logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Profissional de física: tudo sobre a profissão

Aquele que estuda e aplica conceitos físicos em atividades específicas. O físico possui conhecimento para desempenhar funções em diversas áreas de atuação e, consequentemente, de impacto para a sociedade.
profissional de física

Sobre a profissão

O profissional desta área aplica princípios, conceitos e métodos da física em diversas atividades do nosso cotidiano. Por causa da abrangência de sua atuação, o físico pode ser presença em outros ramos do conhecimento como, por exemplo, em sistemas de telecomunicações, no aprimoramento da produção agrícola, em equipamentos que envolvem radiação, em sistemas eletrônicos e na supervisão da produção industrial. 

A abrangência deste profissional também está presente na educação. O profissional com formação em um curso de licenciatura poderá atuar com pesquisas e com atribuição de aulas. Além disso, ele poderá trabalhar no Ensino Médio, Fundamental ou com as instituições de ensino superior. 

De acordo com a página do curso, o físico tem um amplo campo de atuação na saúde, na produção de combustíveis - inclusive nucleares - e na fabricação de materiais eletrônicos e aparelhos de comunicação. Além disso, o profissional também poderá desempenhar funções de supervisão em processos produtivos. O portal de recrutamento Glassdoor afirma que o salário médio nacional de um físico é de R$ 8.154,00, por mês, no Brasil.

Se você quiser se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com bolsa de estudo em Física, confira as oportunidades no site da Quero Bolsa.

Este profissional pode atuar em empresas e universidades. O físico tem habilitação para o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas diferentes áreas da ciência. Por outro lado, e pensando na formação em licenciatura, sua atuação pode abranger as profissões de pesquisador, educador e tecnólogo na área de atuação.

Por que ser um Profissional de física?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Profissional de física

    Como se tornar um Profissional de física?

    O profissional de Física pode obter sua formação acadêmica em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. O estudante de licenciatura estará apto para a atribuição de aulas no Ensino Fundamental e Médio. Por outro lado, o bacharel tem foco para as áreas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.

    Álgebra e Estruturas Algébricas, Análise Matemática, e Cálculo Diferencial e Integral - 1 (2 e 3) são algumas das disciplinas que o estudante poderá encontrar em sua formação acadêmica. No site da Quero Bolsa, você visualiza toda a grade curricular do curso de Física

    O Ministério da Educação (MEC) sugere que as modalidades devem incluir uma monografia de fim de curso. Além disso, os cursos de Bacharelado e Licenciatura possuem duração média de quatro anos (oito semestres). No site da Quero Bolsa, você encontra oportunidades em pós-graduação em Física.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Quais cidades têm cursos de Física?