logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Todas as informações sobre o curso de Automação Industrial você encontra aqui na Quero Bolsa

Automação Industrial

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado, Tecnólogo, Pós-graduação e Técnico
Área de conhecimento
Engenharias
Duração
até 18 semestres
Estágio obrigatório?
Não

A classificação da área de conhecimento foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Automação Industrial

O curso de Automação Industrial forma profissionais capazes de atuar na modernização dos processos produtivos da indústria.

Ao final do curso, o aluno se qualifica para projetar máquinas, equipamentos, componentes robóticos, sistemas de integração e automação, gerenciar processos industriais e desenvolver e instalar sistemas digitais, softwares e linguagens de programação.

No mercado de trabalho, o tecnólogo em automação industrial pode atuar em diversos setores da área industrial, como automobilístico, químico, alimentício, agrícola, farmacêutico, petroquímico e metalúrgico.

Pode também assumir diferentes cargos dentro das empresas, como desenvolvedor, supervisor, integrador, mantenedor e consultor de sistemas e tecnologias de automação.

Os tipos de formação para o curso de Automação Industrial são: bacharelado , tecnólogo , pós-graduação e técnico .

Como é a faculdade de Automação Industrial?

O curso de Automação Industrial é um curso tecnológico que mescla disciplinas generalistas (Matemática, Física, Eletroeletrônica e Informática) e específicas (Robótica, Instalação de Sistemas e Comunicação de Dados).

As aulas práticas, com a produção de máquinas, são muito presentes no curso, e isso ajuda o aluno a colocar em prática o aprendizado. Algumas instituições de ensino contam com convênios com empresas e indústrias, incentivando assim o envolvimento em projetos e a oportunidade dos contatos iniciais com o mercado de trabalho.

A duração média da graduação em Automação Industrial é de dois anos e meio a três.

Além do tecnólogo em Automação Industrial, existe a possibilidade da realização do curso de Engenharia de Controle e Automação. No site da Quero Bolsa, você encontrará informações sobre a profissão de engenheiro de controle e automação, quanto ganha em média e informações sobre o curso superior de [Engenharia de Controle e Automação](https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/engenharia-de-controle-e-automacao.

Qual a grade curricular de Automação Industrial?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Automação Industrial em uma de nossas faculdades parceiras:

Concepção e Design de Sistemas Digitais
Cálculo
Design de Sistemas Automáticos

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Automação Industrial?

Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso tecnológico de Automação Industrial tem duração mínima de 2.400 horas.

É exigido que a instituição de ensino conte com uma infraestrutura básica para oferecer essa graduação, como biblioteca específica e atualizada e laboratório de informática com equipamentos compatíveis com as necessidades.

São necessários também laboratórios de automação industrial, eletrônica, hidráulica e pneumática, de instalações elétricas e de redes industriais.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso utilizando estas disciplinas em comum, entre outras:

  • Matemática e Física Aplicada;

  • Eletrônica analógica e digital;

  • Algoritmos e Programação;

  • Instalações elétricas industriais;

  • Desenho técnico;

  • Sistemas de Controle e Supervisórios;

  • Redes industriais;

  • Manutenção industrial e Segurança do Trabalho;

  • Fabricação mecânica;

  • Robótica e Máquinas elétricas;

  • Planejamento e Gestão.

Quanto custa uma faculdade de Automação Industrial?

O valor do curso de Automação Industrial pode variar muito de acordo com a instituição de ensino e com a modalidade que o aluno escolher: Bacharelado, Tecnólogo, Pós-graduação e Técnico. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 29,00 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.

Encontre a faculdade ideal para você aqui.

Procure o curso de Automação Industrial ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 20,00 entre as 1.189 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Automação Industrial

O que faz o profissional de Automação Industrial?

O tecnólogo em automação industrial projeta e gerencia a instalação e o uso de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais.

Seu trabalho é supervisionar a implantação e operação de redes industriais, sistemas supervisórios, controladores lógicos programáveis, sensores e atuadores presentes nos processos.

Também vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

Nota de corte para Automação Industrial

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Automação Industrial foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Automação Industrial
Está com dúvidas sobre Automação Industrial? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Automação Industrial

Tipo de Pergunta
Recentes