Como funciona?
Atualmente, são 51 instituições de ensino portuguesas conveniadas ao Inep que utilizam a nota do Enem. Apesar de públicas, os estudantes precisam pagar pelo estudo. As propinas, como são conhecidas as taxas pagas pelos estudantes, variam conforme o curso e a universidade. Bem diferente do significado que temos para essa palavra na Língua Portuguesa, não é?
Basicamente, é necessário fazer o Enem, verificar se as suas notas nas áreas de conhecimento atendem aos requisitos da universidade e ficar atento ao período de inscrição da instituição que pretende estudar.
Para aqueles que buscam uma bolsa de estudos, é importante lembrar que isso também pode variar de universidade para universidade, por isso, consulte o site das instituições para mais informações. Algumas universidades oferecem bolsa ou ajuda de custo para aqueles que conseguem as melhores classificações no processo seletivo.
Confira: Quanto vale cada questão do Enem?
+ Enem: quantas questões precisa acertar para ir bem?
A universidade segundo os brasileiros
Luísa Torquato entrou na Universidade da Beira Interior (UBI) com a nota do Enem para fazer o curso de Ciências da Cultura. Depois de um intercâmbio para Covilhã, não conseguiu se readaptar ao Brasil, por isso decidiu juntar dinheiro e voltar para Portugal para estudar.
“Lembro-me bem de que via várias vezes por dia o site da UBI para conferir as vagas para estrangeiros e a disponibilidade de bolsa para os primeiros a se matricularem. Queria mesmo ter emoldurado minha carta de aceite. Aquilo para mim foi sinônimo de ganhar na loteria. Na época, usei a nota que havia obtido no exame de 2010. Justamente por já se fazer sete anos desde a prova, eu não consigo precisar como foi o meu desempenho. Notas em torno de 600 e Redação 800 são as que tenho alguma lembrança. Minha dica para os já decididos em vir para cá é de que não foquem no exame por inteiro e sim nas áreas requeridas pelo curso escolhido, porque é assim que funciona a seleção”, orienta Luísa.
Com toda a experiência adquirida e o desejo de mostrar como é a vida acadêmica em Portugal, tradições e perrengues, ela e mais duas amigas portuguesas (Filipa e Rita) criaram o canal no Youtube 20&Alguns. “Atualmente, recebemos mensagens de muitas pessoas que, assim como eu, têm o sonho de viver em Portugal.”
Sobre a vida universitária, Luísa esclarece: “As universidades públicas portuguesas em relação à estrutura, tanto física quanto de corpo docente, estão equiparadas ou podem ser consideradas superiores às universidades privadas no Brasil.
Os valores em si, para estrangeiros costumam ser um pouco mais altos do que para as pessoas daqui. Contudo, se você colocar na balança tudo o que gastará e o estilo de vida que levará, terá a prova de que o custo é o mesmo de uma boa vida nas grandes cidades brasileiras só que com uma qualidade incomparável”, lembra a estudante.
Veja mais: Redação Enem 2024: quantos candidatos tiraram nota 1000?
+ Quando sai o resultado do Enem 2024 para treineiros?