ProfissõesProfissões que só precisam de curso técnico: veja a lista
Por Isabella Baliana em 03/08/2023
Conheça 6 profissões em que só precisa ter feito o curso técnico para exercer e conseguir uma vaga de emprego
O profissional que trabalha com manutenção de computadores
Mercado de trabalho está aquecido na área e apresenta perspectivas promissoras; carreira exige constante atualização em relação a tecnologias

O técnico em informática é o profissional responsável instalar e configurar sistemas computacionais, mantendo-os ativos e seguros.
Seu trabalho consiste em oferecer suporte técnico para a montagem e a manutenção de computadores e periféricos, como impressoras e scanners.
Ele instala sistemas operacionais e aplicativos, configura redes locais e acessos à internet, além de realizar diagnósticos e correções de problemas de hardware e software.
Também substitui componentes defeituosos, atualiza drivers implementam medidas de segurança para proteger os sistemas contra ameaças cibernéticas, tanto em ambientes domésticos quanto empresariais.
O técnico em informática atua para diagnosticar e corrigir problemas em equipamentos e sistemas, utilizando ferramentas e softwares específicos.
Ele aplica manutenções preventivas e corretivas, instala programas, configura redes e atualiza sistemas para manter os dispositivos funcionais.
Ao atender usuários, o técnico orienta quanto ao uso seguro e eficiente dos sistemas, além de corrigir contratempos comuns, como configurações incorretas e instalação de novos softwares.
A rotina do técnico também envolve o registro de atendimentos e a criação de relatórios sobre o desempenho dos sistemas, fornecendo dados que ajudam a melhorar a infraestrutura de TI da organização.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O técnico em informática pode atuar em empresas de todos os segmentos, já que maioria das organizações utilizam sistemas de rede e software em sua operação.
As principais demandas se concentram em indústrias, comércios, instituições de ensino e saúde, bem como em órgãos públicos.
Ele também pode trabalhar em lojas de manutenção de computadores e eletrônicos, além de oferecer suporte domiciliar ou remoto.
Alguns técnicos em informática optam por atuar de forma independente, atendendo empresas e usuários como freelancers ou em contratos de manutenção.
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para se tornar técnico em informática, é necessário concluir o curso técnico de Informática, com duração média de 1 a 2 anos. O programa abrange desde os fundamentos de hardware e software até conhecimentos de redes e segurança da informação.
Ao final do curso, o profissional está pronto para ingressar no mercado de trabalho, podendo prestar suporte em empresas, lojas de informática, ou até mesmo trabalhar de forma autônoma.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso técnico em Informática em sua região.

Ser formado ou não... eis a questão?
ProfissõesPor Isabella Baliana em 03/08/2023
Conheça 6 profissões em que só precisa ter feito o curso técnico para exercer e conseguir uma vaga de emprego
ProfissõesPor Isabella Baliana em 15/06/2023
É adolescente e tem 18 anos ou menos? Conheça diversas opções de cursos técnicos ou profissionalizantes para se fazer sendo menor de 18 anos
ProfissõesPor Isabella Baliana em 05/07/2022
Saiba quais as faculdades e cursos mais indicados para pessoas 50+ e confira as profissões que mais contrataram pessoas com 50 anos ou mais