Informações

Eletricista

A instalação, a manutenção e o reparo de sistema elétrico são funções do eletricista

O que faz um eletricista

O eletricista é o profissional responsável pela implementação, manutenção e reparação de instalações elétricas, tanto residenciais quanto industriais. Além disso, o eletricista realiza a instalação, vistoria e reparo de aparelhos elétricos, eletrônicos e de redes de distribuição de energia. Também pode se especializar em instalações elétricas específicas, como as de navios e aviões, além de plataformas móveis, dados e cabos.

Como se tornar um eletricista

Para exercer a profissão de eletricista, não há obrigatoriedade de um diploma. Contudo, é recomendado ensino médio completo e cursos livres ou técnicos que englobem eletricidade e eletrônica básica. O eletricista também deve fazer uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), saber utilizar aparelhos como o multímetro e amperímetro, conhecer normas técnicas e procedimentos de segurança e primeiros socorros.

O eletricista deve ter conhecimento nas seguintes áreas: eletrotécnica, instalações elétricas interiores, segurança em instalações elétricas.

Áreas de atuação

O eletricista pode atuar nos mais diversos tipos e segmentos da indústria, em empresas de manutenção ou como autônomos. É possível também trabalhar como funcionário público ao prestar concurso.