Sobre o curso de Engenharia de Controle e Automação
Última atualização: 01/10/2024
Engenharia de Controle e Automação é a área que projeta, desenvolve e implementa sistemas para otimizar processos industriais. Ela vincula tecnologias robóticas, sensores e inteligência artificial, visando aumentar a eficiência, reduzir erros e melhorar a produtividade em setores de manufatura, energia e transporte.
O curso de Engenharia de Controle e Automação qualifica profissionais para projetar e gerenciar sistemas automatizados em diferentes setores da indústria. Durante o curso, os futuros engenheiros aprendem sobre tópicos de eletrônica, mecânica, programação, inteligência artificial e robótica, além de técnicas de controle de processos e sistemas dinâmicos.
Conforme progride no itinerário proposto, o aluno adquire habilidades para desenvolver soluções tecnológicas que integram máquinas e dispositivos com softwares inteligentes. Entre as disciplinas, destacam-se controle de processos, circuitos elétricos, sistemas embarcados e programação de controladores lógicos programáveis (CLP), com um enfoque em soluções práticas e inovadoras.
Após concluir o percurso acadêmico em Engenharia de Controle e Automação, o profissional está pronto para atuar em indústrias de manufatura, automotiva, petroquímica, alimentícia, farmacêutica, energia e tecnologia. Ele coordena o desenvolvimento de sistemas de automação, implementa sistemas robóticos e otimiza processos operacionais.
Como é o curso de Engenharia de Controle e Automação?
O curso de Engenharia de Controle e Automação é um bacharelado, com uma duração média de 5 anos e carga horária aproximada de 3.600 horas, conforme estipulado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é capacitar profissionais para projetar, desenvolver e implementar sistemas de automação em diferentes setores, utilizando conhecimentos multidisciplinares.
O curso é dividido em eixos temáticos que cobrem as áreas de Ciências Exatas e Engenharia, com conteúdos de Matemática, Física, Química e Estatística, além de disciplinas específicas de eletrônica, controle de processos, automação e robótica. Os alunos também desenvolvem lições de sistemas dinâmicos, inteligência artificial, circuitos elétricos, redes industriais e algoritmos.
A formação possui suporte para modalidades presenciais e à distância (EAD), com adaptações para as atividades práticas obrigatórias. Além disso, o estágio supervisionado é outro componente obrigatório, aplicado para aproximar o aluno do ambiente industrial.
Para concluir o período formativo, os estudantes devem completar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), exigindo a integração de conhecimentos adquiridos ao longo da formação.
Qual a grade curricular de Engenharia de Controle e Automação?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Controle e Automação em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Acionamento e Comando
-
Automação Industrial
-
Bases de Gestão para Engenharia
O que se aprende na faculdade de Engenharia de Controle e Automação?
No curso de Engenharia de Controle e Automação, os estudantes aprendem conceitos de ciências exatas, engenharia e tecnologia. A formação é estruturada em módulos teóricos e práticos, que abrangem desde as bases científicas até o desenvolvimento de sistemas automatizados.
As disciplinas básicas incluem Matemática, Física, Química e Estatística, Eletrônica Analógica e Digital, Circuitos Elétricos, Mecânica dos Sólidos e Fenômenos de Transporte. A junção de conteúdos introdutórios fornecem o alicerce para o desenvolvimento técnico necessário à automação.
Nos módulos avançados, os estudantes se aprofundam em temas como Controle de Processos, Robótica, Inteligência Artificial, Instrumentação, Sistemas Embarcados e Redes Industriais. A programação também é enfatizada no curso, com disciplinas voltadas para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação de Controladores Lógicos Programáveis (CLP).
Além das aulas teóricas, o curso envolve atividades práticas em laboratórios, onde os alunos desenvolvem projetos como protótipos de robôs, automação de linhas de produção e controle de processos industriais. Projetos integradores e o estágio supervisionado também fazem parte da formação, oferecendo a oportunidade de aplicar os conhecimentos em situações reais.
