Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Técnico em informática: tudo sobre a profissão

O profissional que trabalha com manutenção de computadores

Mercado de trabalho está aquecido na área e apresenta perspectivas promissoras; carreira exige constante atualização em relação a tecnologias

técnico em informática

Sobre a profissão

O técnico em informática é um profissional que tem entre suas responsabilidades a montagem, acabamento e manutenção de computadores, além da identificação e correção de problemas em aparelhos eletrônicos.

Ele também instala e configura redes e softwares, trabalhando no desenvolvimento de sistemas e websites, o que o leva a atuar tanto em redes domésticas quanto empresariais (privadas e públicas).

Por essas razões, o técnico em informática pode trabalhar tanto em empresas que prestem esse tipo de serviço como profissional autônomo, recrutando clientes que necessitem de sua prestação de serviços.

O técnico em informática oferece suporte técnico em computadores, notebooks e dispositivos móveis. Ele precisa estar antenado nas novidades tecnológicas para desempenhar seu trabalho. Atualmente, o mercado apresenta um grande número de vagas e boas perspectivas de crescimento para a área. De acordo com dados de 2019 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o salário médio no Brasil de um técnico em informática fica entre R$1.110,00 e R$1.900,00.

O técnico em informática pode atuar na formatação de computadores, bem como na instalação e desenvolvimento de redes e softwares.

O profissional também monta e configura máquinas e seus sistemas. Dentre outras formas, há a possibilidade da prestação de serviço autônoma e integração com equipes de empresas de pequeno, médio e grande porte do setor de tecnologia.

Há ainda empresas de outros segmentos, geralmente as de médio e grande porte, que possuem núcleo de profissionais de tecnologia para atenderem às demandas próprias.

Por que ser um Técnico em informática?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Técnico em informática

    Como se tornar um Técnico em informática?

    É recomendado que o postulante a essa carreira faça um curso técnico de Informática, com duração média de um ano e meio. O técnico em informática pode encontrar, dependendo do curso em que se matricule, uma especialização em determinada área. O problema se dá no fato de a profissão ainda não ser regulamentada, o que significa que não é necessário diploma para se atuar na área. 

    Entretanto, profissionais com titulação superior são valorizados no mercado de trabalho e adquirem conhecimentos de forma mais profunda do que aqueles que fazem um curso técnico. Além disso, grandes empresas realizam programas de trainee e estágio para estudantes de cursos como Ciências da Computação. Em concursos públicos para a área de Tecnologia da Informação o diploma pode ser exigido.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Exatas e Informática

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.