Bolsa, é possível usar sua pontuação para encontrar descontos reais em diversos cursos de graduação. Quanto melhor for sua nota, maiores são as chances de conseguir uma bolsa com um percentual de desconto mais alto, tudo de forma rápida e 100% online.
Descontos válidos por tempo limitado. Garanta o seu antes que as vagas acabem!
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.