Sobre o curso de Automação Industrial
O curso de Automação Industrial forma profissionais capazes de atuar na modernização dos processos produtivos da indústria.
Ao final do curso, o aluno se qualifica para projetar máquinas, equipamentos, componentes robóticos, sistemas de integração e automação, gerenciar processos industriais e desenvolver e instalar sistemas digitais, softwares e linguagens de programação.
No mercado de trabalho, o tecnólogo em automação industrial pode atuar em diversos setores da área industrial, como automobilístico, químico, alimentício, agrícola, farmacêutico, petroquímico e metalúrgico.
Pode também assumir diferentes cargos dentro das empresas, como desenvolvedor, supervisor, integrador, mantenedor e consultor de sistemas e tecnologias de automação.
Como é a faculdade de Automação Industrial?
O curso de Automação Industrial é um curso tecnológico que mescla disciplinas generalistas (Matemática, Física, Eletroeletrônica e Informática) e específicas (Robótica, Instalação de Sistemas e Comunicação de Dados).
As aulas práticas, com a produção de máquinas, são muito presentes no curso, e isso ajuda o aluno a colocar em prática o aprendizado. Algumas instituições de ensino contam com convênios com empresas e indústrias, incentivando assim o envolvimento em projetos e a oportunidade dos contatos iniciais com o mercado de trabalho.
A duração média da graduação em Automação Industrial é de dois anos e meio a três.
Além do tecnólogo em Automação Industrial, existe a possibilidade da realização do curso de Engenharia de Controle e Automação. No site da Quero Bolsa, você encontrará informações sobre a profissão de engenheiro de controle e automação, quanto ganha em média e informações sobre o curso superior de [Engenharia de Controle e Automação](https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/engenharia-de-controle-e-automacao.
Qual a grade curricular de Automação Industrial?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Automação Industrial em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Automação Industrial?
Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso tecnológico de Automação Industrial tem duração mínima de 2.400 horas.
É exigido que a instituição de ensino conte com uma infraestrutura básica para oferecer essa graduação, como biblioteca específica e atualizada e laboratório de informática com equipamentos compatíveis com as necessidades.
São necessários também laboratórios de automação industrial, eletrônica, hidráulica e pneumática, de instalações elétricas e de redes industriais.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso utilizando estas disciplinas em comum, entre outras:
Matemática e Física Aplicada;
Eletrônica analógica e digital;
Algoritmos e Programação;
Instalações elétricas industriais;
Desenho técnico;
Sistemas de Controle e Supervisórios;
Redes industriais;
Manutenção industrial e Segurança do Trabalho;
Fabricação mecânica;
Robótica e Máquinas elétricas;
Planejamento e Gestão.
Quanto custa uma faculdade de Automação Industrial?
O valor do curso de Automação Industrial pode variar muito de acordo com a instituição de ensino e com a modalidade que o aluno escolher: Bacharelado, Tecnólogo, Pós-graduação e Técnico. É possível encontrar mensalidades a partir de R$ 29,00 entre as instituições parceiras da Quero Bolsa.
Procure o curso de Automação Industrial ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Automação Industrial
O que faz o profissional de Automação Industrial?
O tecnólogo em automação industrial projeta e gerencia a instalação e o uso de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais.
Seu trabalho é supervisionar a implantação e operação de redes industriais, sistemas supervisórios, controladores lógicos programáveis, sensores e atuadores presentes nos processos.
Também vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.
Nota de corte para Automação Industrial
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Automação Industrial foram: