Conurbação é um fenômeno que está relacionado com o crescimento e expansão das áreas geográficas das cidades.
Atualmente, estima-se que 55% da população mundial more em cidades. A projeção é que, em 2050, dois terços de todas as pessoas do mundo estarão morando em cidades - especialmente, em grandes centros urbanos.
A tendência de migração do rural para o urbano, contudo, é relativamente recente: em 1800, aproximadamente 90% da população mundial morava no campo.
Para comportar esse tanto de gente, as cidades se expandem, formando uma paisagem característica, em escala de cor predominantemente cinzenta e composta por muitos prédios e construções, como é possível ver na imagem acima. Esse tipo de paisagem, em larga escala, forma uma verdadeira mancha urbana, bastante contrastante com uma paisagem rural.
Mas… e daí? O que é conurbação?
A conurbação se dá pela junção de duas ou mais manchas urbanas, expandindo a extensão da ocupação. O crescimento populacional nas cidades gera o adensamento das áreas urbanas, o que acarreta na expansão da área geográfica de uma cidade. Conforme a contínua expansão, essas cidades acabam unificando suas manchas urbanas, formando uma grande e mais extensa mancha urbana.
Costumeiramente, a conurbação ocorre a partir de uma grande cidade, que assume um papel central, “aglutinando” as cidades e regiões vizinhas à sua mancha urbana.
Além disso, as regiões conurbadas relacionam-se entre si, e isto tende a impulsionar ainda mais o processo de conurbação. Exemplo disto é o caso das pessoas que trabalham na região central de uma capital brasileira e que moram em sua periferia ou em cidades vizinhas devido ao custo e disponibilidade de moradia e, também, à facilidade de acesso e trânsito entre essas duas cidades.
No entanto, é importante destacar que o histórico e a dinâmica de urbanização de cada região variam, assim como a relação entre as cidades conurbadas. Então, consequentemente, o modo e a rapidez do processo de conurbação pode variar entre uma região e outra.
No Brasil e no mundo, as áreas de adensamento urbano que têm relevante dinâmica econômica e sócio-espacial são denominadas regiões metropolitanas.
Algumas das cidades conurbadas ao redor do mundo são:
No Brasil, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são extensamente conurbadas. As manchas urbanas dessas duas cidades se estendem e se juntam, formando a única megalópole brasileira. Além dessas cidades, o país possui outras 33 regiões metropolitanas.
Imagem de satélite da mancha urbana que compõe a Região Metropolitana de São Paulo.
Observe o mapa para responder a questão.
FONTE: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t-368562&page=7
O mapa acima foi retirado de um sítio da internet. A partir dele, alguns cartógrafos discutiam propostas para representar um determinado fenômeno espacial. Assinale a alternativa correta a respeito desse fenômeno.