Informações

Cursos de Licenciatura

Tudo que você precisa saber sobre cursos de licenciatura:
entenda a diferença entre os diversos tipos, método de ingresso,
carga horária, avaliações, características dos cursos e encontre a
opção ideal para você.

Buscar cursos de licenciatura
Qual curso você quer estudar?
Digite o curso
Em quais faculdades?
Digite as faculdades
Onde você quer estudar?
Cidade, endereço ou CEP
Até quanto pode pagar?
Buscar cursos

O que é curso de licenciatura?

O curso de licenciatura é uma modalidade de graduação que prepara o universitário para atuar como professor do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio na área do conhecimento em que se formou. Depois de concluir o curso, o profissional recebe o grau de licenciado.

Segundo o Censo da Educação Superior 2018, as licenciaturas concentram aproximadamente 20% dos ingressantes do ensino superior. Esse tipo de curso está presente em faculdades, universidades e centros universitários públicos e privados, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD).

Como funciona a licenciatura?

Cada curso de licenciatura tem sua grade curricular própria. Uma licenciatura em Geografia apresenta disciplinas de Cartografia e Geomorfologia, por exemplo, enquanto uma licenciatura em Física tem matérias sobre Eletromagnetismo, Mecânica e Termodinâmica.

No entanto, independentemente do campo escolhido, toda licenciatura conta com uma carga horária de aulas focadas em aspectos pedagógicos. Algumas disciplinas que costumam ser comuns entre elas são Didática Geral, Educação Especial, Filosofia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem, lembrando que a nomenclatura pode variar de acordo a instituição de ensino.

Com duração média entre três e seis anos, o curso tem atividades teóricas e práticas. Além disso, há a obrigatoriedade de se fazer estágio e, em alguns, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para ingressar em um curso de licenciatura é exigida a certificação de conclusão de Ensino Médio e a aprovação em um processo seletivo, que pode ser o vestibular tradicional da instituição, Prouni, Sisu ou, em algumas faculdades privadas, usar a nota do Enem.

Quais cursos são oferecidos em licenciatura?

Há diversos cursos na modalidade licenciatura oferecidos em instituições de ensino superior por todo o Brasil. Confira algumas opções:

  • Artes Visuais;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Sociais;
  • Educação Física;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras;
  • Matemática;
  • Música;
  • Pedagogia;
  • Química;
  • Teologia.

Vantagens da licenciatura

  • Porta de entrada para iniciar uma carreira acadêmica;
  • Oportunidade de trabalhar em outras áreas ligadas ao ensino, como centros de pesquisa ou editoras;
  • Mercado de trabalho em ascensão para professores em todas os campos do conhecimento;
  • Possibilidade de estudar nas modalidades semipresencial ou EaD;
  • Diploma válido para todo o Brasil, desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Demanda menos investimento do que uma graduação de bacharelado.

Desvantagens da licenciatura

  • Curso com duração mais longa, quando comparado ao tecnológico;
  • Salário menor do que o de um profissional formado em bacharelado.

Licenciatura X Bacharelado e Curso Tecnológico

Existem três categorias de cursos de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnológica. Como cada uma possui suas especificidades, é importante analisá-las antes de escolher o que cursar.

O currículo é uma das principais diferenças entre as modalidades. Diferentemente da licenciatura, que traz disciplinas de cunho pedagógico para a formação de professores, o bacharelado possui matérias que concedem uma formação generalista e com visão ampla de uma determinada profissão, como é o caso dos cursos Administração e Comunicação Social.

Em contrapartida, o curso tecnológico, interessante para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho, traz um conhecimento mais específico de uma profissão. Alguns exemplos de cursos tecnológicos são Radiologia, Gestão de Pessoas e Gestão Ambiental.

Outra característica que distingue esses cursos é o tempo que o aluno passa estudando: a licenciatura e o bacharelado duram, em média, três a seis anos, enquanto o tecnológico tem uma duração menor, entre dois e três anos.

Há outras áreas de atuação para licenciados além da sala de aula?

Sim. Embora ministrar aulas seja o principal ofício do formado em licenciatura, há outras atividades e lugares, além da sala de aula, que o profissional pode ocupar. Algumas alternativas são administração escolar, centros de pesquisa, laboratórios, editoras, serviço público e Organizações não Governamentais (ONGs). Para certos cargos é preciso investir em especializações.

Quem cursa licenciatura pode dar aula na educação infantil?

O estudante que pretende lecionar na educação infantil precisa cursar Pedagogia. Esse curso habilita o profissional a dar aulas na educação infantil e no ensino fundamental (até o 5º ano), acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem de cada aluno e atuar na educação especial. O pedagogo também não se restringe à sala de aula, ele pode trabalhar com administração escolar, pedagogia empresarial, produção de livros e elaboração de projetos educacionais, sociais e culturais.

Quem faz licenciatura pode ser professor de ensino superior?

Para ser professor universitário é necessário que o formado em licenciatura faça uma pós-graduação lato sensu, que confere o título de professor(a) especialista, ou uma pós-graduação stricto sensu, que são os mestrados e doutorados.

Como é a licenciatura em formato EaD?

De acordo com o Censo da Educação Superior 2018, a maioria dos alunos matriculados no ensino a distância cursa licenciatura. É importante lembrar que o diploma obtido nesse formato vale tanto quanto um adquirido no presencial, contanto que o curso seja reconhecido pelo MEC.

Quem faz licenciatura em EaD conta com grande parcela das aulas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem da instituição de ensino superior. A maior parte da interação dos alunos com os professores e colegas de sala acontece por meio de grupos de discussão, fóruns e chats. Já a frequência de encontros presenciais nos polos de apoio da instituição pode variar muito dependendo do curso escolhido. Mas, em geral, ocorrem quando há atividades práticas, como provas ou apresentações de trabalho.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp quando chegarem novas vagas do seu interesse.
Seu nome

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Encontre seu curso

1
Busque informações sobre bolsas de estudo, faculdades, cursos e preços.
Você pode informar a sua localização e a gente mostra quais vagas estão mais próximas a você.

Garanta sua bolsa de estudo

2
Pague a pré-matrícula e estude com o menor preço até o fim do curso.
Você pode pagar no boleto ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

Economize até se formar!

3
É só passar no processo seletivo da faculdade e concluir a matrícula.
Personagem Quero Bolsa