Sisutec 2025 - Guia completo
O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico) é um programa do Governo Federal, gerenciado pelo MEC, criado para democratizar e facilitar o acesso ao Ensino Técnico e Profissionalizante.
O Sisutec foi criado em 2013 como um projeto complementar ao Pronatec que, por meio do subprojeto Bolsa Formação, oferece vagas gratuitas em cursos de instituições públicas e particulares.
A seleção é realizada, única e exclusivamente, com base na pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Como funciona o Sisutec?
Seguindo um modelo parecido com o do Sisu, o Sisutec é um sistema por meio do qual é possível escolher e aplicar para vagas gratuitas no Brasil inteiro. A inscrição e a escolha de cursos são realizadas em uma única etapa, dentro do período de inscrição, pela internet.
Após se inscrever, o candidato tem acesso à página com todos os cursos oferecidos. A partir deste ponto é possível filtrar por localidade, instituição e tipo de curso desejado.
Uma vez que tenha encontrado os cursos de interesse é possível escolher, por ordem de prioridade, sua primeira e segunda opção, além da modalidade que deseja concorrer.
Durante todo o período de inscrição é possível comparar sua nota obtida no Enem com a nota de corte para a modalidade e curso selecionados. As notas de corte são atualizadas sempre à meia noite e, caso sua nota não alcance o mínimo estipulado, é possível alterar o curso selecionado e aplicar para outro.
Ao fim do período determinado para a inscrição é liberada a lista dos selecionados na primeira chamada. Caso o candidato esteja na lista, o próximo passo é procurar a instituição de ensino para obter maiores informações sobre o período de matrícula.
Só é possível se classificar para um dos cursos. Caso seja classificado em sua primeira opção, não poderá ser selecionado para a segunda. Entretanto, se for selecionado somente para a segunda opção de curso, existe a possibilidade de concorrer novamente para a primeira por meio da segunda chamada do Sisutec após o período de matrícula.
É na segunda chamada que as vagas remanescentes serão passadas aos suplentes, por ordem de nota. Os aprovados na segunda opção de curso que já tiverem realizado matrícula, se aprovados na chamada subsequente, poderão trocar de curso, tendo a matrícula anterior cancelada.
Faça uma simulação com a sua nota do Enem e veja onde entrar com o Sisu, Prouni ou Fies.
Ir para o simuladorQuais os cursos e instituições participantes do Sisutec?
Por meio do sistema do Sisutec, são ofertadas vagas de cursos técnicos e profissionalizantes. É possível encontrar vagas em universidades, centros universitários e faculdades públicas e privadas; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; em escolas técnicas estaduais e municipais; em instituições do Serviço Nacional de Aprendizagem e em outras escolas técnicas privadas.
Você pode conferir a lista atualizada de cursos e instituições participantes na página do Sisutec. Todos os cursos são gratuitos.
Quem pode se inscrever no Sisutec?
Podem se inscrever no Sisutec todos os candidatos que participaram do Enem na edição anterior, que tenham concluído o Ensino Médio e obtido pontuação maior que zero na redação.
Por se tratar de um programa que busca a democratização de vagas em instituições de Ensino Técnico, 85% das vagas ofertadas são destinadas a candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou particular como bolsista integral.
Como se inscrever no Sisutec?
Para participar do processo seletivo do Sisutec, é preciso ter realizado a prova do Enem do ano anterior. Para se inscrever é necessário acessar o site oficial do Sisutec com o número de inscrição e senha cadastrados no site do Enem e em seguida escolher os cursos nos quais deseja se matricular. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet.
É importante ler o edital do Sisutec do ano vigente e se atentar às regras e ao prazo de inscrição estipulado.
Como funciona o sistema de reserva de vagas no Sisutec?
Por lei, é obrigatório haver vagas reservadas para estudantes de baixa renda. No processo seletivo do Sisutec, por ter como finalidade a democratização do Ensino Técnico, 85% de todas as vagas ofertadas tem este destino.
Os candidatos não optantes pela reserva de vagas, não precisam ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública ou particular como bolsista integral, diferentemente dos candidatos que optarem pelas vagas reservadas.
Dentro dos optantes pela reserva de vagas, há a opção de escolher participar da seleção pelas vagas de ação afirmativa, que são destinadas a estudantes da escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Nas instituições federais, é obrigatório que o cálculo do número de vagas disponibilizadas para as ações afirmativas seja feito proporcionalmente ao número de pretos, pardos e indígenas registrado no último censo demográfico realizado.
No ato da inscrição, é possível escolher em qual modalidade deseja concorrer: Não optante ou optante, e em qual divisão dos optantes das ações afirmativas você se enquadra. Desta forma, o sistema pode garantir que você concorra em igualdade com as pessoas da mesma categoria escolhida.
Aplicativo Sisutec para smartphone e tablet
Com o aplicativo do Sisutec é possível pesquisar as vagas que serão ofertadas, o número de vagas, os turnos, e as cidades e instituições que irão oferecer os cursos. Pelo aplicativo também é possível acompanhar os seus cursos favoritos, as datas importantes, criar lembretes e até mesmo receber notificação conforme as notas de corte forem anunciadas.
O aplicativo está disponível para Android, Windows Phone e iOS - link para baixar.
Somos serviço que te ajuda a encontrar a sua faculdade ideal e a economizar nas mensalidades. Por meio do nosso site, você consegue vagas em mais de 1100 faculdades.
- Você encontra sua vaga
- A bolsa vale até o final do curso
- Bolsa garantida ou seu dinheiro de volta