Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Enem Digital - Guia completo

O maior vestibular do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou uma nova versão a partir de 2020. O Novo Enem, ou Enem Digital, como foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), é um modelo de aplicação em que as provas objetivas serão realizadas virtualmente, por meio de computador. A prova de redação seguiu em formato impresso.
 
Na edição 2020, ano da novidade, o Enem Digital foi feito, de forma experimental, por uma parcela dos estudantes. Mas a proposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que a implantação dessa modalidade seja progressiva e até 2026 consolidada, com diversas aplicações do exame ao longo do ano somente em plataforma digital, por agendamento, em todo o país, e com reaplicação também virtual.
 
Devido à mudança, é importante obter o máximo de informações para se preparar corretamente e ter um ótimo resultado nas provas. E foi pensando em você que preparamos este guia supercompleto que explica tudo sobre o Enem Digital.

Por que o Enem mudou?

Segundo o Inep, órgão responsável pela aplicação da prova, as mudanças foram necessárias para permitir alguns pontos importantes, como:

  •  A aplicação em meio digital (computador) tornaria viável a realização da prova em várias datas ao longo do ano, por agendamento.
  • Dessa forma, seria possível avaliar o aluno com outros tipos de questões, usando vídeos, infográficos, games (interatividade).
  • A aplicação seria em mais municípios aproximando os exames dos alunos.
  • A complexidade de logística de aplicação de exames seria reduzida, assim como seus custos.
  • Existiria um foco maior no desenvolvimento da avaliação do aluno.
  • Haveria uma ampliação de possibilidades em avaliar os diversos itinerários previstos com a Reforma do Ensino Médio.
  • As individualidades dos alunos poderiam ser potencializadas a partir de instrumentos de inteligência artificial para uma melhor orientação aos estudantes. 

O que mudou no Enem?

Até o momento, as principais mudanças no Enem Digital envolvem quem participa inicialmente do exame (candidatos de algumas cidades do país) e a forma de realização da prova, já que ela é digital.

Quem pode participar do Enem Digital?

O Enem Digital poderá ser feito por todas as pessoas que queiram realizar o exame. Entretanto, no primeiro ano de teste, apenas 101.100 pessoas de 99 cidades brasileiras tiveram a chance de participar da prova virtual. Os estudantes foram selecionados por ordem de inscrição.

Como as primeiras aplicações do Enem Digital serão opcionais, os candidatos escolherão, no ato de inscrição, se preferem realizar as provas no formato virtual ou no modelo tradicional, em papel. O participante que se inscrever no Enem Digital não poderá se inscrever na edição impressa e, depois de concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção.

Veja as cidades que receberam o Enem Digital em 2020:

  • Acre (AC)

    Rio Branco

  • Alagoas (AL)

    Arapiraca

    Maceió

  • Amazonas (AM)

    Manaus

  • Amapá (AP)

    Macapá

  • Bahia (BA)

    Feira de Santana

    Salvador

  • Ceará (CE)

    Fortaleza

    Quixadá

    Sobral

  • Distrito Federal (DF)

    Brasília

  • Espírito Santo (ES)

    Cachoeiro do Itapemirim

    Cariacica

    Vila Velha

    Vitória

  • Goiás (GO)

    Anápolis

    Goiânia

  • Maranhão (MA)

    Imperatriz

    São Luís

  • Minas Gerais (MG)

    Belo Horizonte

    Betim

    Contagem

    Governador Valadares

    Ipatinga

    Juiz de Fora

    Montes Claros

    Passos

    Patos de Minas

    Poços de Caldas

    Sete Lagoas

    Uberlândia

  • Mato Grosso do Sul (MS)

    Campo Grande

    Dourados

  • Mato Grosso (MT)

    Cuiabá

    Rondonópolis

    Várzea Grande

  • Pará (PA)

    Belém

    Santarém

  • Paraíba (PB)

    Campina Grande

    João Pessoa

  • Pernambuco (PE)

    Caruaru

    Petrolina

    Recife

  • Piauí (PI)

    Parnaíba

    Teresina

  • Paraná (PR)

    Apucarana

    Cascavel

    Curitiba

    Francisco Beltrão

    Londrina

    Maringá

  • Rio de Janeiro (RJ)

    Duque de Caxias

    Niterói

    Nova Iguaçu

    Petrópolis

    Rio de Janeiro

    São Gonçalo

    Volta Redonda

  • Rio Grande do Norte (RN)

    Natal

  • Rondônia (RO)

    Porto Velho

  • Roraima (RR)

    Boa Vista

  • Rio Grande do Sul (RS)

    Bento Gonçalves

    Caxias do Sul

    Pelotas

    Porto Alegre

    Santa Cruz do Sul

    Santa Maria

  • Santa Catarina (SC)

    Blumenau

    Brusque

    Chapecó

    Criciúma

    Florianópolis

    Joinville

    São José

  • Sergipe (SE)

    Aracaju

  • São Paulo (SP)

    Americana

    Barueri

    Bauru

    Bebedouro

    Campinas

    Franca

    Guarulhos

    Indaiatuba

    Jaguariúna

    Jundiaí

    Limeira

    Osasco

    Piracicaba

    Ribeirão Preto

    Rio Claro

    Santo André

    Santos

    São Bernardo do Campo

    São Caetano do Sul

    São José do Rio Preto

    São José dos Campos

    São Paulo

    Sorocaba

  • Tocantins (TO)

    Palmas

As Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) só farão o Enem no modelo virtual a partir de 2026.

