Ajuda
Como funciona
0800 123 2222

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h

Aceitamos ligação de celular.

Pedagogia

Sobre o curso de Pedagogia

O curso de Pedagogia forma profissionais para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Prepara, também, para as funções de suporte pedagógico, como direção, supervisão e orientação educacional.

Além da recorrente preocupação com a pesquisa, existe também o foco no tema da inclusão nas escolas. Isto diz respeito não apenas às deficiências físicas ou cognitivas, mas também à diversidade de gênero e etnia, educação de jovens e adultos e direitos humanos.

A Pedagogia vem se ocupando, de algumas décadas para cá, com a formação de professores capazes de lidar com essas diferenças e com o desafio de suprir as necessidades de uma população cada vez mais heterogênea.

O que faz o pedagogo?

O profissional de Pedagogia implementa, avalia, coordena e planeja o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância. Também atua em cursos acadêmicos e/ou corporativos.

O pedagogo viabiliza o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais. Desse modo, facilita a comunicação entre a comunidade escolar e as associações vinculadas a ela.

Melhores faculdades com cursos de Pedagogia

Como é o curso de Pedagogia?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de formação em Pedagogia devem garantir conteúdos relacionados a:

• Fundamentos da educação;

• Formação na área de políticas públicas e gestão da educação, seus fundamentos e metodologias;

• Direitos humanos e diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, etc.;

• Língua Brasileira de Sinais;

• Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

A graduação deve ter, no mínimo, 3.200 horas de trabalho acadêmico, em cursos com duração de ao menos quatro anos. Entre estas atividades pedagógicas, estão a preparação das atividades formativas, reuniões com pais, conselhos ou colegiados escolares e orientação e acompanhamento dos estudantes.

Opções de Carreira

Onde o pedagogo pode trabalhar?

O pedagogo atua em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. Trabalha tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

O exercício da profissão requer curso superior na área de educação ou áreas relacionadas.

O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional. O registro no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP) é obrigatório.

Quer ser avisado de novas bolsas?