Sobre o curso de Física
É a ciência que estuda a matéria, a energia e as forças que as afetam, bem como as leis que regem seu comportamento. A física explora a natureza e os fenômenos que ocorrem no universo, desde o nível mais básico até o mais complexo.
O curso de Física forma profissionais que estudam a matéria, a energia e suas relações e interações, como os seus principais fenômenos e teorias.
O curso é oferecido em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. O estudante de licenciatura terá as habilidades necessárias para dar aulas no Ensino Fundamental e Médio. Já o bacharel tem foco em áreas de pesquisa básica e desenvolvimento de tecnologias.
No mercado de trabalho, o físico pode atuar em empresas e universidades, desenvolvendo projetos de pesquisa nas diferentes áreas da ciência. Até mesmo no mercado financeiro há espaço para os profissionais.
O licenciado em Física atua como professor de física em cursos pré-vestibulares ou em escolas, dando aula para os nonos anos e ensino médio. Em resumo, o físico pode ser pesquisador, educador, tecnólogo e um profissional interdisciplinar.
Após a formação e a inserção no mercado de trabalho, o físico pode ganhar um salário acima de 24 mil reais, segundo os dados do Caged, referentes ao ano de 2021. Confira tudo sobre o salário médio da área na página de salários da Quero Bolsa.
Como é a faculdade de Física?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Física deve conter alguns conteúdos curriculares obrigatórios.
Metade da carga horária deverá ser preenchida com o Núcleo Comum, dividido em cinco setores:
Física Geral (conteúdos do Ensino Médio, teoria de tópicos fundamentais e práticas de laboratório);
Matemática (cálculo diferencial e integral, geometria analítica, álgebra linear, equações diferenciais, probabilidade, estatística e computação);
Física Clássica (conceitos de mecânica clássica, eletromagnetismo e termodinâmica);
Física Moderna e Contemporânea (mecânica quântica, física estatística, relatividade e aplicações – práticas laboratoriais);
Disciplinas Complementares (Outras Ciências Naturais e Humanas).
O restante de horas do curso deve ser focado nos módulos especializados. Ou seja, que tipo de profissional aquela graduação em Física irá formar. São eles:
Físico-Pesquisador: (Bacharelado em Física);
Físico-Educador: (Licenciatura em Física);
Físico Interdisciplinar: (Bacharelado ou Licenciatura em Física e Associada);
Físico-Tecnólogo: (Bacharelado em Física Aplicada).
O MEC indica ainda que todas as modalidades devem incluir uma monografia de fim de curso, que pode ser associada a algum estágio realizado pelo aluno. É obrigatório que o trabalho apresente a aplicação de procedimentos científicos na análise de um problema específico.
Veja também: Todas as informações sobre o curso de Engenharia Física no site da Quero Bolsa.
Qual a grade curricular de Física?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Física em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Algebra e Estruturas Algebricas
-
Análise Matemática
-
Cálculo Diferencial e Integral - 1
O que se aprende na faculdade de Física?
A estrutura curricular do curso de Física apresenta disciplinas como: Física Básica, Cálculo, Métodos Numéricos, Mecânica, Eletromagnetismo, Física Experimental, Estrutura da Matéria e Termodinâmica, entre outras. Os estudantes que escolherem pela habilitação em licenciatura, além destas disciplinas, estudam sobre Didática, Organização Escolar e Práticas de Ensino.
Veja também: Quanto ganha um cientista no site da Quero Bolsa.
Quanto custa uma faculdade de Física?
O valor do curso de Física pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 85,00 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.
Procure o curso de Física ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Física
O que faz o profissional de Física?
O físico aplica princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas. Algumas de suas atividades, além da prática de ensino, podem ser: aplicar técnicas de radiação ionizante e não ionizante em ciências da vida, radiação na agricultura e conservação de alimentos.
O profissional da Física também pode operar reatores nucleares e equipamentos emissores de radiação.
Ainda dentro deste leque, o físico desenvolve fontes alternativas de energia, projeta sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos.
Outras atividades possíveis são a realização de medidas de grandezas físicas, o desenvolvimento de programas e rotinas computacionais e a elaboração de documentação técnica e científica.
Onde o profissional de Física pode trabalhar?
O físico tem um amplo campo de atuação na saúde, na produção de combustíveis (inclusive nucleares) e na fabricação de material eletrônico e aparelhos de comunicação.
Entretanto, é mais comum encontrar o profissional de Física em escolas, institutos de pesquisa e universidades públicas, como pesquisadores ou professores.
Sua atividade costuma ser em equipe e com alguma supervisão. Alguns profissionais podem ser expostos aos efeitos da radiação e de materiais tóxicos.
Veja também: Quanto ganha um professor de Ciências Exatas? Confira na página de salários da Quero Bolsa.
Quanto ganha um profissional de Física?
O salário médio de um Físico no Brasil é de R$ 13.135,77 . Os estados onde a profissão de Físico têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Física
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Física?
Para poder atuar profissionalmente, o físico deve possuir diploma em um curso reconhecido pelo MEC.
É comum encontrar profissionais com títulos de especialização, mestrado e doutorado. O exercício pleno das atividades ocorre geralmente após quatro anos de experiência.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Física?
As principais características do profissional de Física, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Física
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Física foram: