Fabricação Mecânica na UNISENAI PR
- Graduação
- 6 semestres
- 28 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 574,00
Como é o curso de Fabricação Mecânica na UNISENAI PR?
É a fabricação de produtos mecânicos usando máquinas, ferramentas e processos para transformar materiais em produtos acabados. Inclui processos como usinagem, torneamento, fresamento, soldagem, dobra, corte e montagem. A fabricação mecânica é usada para produzir uma variedade de produtos, desde peças de automóveis a equipamentos médicos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: em média, 3 anos
O que você vai aprender?
Tecnologia, Sociedade E Meio Ambiente
Fundamentos Matemáticos
Cálculo
Metrologia E Processo De Fabricação
Como é a faculdade UNISENAI PR
Resumo da faculdade
- 16 cursos de graduação e 26 de pós-graduação
- 4 unidades no estado de Paraná
Dúvidas mais frequentes
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Fabricação Mecânica segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Produção Industrial, com carga horária mínima de 2.400 horas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Fabricação Mecânica considerando as seguintes disciplinas:
Processos de fabricação;
Programação de máquinas acionadas por comando numérico;
Soldagem;
Conformação mecânica;
Gestão de custos industriais;
Planejamento e Controle da Produção;
Sistema Integrado de Gestão: Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão da Segurança do Trabalho;
Automação;
Manufatura Integrada por Computador;
Materiais: tratamentos térmicos, ensaios mecânicos, características e propriedades e avaliação;
Metrologia;
Projetos mecânicos;
Desenho Técnico;
Mecânica Geral;
Resistência dos materiais;
Elementos de máquinas.
O curso de Fabricação Mecânica também é ofertado em nível técnico, sendo destinado aos estudantes que desejam desenvolver o primeiro contato com a área.
O curso técnico em Fabricação Mecânica capacita profissionais para desenvolver, planejar, supervisionar e controlar atividades em áreas da fabricação mecânica, como fundição, usinagem, caldeiraria, soldagem e processos de conformação mecânica. Os estudantes aprendem a interpretar desenhos técnicos, selecionar, desenvolver e especificar ferramentais para processos produtivos, executar ensaios mecânicos e especificar materiais e insumos para a fabricação mecânica.
Caso você tenha dúvidas se o curso de Fabricação Mecânica é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
É a fabricação de produtos mecânicos usando máquinas, ferramentas e processos para transformar materiais em produtos acabados. Inclui processos como usinagem, torneamento, fresamento, soldagem, dobra, corte e montagem. A fabricação mecânica é usada para produzir uma variedade de produtos, desde peças de automóveis a equipamentos médicos.
O curso de Fabricação Mecânica é uma formação técnica e tecnológica que prepara profissionais para planejar, controlar e gerenciar processos produtivos, além de otimizar a qualidade, viabilidade e sustentabilidade da indústria de fabricação mecânica.
Por meio dos conteúdos disponibilizados, os alunos desenvolvem habilidades para especificar, desenvolver e otimizar produtos e processos. Além disso,o programa estimula a capacidade de coordenação equipes de trabalho, realização de vistorias e avaliações técnicas.
O curso também conta com componente teórico, realizado em laboratórios de informáticas com softwares e equipamentos alinhados às necessidades educacionais e laboratórios dedicados à caracterização de materiais.
Durante o programa, o estudante tem contato com disciplinas como: Cálculo, Eletricidade, Física, Geometria Analítica, Desenho Técnico Assistido por Computador, Software Especializado, Hidráulica, Pneumática, Automação e Robótica.
No mercado de trabalho, o profissional formado no curso de Fabricação Mecânica pode atuar em indústrias de manufatura e ferramentaria, metalúrgicas, siderúrgicas, montadoras de automóveis e em institutos e centros de pesquisa e ensino.