É difícil tirar 700 no Enem? Especialistas explicam as chances
Entenda como a TRI, o nível de dificuldade da prova e a preparação específica influenciam sua nota no Enem
Entenda como a TRI, o nível de dificuldade da prova e a preparação específica influenciam sua nota no Enem
Com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 marcado para o dia 13 de janeiro, milhares de estudantes em todo o país estão ansiosos para descobrir se o esforço investido ao longo do ano será recompensado.
Uma das perguntas mais recorrentes entre candidatos é: “é difícil tirar 700 no Enem?”. Para responder a essa questão, ouvimos o autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga e o coordenador do Curso Anglo, Madson Molina.
Leia mais: Como estimar sua nota do Enem?
+ Como ver minha nota do Enem?
É difícil tirar 700 no Enem?
Para o coordenador Molina, atingir 700 pontos como média no Enem não é algo tão difícil. “Um aluno que performou bem a educação básica, fundamental 1, 2 e ensino médio, consegue alcançar essa nota”.
Enquanto isso, de acordo com Braga, alcançar 700 pontos no Enem exige mais do que apenas estudo; trata-se de uma preparação estratégica e detalhada.
“De modo geral, 700 é considerada uma nota muito boa, mas alcançar esse desempenho não é fácil. Trata-se de uma prova extremamente difícil, que exige uma preparação específica e muito esforço”, avalia o especialista Thiago Braga.
Outro ponto a ser considerado, quando se fala em resultado do Enem, é a forma de correção da prova. “É bastante difícil afirmar se 700 será necessariamente uma boa nota, pois o TRI faz com que cada edição do Enem seja única, criando uma realidade que não pode ser comparada diretamente”, explica o especialista Thiago Braga.
Vale destacar que o TRI (Teoria de Resposta ao Item) é uma metodologia estatística que calcula a pontuação do exame. Ele considera a coerência das respostas e penaliza candidatos que acertam questões difíceis, mas erram as fáceis.
“Quando existe o TRI, existe uma simetria de pontuação, então uma questão a mais não é só um ponto a mais. Se ela é uma questão fácil, acaba valendo mais do que uma questão difícil”, resume Molina.
Impacto do TRI na nota final
Compreender como o TRI funciona pode ser o diferencial entre um desempenho médio e uma nota de destaque. Segundo Braga, o TRI avalia a consistência do candidato ao longo da prova.
“Os alunos precisam saber que acertar questões difíceis enquanto erram questões fáceis pode, em tese, reduzir a nota. Por isso, é muito importante que, ao responder a prova, o aluno priorize as questões que ele sabe resolver, que geralmente são as mais fáceis.”
Essa estratégia não apenas ajuda a manter a pontuação dentro da faixa de consistência, mas também permite que o estudante aproveite melhor o tempo da prova.
Saiba mais: Enem: quantas questões precisa acertar para ir bem?
+ Nota do Enem: como funciona a TRI
O que esperar do TRI do Enem 2024?
Questionado sobre o nível de dificuldade do Enem deste ano, Braga observa que a prova manteve o padrão dos últimos anos.
“Tem sido bastante conteudista, preservando tanto o nível quanto o padrão de dificuldade. É uma prova bastante desafiadora, principalmente pela quantidade de questões e pela ampla gama de conhecimentos exigidos.”
Esses fatores, segundo ele, podem influenciar diretamente na possibilidade de alcançar 700 pontos ou mais. Contudo, Braga ressalta que o padrão elevado de dificuldade é uma constante nas últimas edições, não sendo exclusivo deste ano.
Como é o perfil do estudante que atinge 700 pontos no Enem?
A preparação é o ponto-chave para os candidatos que alcançam alta pontuação. Braga descreve o perfil típico dos estudantes que atingem 700 pontos ou mais:
“O aluno que consegue ter um bom desempenho no Enem é aquele que realiza uma preparação específica para essa prova. Geralmente, ele dedica pelo menos um ano aos estudos, faz simulados regularmente e conhece bem a linguagem da prova”, afirma Thiago Braga.
Além disso, Braga enfatiza a importância de treinar a redação, que pode ser decisiva no resultado final.
O coordenador do Curso Anglo também traz sua visão sobre o perfil de vestibulando que atinge essa pontuação: “é o estudante que se dedicou, que de alguma maneira não deixou passar os assuntos estruturantes, as ferramentas básicas nas grandes áreas do conhecimento, como identificação de gráficos e uma leitura assertiva de interpretação de textos”.
Confira: Quando os resultados do Enem e vestibulares vão sair? Confira as datas!
+ Quanto vale cada questão do Enem?
O que dá para fazer com 700 pontos no Enem?
Embora a pontuação de 700 seja considerada uma marca significativa, Braga alerta que seu impacto varia conforme o curso e a universidade.
“Em cursos altamente concorridos, como Medicina, algumas universidades exigem um desempenho quase perfeito. Contudo, para outras áreas, 700 pode ser o suficiente para garantir a aprovação”, afirma o especialista Thiago Braga
Braga ainda destaca que a nota alta é essencial em qualquer área, pois, no modelo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a concorrência com outros candidatos é o principal fator para a conquista de vagas.
Simulador de notas do Enem
A Quero Bolsa oferece uma ferramenta prática para ajudar você a planejar seu futuro acadêmico. Basta inserir sua nota do Enem para verificar em quais faculdades e cursos você tem chances de entrar, com ou sem bolsa de estudos. É grátis, confira a seguir:
Fui mal no Enem, e agora?
Para quem não conseguiu a nota esperada, a Quero Bolsa oferece uma solução: descontos de até 80% em faculdades particulares de todo o Brasil. É a chance de continuar estudando e garantir o tão sonhado diploma com qualidade e economia.
São mais de 1.000 faculdades parceiras, como: