logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Enem: quantas questões precisa acertar para ir bem?

por Isabella Baliana em 15/02/23 5,7 mil visualizações

Após receber a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes ficam em dúvida sobre o seu resultado, se foram bem o suficiente para entrar no curso superior que desejam ou não. Afinal, quantas questões precisa acertar para ir bem?

Baixe já: Plano de estudo gratuito para o Enem
Encontre bolsas de estudo de até 80%

Além disso, analisar a nota do Enem pode ser algo um pouco complexo, principalmente porque a nota é formulada pela Teoria de Resposta ao Item, o famoso TRI, que calcula a nota com base na coerência das respostas e não no total de acertos.

Enem: quantas questões precisa acertar para ir bem?

Para entender melhor como funciona a nota do Enem e quantos pontos o estudante deve fazer para conseguir ir bem e passar na faculdade, a Revista Quero conversou com o diretor do Ensino Médio e Pré-Vestibular do Colégio Master, Fabrício Pires, que explicou tudo sobre. Confira abaixo!

Confira: Quando sai a nota do Enem 2022 para treineiro? Veja aqui!
Inscrição Enem 2023: veja quando começa

Quantas questões precisa acertar no Enem para ir bem?

Antes de tudo, é necessário explicar que o conceito de "ir bem" é muito individual e varia dependendo do curso e da faculdade que o candidato escolhe. Por exemplo, tirando a mesma nota, o candidato pode passar ou não passar na faculdade dependendo do curso que escolher.

Segundo o diretor Fabrício, embora seja possível saber a nota exata da prova somente com o TRI, enquanto o resultado não é divulgado o estudante pode especular a sua nota de acordo com o número de questões corretas, baseado em notas de corte dos semestres anteriores.

Baixar plano de estudo gratuito

"É importante pro aluno ter uma noção do número de acertos que ele fez. Por exemplo, um aluno que vai concorrer a um curso de média concorrência, é importante que ele tenha feito acima de 100 questões. Já o aluno que quer um curso de alta concorrência, é importantíssimo que ele tenha feito uma pontuação acima de 140 questões". 

Segundo o diretor, existem variados cursos nas mais variadas universidades ofertando cursos pelos programas do governo, então a nota para "ir bem" varia de acordo também o curso, faculdade e até programa do governo escolhido. 

"De uma forma geral, o aluno que vai concorrer às vagas dos principais cursos, precisa estar com a média aritmética acima dos 700 pontos. Por exemplo, o aluno que quer Direito com cerca de 740 pontos, o aluno que quer as áreas de Engenharia e Arquitetura, 710 para cima", explica. 

Já um aluno que deseja ser aprovado em um curso tão concorrido como Medicina nas principais universidades do país, por exemplo, precisa ter obtido de 800 pontos para cima na média das cinco áreas, para ter uma garantia de aprovação. 

O diretor reforça ainda que, devido ao grande leque de opções no Sisu, por exemplo, existem vários casos de cursos com menor concorrência, que a partir de 660 pontos é possível ingressar na universidade.

Veja: Desconto Enem: saiba como conseguir bolsa com a nota do exame
Quanto vale a redação do Enem? Descubra

Como funciona o cálculo da nota do Enem?

O diretor explica que o cálculo da nota do Enem leva em consideração a linha de respostas do aluno, chamada de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Dessa forma, por exemplo, não é porque o participante acertou 9 de 10 questões que irá tirar 9. 

No Enem, devido à TRI, existem questões de níveis fáceis, médias e difíceis e a nota do aluno vai depender se ele teve uma linha de resposta coerente com o nível de dificuldade também. 

"Imagine que você tem três questões. Uma fácil, uma média e uma difícil. O aluno que acerta a questão fácil e a média e erra a difícil vai ter uma pontuação de TRI provavelmente maior do que aquele aluno que acertou a questão média e difícil, mas errou a questão fácil. O TRI entende que, se eu acerto uma questão média e difícil, porque eu errei a fácil? Teoricamente, eu teria que ter esse conhecimento para acertar as outras", explica.

Portanto, segundo o diretor, o TRI é um sistema que leva em consideração a coerência das respostas e prejudica aqueles que tentam "chutar" para acertar as questões, exatamente para fazer uma análise do conhecimento do aluno que faz o exame.


Como saber se a sua nota do Enem foi boa?

Como visto anteriormente, dizer se a nota do Enem foi boa ou não vai depender de qual curso, faculdade e até mesmo processo seletivo o candidato deseja. Para saber se a sua nota foi boa o suficiente para passar na faculdade, é necessário ver as notas de corte do curso para se ter uma ideia de qual pontuação era necessária.

Por exemplo, um aluno que tirou a nota média de 760, irá conseguir passar em vários cursos que normalmente possuem uma nota de corte média de 760 para baixo, como Letras, Pedagogia, Administração, Agronomia, Educação Física, Jornalismo, Matemática, Física, História, Ciências Contábeis, alguns tipos de Engenharia, dentre vários outros.

No entanto, para cursar Medicina ou Direito, que possuem notas de corte altas, pode não ser o suficiente dependendo da faculdade escolhida. Para conferir as notas de corte média dos cursos, acesse: Sisu 2023: veja as notas de corte médias dos cursos mais buscados

Confira: Calendário Enem 2023
Resultado Enem 2023: como consultar

Como estudar para o Enem?

Um plano de estudos vai te ajudar no dia a dia de preparação para o Enem. Para acessar os conteúdos, basta preencher o formulário e pronto! Você vai baixar o plano completo e receber dicas extras direto no seu e-mail! Vale lembrar que o material é totalmente gratuito. 

Baixar plano de estudo gratuito

Simulador de notas de corte gratuito

Se você já está com a nota do Enem em mãos e deseja saber em qual universidade e curso você conseguirá entrar com a sua nota, acesse o simulador de notas de corte da Quero Bolsa

Na plataforma você poderá simular sua nota e conferir qual é a pontuação necessária para o curso de seu interesse. O melhor de tudo é que é totalmente gratuito! Acesse o botão abaixo e confira:

Simulador de notas de corte



Fui mal no Enem, e agora?

Se você não alcançou a média necessária para ingressar no curso de seu interesse, não se preocupe! Saiba que ainda existem outras oportunidades de entrar na faculdade. 

No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país. Para garantir a sua basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso de seu interesse:

Encontre bolsas de estudo

Veja algumas das faculdades que estão presentes no site e oferecem descontos especiais nas suas mensalidades:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54