Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Eletrotécnica

Saiba tudo sobre o curso de Eletrotécnica e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa

Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Eletrotécnica no notebook
Duração: em média, 2 anos
Bolsas: a partir de R$ 69,00
Ver bolsas de até 88%

Sobre o curso de Eletrotécnica

Última atualização: 08/01/2024

O curso de Eletrotécnica estuda a aplicação de sistemas elétricos e eletrônicos. Ao longo do curso, os alunos são imersos em uma combinação de teoria e prática, que estimula o desenvolvimento de competências técnicas alinhadas às constantes mudanças tecnológicas.

Durante o curso, que possui duração que varia entre 1 a 2 anos, dependendo do nível de ensino, os estudantes exploram os fundamentos de eletricidade, eletrônica, circuitos elétricos, sistemas de controle e automação, além de matemática e física. A grade curricular é estruturada para assegurar a consciência aos princípios e práticas da eletrotécnica.

Além disso, muitos cursos incorporam projetos práticos e estágios, proporcionando uma experiência real com o mercado de trabalho. Além disso, os estudantes frequentemente têm a oportunidade de trabalhar em laboratórios e participar de projetos de pesquisa.

Os tipos de formação para o curso de Eletrotécnica são: tecnólogo e técnico .

Como é o curso de Eletrotécnica?

O curso de Eletrotécnica é caracterizado por uma abordagem educacional que equilibra teoria e prática. As aulas teóricas apresentam os princípios elétricos e eletrônicos, enquanto as aulas práticas, laboratórios e projetos de fim de curso permitem a aplicação desses conhecimentos em situações reais.

Nas aulas teóricas, os alunos exploram temas como teoria dos circuitos, eletrônica de potência, sistemas digitais e análise de sistemas elétricos. Essa base é demandada para compreender os conceitos mais complexos abordados nos anos finais do curso.

Muitos programas também incluem módulos dedicados ao desenvolvimento de habilidades interpessoais e gerenciais, preparando os alunos para os desafios do ambiente de trabalho.

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Qual a grade curricular de Eletrotécnica?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Eletrotécnica em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Acionamentos Eletrônicos

  • Automação Industrial

  • Comandos Elétricos

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Eletrotécnica?

No curso de Eletrotécnica, os alunos adquirem habilidades para supervisionar e otimizar maquinários e dispositivos eletromecânicos. No início do curso, a metodologia valoriza as bases em matemática e física. Conforme o curso avança, os estudantes mergulham em disciplinas específicas, como sistemas de energia elétrica, máquinas elétricas, instrumentação e medição, e segurança em instalações elétricas.

Os alunos também são expostos a conceitos de energia renovável, eficiência energética e sustentabilidade, refletindo a crescente demanda por soluções energéticas mais limpas e eficientes.

Quanto custa uma faculdade de Eletrotécnica?

No site da Quero Bolsa, o curso de Eletrotécnica pode ser encontrado com mensalidades a partir de 79,90. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.

Para ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas em sua região.

Procure o curso de Eletrotécnica ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 69,00 entre as 1.465 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Eletrotécnica

Onde o profissional de Eletrotécnica pode trabalhar?

Os profissionais formados em Eletrotécnica encontram oportunidades em empresas de energia, indústrias de manufatura, empresas de automação industrial, setor de construção civil, e até em companhias de telecomunicações. Há também oportunidades em instituições de pesquisa e no setor educacional.

Sino de ofertas
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

Como ingressar na profissão de Eletrotécnica?

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Eletrotécnica?

O mercado de trabalho para profissionais de Eletrotécnica é dinâmico e exige uma série de competências. Além da proficiência técnica, habilidades como capacidade de resolver problemas, pensamento crítico, e adaptação às rápidas mudanças tecnológicas são valorizadas.

Dada a natureza interdisciplinar da eletrotécnica, profissionais que possuem conhecimentos em áreas complementares, como TI, mecânica ou gestão, tendem a ser mais competitivos no mercado.

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Eletrotécnica
Está com dúvidas sobre Eletrotécnica? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Eletrotécnica

Tipo de Pergunta
Recentes