Ajuda

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Sisutec 2018 - Guia completo


O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico) é um programa do Governo Federal, gerenciado pelo MEC, criado para democratizar e facilitar o acesso ao Ensino Técnico e Profissionalizante.

O Sisutec foi criado em 2013 como um projeto complementar o Pronatec que, por meio do subprojeto Bolsa Formação, oferece vagas gratuitas em cursos de instituições públicas e particulares.

A seleção é realizada, única e exclusivamente, com base na pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona o Sisutec?

Seguindo um modelo parecido com o do Sisu, o Sisutec é um sistema por meio do qual é possível escolher e aplicar para vagas gratuitas no Brasil inteiro. A inscrição e a escolha de cursos são realizadas em uma única etapa, dentro do período de inscrição, pela internet.

Após se inscrever, o candidato tem acesso à página com todos os cursos oferecidos. A partir deste ponto é possível filtrar por localidade, instituição e tipo de curso desejado.

Uma vez que tenha encontrado os cursos de interesse é possível escolher, por ordem de prioridade, sua primeira e segunda opção, além da modalidade que deseja concorrer.

Durante todo o período de inscrição é possível comparar sua nota obtida no Enem com a nota de corte para a modalidade e curso selecionados. As notas de corte são atualizadas sempre à meia noite e, caso sua nota não alcance o mínimo estipulado, é possível alterar o curso selecionado e aplicar para outro.

Ao fim do período determinado para a inscrição é liberada a lista dos selecionados na primeira chamada. Caso o candidato esteja na lista, o próximo passo é procurar a instituição de ensino para obter maiores informações sobre o período de matrícula.

Só é possível se classificar para um dos cursos. Caso seja classificado em sua primeira opção, não poderá ser selecionado para a segunda. Entretanto, se for selecionado somente para a segunda opção de curso, existe a possibilidade de concorrer novamente para a primeira por meio da segunda chamada do Sisutec após o período de matrícula.

É na segunda chamada que as vagas remanescentes serão passadas aos suplentes, por ordem de nota. Os aprovados na segunda opção de curso que já tiverem realizado matrícula, se aprovados na chamada subsequente, poderão trocar de curso, tendo a matrícula anterior cancelada.

Quais os cursos e instituições participantes do Sisutec?

Por meio do sistema do Sisutec, são ofertadas vagas de cursos técnicos e profissionalizantes. É possível encontrar vagas em universidades, centros universitários e faculdades públicas e privadas; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; em escolas técnicas estaduais e municipais; em instituições do Serviço Nacional de Aprendizagem e em outras escolas técnicas privadas.

Você pode conferir a lista atualizada de cursos e instituições participantes na página do Sisutec. Todos os cursos são gratuitos.

Quem pode se inscrever no Sisutec?

Podem se inscrever no Sisutec todos os candidatos que participaram do Enem na edição anterior, que tenham concluído o Ensino Médio e obtido pontuação maior que zero na redação.

Por se tratar de um programa que busca a democratização de vagas em instituições de ensino técnico, 85% das vagas ofertadas são destinadas a candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou particular como bolsista integral.

Como se inscrever no Sisutec?

Para participar do processo seletivo do Sisutec, é preciso ter realizado a prova do Enem do ano anterior. Para se inscrever é necessário acessar o site oficial do Sisutec com o número de inscrição e senha cadastrados no site do Enem e em seguida escolher os cursos nos quais deseja se matricular. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet.

É importante ler o edital do Sisutec do ano vigente e se atentar às regras e ao prazo de inscrição estipulado.

Como funciona o sistema de reserva de vagas no Sisutec?

Por lei, é obrigatório haver vagas reservadas para estudantes de baixa renda. No processo seletivo do Sisutec, por ter como finalidade a democratização do Ensino Técnico, 85% de todas as vagas ofertadas tem este destino.

Os candidatos não optantes pela reserva de vagas, não precisam ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública ou particular como bolsista integral, diferentemente dos candidatos que optarem pelas vagas reservadas.

Dentro dos optantes pela reserva de vagas, há a opção de escolher participar da seleção pelas vagas de ação afirmativa, que são destinadas a estudantes da escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Nas instituições federais, é obrigatório que o cálculo do número de vagas disponibilizadas para as ações afirmativas seja feito proporcionalmente ao número de pretos, pardos e indígenas registrado no último censo demográfico realizado.

No ato da inscrição, é possível escolher em qual modalidade deseja concorrer: Não optante ou optante, e em qual divisão dos optantes das ações afirmativas você se enquadra. Desta forma, o sistema pode garantir que você concorra em igualdade com as pessoas da mesma categoria escolhida.

Aplicativo Sisutec para smartphone e tablet

Com o aplicativo do Sisutec é possível pesquisar as vagas que serão ofertadas, o número de vagas, os turnos, e as cidades e instituições que irão oferecer os cursos. Pelo aplicativo também é possível acompanhar os seus cursos favoritos, as datas importantes, criar lembretes e até mesmo receber notificação conforme as notas de corte forem anunciadas.

O aplicativo está disponível para Android, Windows Phone e iOS - link para baixar.

O Quero Bolsa ajuda estudantes a encontrar e pagar sua faculdade

O Quero Bolsa é um serviço que te ajuda a encontrar a sua faculdade ideal e economizar nas mensalidades. Através do nosso site você consegue bolsas de estudos parciais em mais de 1100 universidades parceiras. Basta fazer a pré-matrícula no site para garantir um desconto até o fim do curso!
Você encontra sua bolsa e faz a pré-matrícula na hora
Sua Bolsa vale até o fim do curso
Bolsa garantida ou seu dinheiro de volta
ALERTA DE BOLSASi-close

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream

Você considera a opção de estudar em uma faculdade particular com desconto até o final do curso?

ALERTA DE BOLSASi-close

Nós podemos te ajudarRaised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

i-return ALERTA DE BOLSASi-close

Deixe seus contatosMailbox

ALERTA DE BOLSASi-close

Deu tudo certo!Plus1

Fique de olho em seu e-mail e WhatsApp nos próximos dias.Eyes

Você também pode pesquisar as bolsas disponíveis aqui mesmo em nosso site.

Quer fazer isso agora?

ALERTA DE BOLSASi-close

Você sabia?Thinking face

Nem sempre estudar em uma instituição pública é a melhor opção para se formar.

Nós do Quero Bolsa, criamos um comparativo de vantagens entre uma instituição pública e uma privada.

Quer dar uma olhada?

CENTRAL DE AJUDAi-close

Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream
i-close