Como vai funcionar o Enem Digital?

Os participantes vão realizar o Enem Digital em uma plataforma digital que já está sendo desenvolvida pelo Inep. Essa plataforma será acessada por meio de computadores.

Com esse novo meio de aplicação do exame, além das questões já conhecidas, as provas permitirão incluir elementos interativos nas questões, como vídeos, infográficos, games e outros formatos de conteúdos digitais.

Como as duas versões do Enem serão aplicadas em datas distintas, as questões da prova digital serão diferentes da prova impressa, mas com o mesmo nível de dificuldade e correção pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

O Enem Digital e o Enem tradicional continuarão sendo realizados em dois domingos e apresentarão o formato atual de provas: no primeiro dia com conteúdos de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação, enquanto no segundo com questões de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. No entanto, o Inep avisou que pretende mudar o exame ao longo dos anos, passando a personalizar as provas de acordo com os itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

Segundo o MEC, serão quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação em Língua Portuguesa de acordo com o edital do exame. A prova de redação terá formato impresso.

Onde o Enem Digital será feito?

O Enem Digital será feito em postos autorizados pelo MEC. Assim, depois de inscrito, o participante deverá comparecer no dia e hora estipulados pelo edital ao local conveniado ao Inep para fazer o Enem. Esses locais específicos já terão disponíveis equipamentos necessários, como computadores, para a realização das provas. Não será possível fazer o exame de casa, em computador particular.

A redação do Enem Digital também será online?

Não. Diferente das questões de múltipla escolha, a redação do Enem Digital será feita em formato impresso. Os participantes deverão transcrever o texto da redação com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, na Folha de Redação fornecida no dia da prova, conforme as instruções contidas no exame.

O Enem Digital será aplicado mais de uma vez por ano?

Sim. A proposta é que o Enem Digital seja aplicado diversas vezes durante o ano. Porém, na primeira edição, foi programada apenas uma aplicação.

Até 2025, o número de aplicações dos testes digitais deve aumentar gradualmente e o estudante poderá agendar a data que preferir para fazer as provas. Mas em todos os anos também haverá a opção pela prova impressa. A previsão é de que, a partir de 2026, o exame seja totalmente digital e a versão em papel pare de ser distribuída.

Veja como fica:

  • 2020: uma edição do Enem Digital e uma aplicação regular;
  • 2021: duas edições do Enem Digital e uma em papel;
  • 2022 a 2025: aumento gradativo até alcançar quatro edições do Enem Digital, além do exame impresso;
  • 2026: prova em papel extinta e o Enem 100% digital.

Vale lembrar que em todos os anos ocorre ainda a reaplicação para os estudantes prejudicados por questões logísticas e de infraestrutura na hora da prova.

Qual o cronograma do Enem Digital 2020?

O cronograma completo, com todas as datas do Enem Digital, foi divulgado. O Inep, inicialmente, anunciou que o Enem Digital 2020, em formato piloto, seria nos dias 22 e 29 de novembro. Já a aplicação tradicional, em papel, aconteceria em 1 e 8 de novembro. As provas seriam realizadas sempre aos domingos. E a reaplicação para os dois modelos ocorrerá em dezembro. Com a pandemia do coronavírus, as datas foram alteradas para o ano seguinte.

Anote aí em sua agenda:

  • 1 e 8 de novembro

    Enem 2020 (versão tradicional/impressa)

  • 22 e 29 de novembro

    Novo Enem 2020 (versão digital)

Quando e como fazer a inscrição no Enem Digital?

A inscrição no Enem Digital será feita totalmente online. O processo de inscrição será o mesmo para todos os candidatos, independentemente se ele optar pela versão digital ou pela tradicional. Basta ficar atento ao período de inscrição divulgado no edital. Para o Enem 2020, as inscrições foram feitas de 11 a 27 de maio de 2020.

Qual é a taxa de inscrição do Enem Digital?

O Inep estabelece, a cada ano, um valor para a taxa de inscrição do Enem, que ajuda a custear os gastos com a produção e a aplicação das provas. O valor atual é de R$ 85.

A taxa será a mesma para quem escolher a prova impressa e para quem optar pelo Enem Digital. Depois de se inscrever no exame, o estudante deve pagar o valor da taxa até a data de vencimento. Caso contrário, a inscrição será cancelada e o candidato não poderá realizar as provas.

