Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Física

Sobre o curso de Física

O curso de Física forma profissionais que estudam a matéria, a energia e suas relações e interações, como os seus principais fenômenos e teorias.

O curso é oferecido em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. O estudante de licenciatura terá as habilidades necessárias para dar aulas no Ensino Fundamental e Médio. Já o bacharel tem foco em áreas de pesquisa básica e desenvolvimento de tecnologias.

No mercado de trabalho, o físico pode atuar em empresas e universidades, desenvolvendo projetos de pesquisa nas diferentes áreas da ciência. Até mesmo no mercado financeiro há espaço para os profissionais.

O licenciado em Física atua como professor de física em cursos pré-vestibulares ou em escolas, dando aula para os nonos anos e ensino médio. Em resumo, o físico pode ser pesquisador, educador, tecnólogo e um profissional interdisciplinar.

O que faz o físico?

O físico aplica princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas. Algumas de suas atividades, além da prática de ensino, podem ser: aplicar técnicas de radiação ionizante e não ionizante em ciências da vida, radiação na agricultura e conservação de alimentos.

O profissional da Física também pode operar reatores nucleares e equipamentos emissores de radiação.

Ainda dentro deste leque, o físico desenvolve fontes alternativas de energia, projeta sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos.

Outras atividades possíveis são a realização de medidas de grandezas físicas, o desenvolvimento de programas e rotinas computacionais e a elaboração de documentação técnica e científica.

Melhores faculdades com cursos de Física

Como é o curso de Matemática

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Física deve conter alguns conteúdos curriculares obrigatórios.

Metade da carga horária deverá ser preenchida com o Núcleo Comum, dividido em cinco setores:

• Física Geral (conteúdos do Ensino Médio, teoria de tópicos fundamentais e práticas de laboratório);

• Matemática (cálculo diferencial e integral, geometria analítica, álgebra linear, equações diferenciais, probabilidade, estatística e computação);

• Física Clássica (conceitos de mecânica clássica, eletromagnetismo e termodinâmica);

• Física Moderna e Contemporânea (mecânica quântica, física estatística, relatividade e aplicações – práticas laboratoriais);

• Disciplinas Complementares (Outras Ciências Naturais e Humanas).

O restante de horas do curso deve ser focado nos módulos especializados. Ou seja, que tipo de profissional aquela graduação em Física irá formar. São eles:

• Físico-Pesquisador: (Bacharelado em Física);

• Físico-Educador: (Licenciatura em Física);

• Físico Interdisciplinar: (Bacharelado ou Licenciatura em Física e Associada);

• Físico-Tecnólogo: (Bacharelado em Física Aplicada).

O MEC indica ainda que todas as modalidades devem incluir uma monografia de fim de curso, que pode ser associada a algum estágio realizado pelo aluno. É obrigatório que o trabalho apresente a aplicação de procedimentos científicos na análise de um problema específico.

Onde o profissional pode trabalhar?

O físico tem um amplo campo de atuação na saúde, na produção de combustíveis (inclusive nucleares) e na fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação.

Entretanto, é mais comum encontrar o profissional de Física em escolas, institutos de pesquisa e universidades públicas, como pesquisadores ou professores.

Sua atividade costuma ser em equipe e com alguma supervisão. Alguns profissionais podem ser expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para poder atuar profissionalmente, o físico deve possuir diploma em um curso reconhecido pelo MEC.

É comum encontrar profissionais com títulos de especialização, mestrado e doutorado. O exercício pleno das atividades ocorre geralmente após quatro anos de experiência.

ALERTA DE BOLSASi-close

Nós podemos te ajudarRaised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

i-return ALERTA DE BOLSASi-close

Deixe seus contatosMailbox

ALERTA DE BOLSASi-close

Deu tudo certo!Plus1

Fique de olho em seu e-mail e WhatsApp nos próximos dias.Eyes

Você também pode pesquisar as bolsas disponíveis aqui mesmo em nosso site.

Quer fazer isso agora?

CENTRAL DE AJUDAi-close

Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream
i-close