O técnico em informática é o profissional responsável por realizar a manutenção e instalação de sistemas de informática, resolvendo erros e garantindo a operação devida dos componentes. Suas funções incluem o suporte técnico e a orientação aos usuários.
Além do auxílio, o técnico em informática diagnostica e resolve problemas. Isso pode incluir a substituição de componentes defeituosos, a atualização de drivers, a instalação e configuração de programas e a remoção de vírus e malware.
Os técnicos também são encarregados de configurar redes de computadores e implementar medidas de segurança para proteger os sistemas contra ameaças cibernéticas, tanto em ambientes domésticos quanto empresariais.
O técnico em informática diagnostica e corrige problemas em equipamentos e sistemas, utilizando ferramentas e softwares específicos. Ele aplica manutenções preventivas e corretivas, instala programas, configura redes e atualiza sistemas para manter os dispositivos funcionais.
Ao atender usuários, o técnico orienta quanto ao uso seguro e eficiente dos sistemas, além de corrigir contratempos comuns, como configurações incorretas e instalação de novos softwares. Em ambientes corporativos, ele monitora redes e servidores, realiza backups e trabalha para evitar falhas de segurança.
A rotina do técnico também envolve o registro de atendimentos e a criação de relatórios sobre o desempenho dos sistemas, fornecendo dados que ajudam a melhorar a infraestrutura de TI da organização.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O técnico em informática pode atuar em empresas de diferentes segmentos, já que maioria das organizações utilizam sistemas de rede e software em sua operação. As principais demandas se concentram em indústrias, comércios, instituições de ensino e saúde, bem como em órgãos públicos. Ele também pode trabalhar em lojas de manutenção de computadores e eletrônicos, além de oferecer suporte domiciliar ou remoto.
Alguns técnicos em informática optam por atuar de forma independente, atendendo empresas e usuários como freelancers ou em contratos de manutenção.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar técnico em informática, é necessário concluir o curso técnico de Informática, com duração média de 1 a 2 anos. O programa abrange desde os fundamentos de hardware e software até conhecimentos de redes e segurança da informação.
Durante o período formativo, o estudante aprende a montar, configurar e reparar computadores e a lidar com softwares comuns no mercado. Algumas escolas também exigem a realização de um estágio supervisionado, que permite ao aluno aplicar seus conhecimentos em ambiente profissional.
Ao final do curso, o profissional está pronto para ingressar no mercado de trabalho, podendo prestar suporte em empresas, lojas de informática, ou até mesmo trabalhar de forma autônoma.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso técnico em Informática em sua região.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.