Embora varie de acordo com a instituição de ensino, as disciplinas presentas na grade curricular do curso de Engenharia de Controle e Automação podem incluir:
Circuitos elétricos;
Eletrônica analógica e digital;
Instrumentação e sistemas de aquisição de dados;
Microcontroladores, sistemas embarcados e sistemas em tempo real;
Acionamentos e máquinas elétricas;
Acionamentos pneumáticos e hidráulicos;
Controle analógico e digital de equipamentos e processos;
Controle moderno via variáveis de estado;
Identificação, modelagem, análise e simulação de sistemas dinâmicos;
Redes industriais de comunicação para automação;
Controladores lógico-programáveis e sistemas supervisórios;
Algoritmos, estruturas de dados e interfaces homem-máquina;
Sistemas integrados de manufatura;
Sistemas e dispositivos mecânicos;
Robótica.
Veja a grade curricular de Engenharia de Controle e Automação completa!.
Quanto custa uma faculdade de Engenharia de Controle e Automação?
O valor do curso de Engenharia de Controle e Automação pode variar muito de acordo com a instituição de ensino. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 84,83 entre as instituições parceiras do Quero Bolsa.
Encontre bolsas de estudo com até 80% de desconto para o curso de Engenharia de Controle e Automação.
Procure o curso de Engenharia de Controle e Automação ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia de Controle e Automação
O que faz o profissional de Engenharia de Controle e Automação?
O engenheiro de controle e automação é responsável por projetar, implementar e gerenciar sistemas que automatizam processos industriais e comerciais. Seu trabalho envolve a integração de tecnologias avançadas para otimizar a eficiência, a produtividade e a segurança nas operações de uma empresa.
Esses profissionais desenvolvem e aplicam sistemas de controle que utilizam sensores, atuadores e controladores para monitorar e ajustar o funcionamento de máquinas e processos. Eles criam algoritmos e programas que garantem que os sistemas operem conforme as especificações desejadas, mantendo a qualidade e a precisão das operações.
Além disso, engenheiros de Controle e Automação trabalham com robótica e sistemas embarcados para criar soluções que automatizam tarefas repetitivas e complexas. Eles projetam e configuram redes de comunicação que permitem a troca de informações entre diferentes sistemas e dispositivos, facilitando a integração de tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA).
A atuação desses profissionais também inclui a realização de manutenções preventivas e corretivas em sistemas automatizados, bem como a análise e a solução de problemas técnicos que possam surgir. Eles colaboram com equipes multidisciplinares para assegurar que os projetos atendam aos requisitos técnicos e de segurança, e frequentemente participam do desenvolvimento e da implementação de novos processos e tecnologias.
Onde o profissional de Engenharia de Controle e Automação pode trabalhar?
O engenheiro de controle e automação pode trabalhar em indústrias de manufatura, automotiva, petroquímica, alimentícia, farmacêutica e de energia, onde promove a automação e otimização de processos.
Além da indústria tradicional, o engenheiro de automação também encontra oportunidades em setores de tecnologia, como empresas de robótica, desenvolvimento de sistemas embarcados e tecnologias de inteligência artificial.
Outras áreas que requisitam sua expertise incluem o setor de energia, com foco em sistemas de controle para redes elétricas inteligentes (smart grids) e fontes de energia renovável.
Veja também: “Quanto ganha um engenheiro de controle e automação?” no site da Quero Bolsa.
Quanto ganha um profissional de Engenharia de Controle e Automação?
O salário médio de um Engenheiro de Controle e Automação no Brasil é de R$ 2.803,93 . Os estados onde a profissão de Engenheiro de Controle e Automação têm os melhores salários são .
Como ingressar na profissão de Engenharia de Controle e Automação?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Controle e Automação?
Para trabalhar na área de Engenharia de Controle e Automação, é necessário concluir um curso de bacharelado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que normalmente dura cerca de cinco anos. Além disso, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), que permite a atuação legal como engenheiro.
A atualização constante também é valorizada, pois a área de automação e controle está em evolução, com o surgimento de novas tecnologias de inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e robótica avançada.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia de Controle e Automação?
As principais características do profissional de Engenharia de Controle e Automação, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Engenharia de Controle e Automação
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia de Controle e Automação foram: