Buscar Ajuda

Sisu 2021: Tudo o que você precisa saber


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, em que as instituições públicas de ensino superior disponibilizam suas vagas para quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com as notas e o desempenho no exame, os candidatos são classificados e selecionados em diferentes cursos e instituições. Para dar uma mãozinha para aqueles que querem saber mais sobre esse sistema, preparamos este guia completo sobre o Sisu 2021, com todas as informações importantes sobre a seleção.

Neste guia, você vai encontrar:


O que é e como funciona o Sisu 2021?

O Sisu é uma plataforma online em que é possível escolher entre cursos de graduação para estudar em instituições públicas espalhadas pelo Brasil. A inscrição é gratuita e feita totalmente pela internet.

Essa possibilidade é aberta duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo. Em média, são disponibilizados três dias para que os candidatos possam escolher os cursos.

A partir do segundo dia de inscrições, são liberadas notas de corte para os cursos participantes. Assim, os candidatos podem se orientar e ter uma referência se estariam entre os selecionados para aquele curso com a nota obtida no Enem. Caso a nota seja inferior à nota de corte, é permitido trocar de curso durante todo o período de inscrição.

Encerrado o processo, são liberadas as listas dos candidatos selecionados, que deverão fazer a matrícula na instituição em que foram aceitos.


Quem pode participar do Sisu 2021?

Podem participar do Sisu os candidatos que fizeram a última prova do Enem, tenham obtido nota superior a zero na redação e não foram treineiros (aquelas pessoas que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova somente para testar seus conhecimentos).

Ainda que não exista restrição de nota para participar do Sisu, algumas instituições podem definir notas mínimas para determinados cursos, impedindo o candidato que estiver abaixo daquela pontuação para concorrer à vaga. Veja mais detalhes de quem pode participar do Sisu.

Com a Quero, você usa a sua nota do Enem e entra na faculdade

Cadastre-se e tenha acesso a mais de 900 faculdades com a sua nota do Enem. Ah, e pode ser de qualquer edição do exame, desde 2009. Vem!

  • 100% online

    Entre na faculdade sem sair de casa.

  • É grátis!

    Garanta sua aprovação antes de escolher sua bolsa.

  • A Nota é aceita em mais de 100 faculdades
Entre na faculdade com a Nota Quero

Não fez o enem? Faça nossa avaliação e garanta sua aprovação!

Cadastre-se agora!

Como se inscrever para o Sisu 2021?

A inscrição no Sisu é realizada online, em uma única etapa e de forma gratuita. O acesso ao sistema é feito com Login Único do governo federal e é preciso ter uma conta gov.br. Se você ainda não possui, saiba como criar sua conta.

Na inscrição, é possível selecionar dois cursos de sua escolha (em ordem de preferência). Essas opções podem ser alteradas durante o período de inscrição. Veja um passo a passo mais detalhado de como se inscrever no Sisu.


Como funcionam a primeira e a segunda opção no Sisu?

Basicamente, a ideia é que se siga uma ordem de prioridade para o candidato. Então, na primeira opção seria o que mais se deseja. A segunda opção fica sendo um plano B para a estratégia dessa escolha. Se, depois disso, a pessoa não for selecionada na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso, ela pode manifestar interesse para a lista de espera. Por isso, é importante ficar de olho no calendário e não perder o prazo para fazer isso!


Quais são os tipos de curso oferecidos no Sisu 2021?

Os cursos oferecidos pelo Sisu são cursos de graduação em instituições públicas, nas modalidades presencial e a distância. Eles englobam as mais diversas áreas e podem ser dos seguintes tipos:

  • Tecnólogo

    Os cursos tecnólogos, ou tecnológicos, possuem duração entre 2 e 3 anos e possibilitam uma rápida inserção no mercado de trabalho. Como o foco desse tipo de graduação é a preparação para o mercado, as disciplinas são mais práticas e voltadas para o desenvolvimento de atividades que espelham o que acontece em um ambiente profissional.

  • Bacharelado

    Já os cursos de bacharelado possuem uma duração maior, de 4 a 6 anos, e um foco mais amplo sobre a área de estudo. Por isso, o aprofundamento acaba sendo maior tanto na parte prática quanto na teórica.

  • Licenciatura

    Os cursos de licenciatura são voltados para quem tem a intenção de trabalhar na área da educação, dando aulas para estudantes, principalmente dos ensinos fundamental ao médio. A duração dele é similar a de um curso de bacharelado, com uma média de 4 anos.

    É importante lembrar que as três modalidades são igualmente reconhecidas pelo MEC como cursos de graduação, permitindo que os estudantes formados possam continuar os estudos posteriormente em cursos de pós-graduação.

O Quero Bolsa te ajuda a encontrar e a pagar sua faculdade
O Quero Bolsa é um serviço que te ajuda a encontrar a sua faculdade ideal e a economizar nas mensalidades. Por meio do nosso site, você consegue vagas em mais de 1000 faculdades. Basta fazer a pré-matrícula para garantir seu curso!
Você encontra sua vaga e faz a pré-matrícula na hora
O desconto do Quero Bolsa vale até o fim do curso
Bolsa garantida ou seu dinheiro de volta

Quais são as instituições participantes do Sisu 2021?

Atualmente, o Sisu conta com instituições participantes em praticamente todos os estados brasileiros. A lista de instituições costuma sofrer algumas alterações a cada edição.