Como estudar para o Enem Digital?

O Enem Digital de 2020 deverá ser a última edição do exame a seguir a Matriz de Referência do Enem já existente e utilizada desde 2009. Isso, porque, como já anunciou o MEC, as provas sofrerão mudanças para se adequar ao Novo Ensino Médio

Dessa forma, como ainda não houve alterações em termos pedagógicos para este ano, as novidades não mexem com a dinâmica de estudos para quem vai prestar o Enem Digital 2020. Mesmo assim, é preciso saber como se preparar para chegar tranquilo e mandar super bem nos dois dias de provas. Confira algumas dicas importantíssimas para os seus estudos:

  • 1 Leia o edital

    Separar um dia e ler o edital inteiro do Enem Digital é o primeiro passo para ter sucesso no exame. No documento, há informações valiosas sobre o vestibular, como datas e horários, orientações sobre a inscrição, isenção de taxa, atendimentos especializados e obrigações do participante. O edital traz inclusive instruções sobre a estrutura do exame, materiais permitidos ou não para a realização das provas e informações a respeito da divulgação dos resultados.

  • 2 Crie um plano de estudos para o Enem Digital

    Depois disso, é fundamental estabelecer uma rotina de estudos, separando os conteúdos que devem ser vistos a cada dia, os exercícios e outras atividades para serem feitos durante a semana, como assistir a videoaulas e, até mesmo, quais serão os horários de lazer e descanso. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos este guia sobre como montar um plano de estudos. Você pode baixar o material e personalizar de acordo com as suas necessidades.

  • 3 Verifique os conteúdos que mais caem

    Ao analisar a Matriz de Referência do Enem, é possível perceber que o exame abrange todo o conteúdo do Ensino Médio. Apesar disso, há algumas matérias que são mais recorrentes que outras e, por isso, não podem ficar de fora dos seus estudos para o Enem Digital. Observando tudo o que foi abordado nos últimos anos, fizemos este guia com as matérias que mais caem no Enem. Confira e inclua-as no seu plano de estudos, priorizando especialmente os assuntos de maior dificuldade. Na hora de estudá-los, utilize ainda o Manual do Enem que explica os conteúdos detalhadamente e dispõe de exercícios.

  • 4 Coloque em prática o que aprendeu

    Teste os seus conhecimentos durante todo o seu processo de preparação para o Enem Digital. É essencial refazer as provas anteriores do Enem, mesmo que elas não sejam em formato digital, para ao menos entender como os assuntos são tratados. Também é importante resolver exercícios que envolvam todas as matérias estudadas e fazer muitos simulados. Confira aqui 7 simulados gratuitos para estudar para o Enem. Como o Enem digital vai ser em uma plataforma online, tente fazer os seus treinos em um computador para já se acostumar com o modelo da prova. Além disso, inclua nesses testes questões interativas, com jogos, vídeos e infográficos.

  • 5 Foque na redação

    Como a redação tem um peso significativo no Enem, separe um tempo para escrever no mínimo uma redação por semana, seguindo as exigências do texto dissertativo-argumentativo. Assim, no dia da prova, você vai chegar afiadíssimo e a construção do texto será muito mais fácil e rápida. Veja neste guia que preparamos como fazer uma redação do Enem nota 1.000.

  • 6 Fique de olho em atualidades

    Além de cobrar os conteúdos ensinados em sala de aula, o Enem exige um conhecimento dos temas que estão em pauta na atualidade. As principais notícias do Brasil e do Mundo podem aparecer em todas áreas do conhecimento e inclusive na redação do Enem Digital. Por isso, o estudante deve estar informado o máximo possível para se sair bem nas questões que envolvem assuntos atuais. Logo, para se preparar, é necessário acompanhar jornais e ler revistas diariamente.

Quando sairá o resultado do Enem Digital?

Depois da realização das provas, a nota oficial de cada área do conhecimento e da redação do Enem Digital demoram alguns meses para serem divulgadas. Elas estão previstas para março de 2021, na mesma data que sairá o resultado da aplicação tradicional. As notas poderão ser consultadas na Página do Participante pelo site oficial do Enem ou por meio do aplicativo oficial.

Onde poderá ser usada a nota do Enem Digital?

A nota do Enem Digital poderá ser utilizada para ingressar em uma instituição de ensino superior pública pelo Sisu; no processo seletivo para aquisição de financiamento estudantil pelo Fies; para conquistar uma bolsa de estudo 50% e 100% em faculdades particulares pelo Prouni e em cursos técnicos pelo Sisutec; e, até mesmo, para conseguir uma vaga em uma universidade em Portugal. Com a nota do Enem Digital também é possível concorrer a vagas em faculdades parceiras do Quero Bolsa.

Para obter mais informações sobre como usar a sua nota do Enem no Quero Bolsa, acesse o guia Nota Quero.