Para facilitar a vida de quem se interessa pelo assunto, fizemos uma lista com todas as instituições que aderiram oficialmente ao Sisu 2021 como método de seleção.

Universidades participantes do Sisu


Qual é a nota mínima para entrar no Sisu?

A nota mínima do Sisu é quando algumas faculdades exigem que o candidato tenha um desempenho mínimo na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas. Assim, algumas instituições dão pesos diferentes para as provas do Enem para cada curso, e a nota varia de acordo com o que elas estipularam. É importante saber que o sistema do Sisu faz esse cálculo automaticamente e gera uma nova nota que é apresentada para o candidato.

Veja também a diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu.

Uma coisa que costuma ajudar muita gente também é acompanhar as notas de corte do Sisu de edições anteriores para se ter uma ideia e até mesmo formular algumas estratégias para esse processo de seleção.


Qual é o calendário do Sisu 2021?

O calendário do Sisu 2021 vai ser assim:

  • 6 a 9 de abril - período de inscrição

  • 13 de abril - resultado da chamada única para o primeiro semestre

  • 14 a 19 de abril - prazo para matrícula

  • 13 a 19 de abril - período para participar da lista de espera

  • O resultado da lista de espera será divulgado pelas próprias universidades.


Como usar a nota do Enem para entrar no Sisu?

A partir do momento em que o candidato faz o login no Sisu, o sistema resgata de forma automática as suas notas alcançadas no Enem válido para a seleção. Então, não é preciso se preocupar em inserir esse tipo de informação no sistema.


Como simular a nota para o Sisu?

Se você quiser ter uma ideia de como andam as suas chances de aprovação no Sisu, pode descobrir quais são as melhores opções de cursos e faculdades para você com o Simulador de Notas de Corte do Enem, do Quero Bolsa. É só colocar as suas notas na prova que ele vai sugerir quais são as suas possibilidades.


Como saber o resultado do Sisu?

Você pode saber o resultado do Sisu de três formas:

  1. Consultando o boletim do candidato, na página do Sisu;

  2. Verificando diretamente com as instituições participantes;

  3. Ligando na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.


Quais são os documentos necessários para a matrícula pelo Sisu?

Se você for selecionado pelo Sisu, precisa verificar com a instituição de ensino em que você foi aprovado quais são os documentos para a matrícula, como eles devem ser entregues (de forma digital ou presencial) e em qual período e horário é possível fazer essa entrega. Lembre-se de que o prazo para a matrícula fica disponível na página do Sisu!


Qual é a diferença entre Sisu e Prouni?

Tanto o Sisu quanto o Programa Universidade para Todos (Prouni) são programas do governo que ajudam a aumentar o número de estudantes no ensino superior. Porém, enquanto o Sisu oferece vagas no ensino superior público, o Prouni oferece bolsas de estudo para pessoas que desejam estudar em instituições de ensino superior privado.

Com o Prouni, é possível conseguir bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) até o fim do curso, sem necessidade de devolver algum valor ao governo depois de terminar o curso.

A seleção também é feita de forma gratuita e online. Entretanto, enquanto o Sisu permite a participação de todos que fizeram o Enem do ano anterior e não zeraram a redação, para participar do Prouni é preciso também comprovar renda e ter estudado durante todo o ensino médio em escola pública, ou privada com bolsa integral.

Para obter mais informações, acesse o Guia Completo sobre o Prouni.


Qual é a diferença entre Sisu e Fies?

Como já mencionado, o Sisu seleciona estudantes que querem estudar em instituições de ensino superior públicas. Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que ajuda a democratizar o acesso ao ensino superior em instituições privadas por meio de um financiamento.

Ele está dividido em diferentes modalidades: com juros zero para aqueles que mais precisam e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

O processo de seleção também é realizado online, utilizando a nota do Enem e tendo a necessidade de preencher alguns pré-requisitos, como a comprovação de renda.

Para mais informações, acesse nosso Guia Completo do Fies.


Qual é a diferença entre Sisu e Quero Bolsa?

O Quero Bolsa é uma empresa privada que oferece bolsas de estudo para pessoas que estão entrando na faculdade e querem estudar em instituições privadas.

O estudante paga uma taxa única para o Quero Bolsa e não precisa de comprovação de renda. Depois de imprimir comprovante de pagamento dessa taxa, é só levá-lo até a instituição de ensino para garantir o desconto até o final do curso. Tudo muito rápido, fácil e sem burocracia!

Diferente do Sisu, o Quero Bolsa não seleciona os candidatos por nota. Também não precisa ter feito o ensino médio em escola pública e nem ter feito o Enem.

Acesse o Quero Bolsa e procure uma bolsa de estudo para o curso que você tanto quer fazer!

Qual é a vantagem do Quero Bolsa?

O Quero Bolsa também tem um programa chamado Quero Pontos, em que é possível acumular uma pontuação e trocar por mensalidades.

Para ganhar pontos, basta indicar o Quero Bolsa aos seus amigos. Você pontua cada vez que a pessoa que você indicou pagar a taxa única ao Quero Bolsa.

Saiba mais sobre o programa aqui: Quero Pontos.

ALERTA DE VAGAS i-close
Compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Você considera a opção de estudar em uma faculdade particular?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia?

Nem sempre estudar em uma instituição pública é a melhor opção para se formar.

Nós do Quero Bolsa, criamos um comparativo de vantagens entre uma instituição pública e uma privada.

Quer dar uma olhada?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo!

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades
i-close