Coordenador pedagógico: tudo sobre a profissão

Aquele que coordena as ações pedagógicas dentro de uma instituição de ensino

Profissional é essencial para garantir o cumprimento das diretrizes político-pedagógicas de escolas e faculdades

coordenador pedagógico

Sobre a profissão

O coordenador pedagógico é o responsável por garantir que o Projeto Político Pedagógico (documento que descreve as diretrizes educacionais da instituição de ensino) esteja sendo cumprido nas atividades cotidianas da escola ou universidade, coordenando as atividades de docentes, as práticas pedagógicas de sala de aula, a interação da escola com familiares de alunos e a comunidade escolar como um todo, as relações entre alunos, docentes e funcionários, entre outros.

Por ter um papel central na coordenação das atividades de uma instituição de ensino, o coordenador pedagógico ocupa posição de liderança também nas alterações de diretrizes pedagógicas e curriculares, buscando garantir que as disposições legais pertinentes estejam sendo cumpridas dentro da instituição.

O coordenador pedagógico faz o acompanhamento das atividades dos professores em sala de aula, verificando as práticas pedagógicas utilizadas e analisando o rendimento geral dos alunos em termos de aprendizagem. Ele também organiza reuniões com docentes, familiares de alunos e funcionários, buscando alinhar a proposta de ensino e garantir a eficiência dos processos educacionais da instituição.

Além disso, o coordenador pedagógico também é responsável por organizar e gerir processos de inovação educacional, visando à constante melhoria dos processos de sala de aula e das propostas pedagógicas.

O salário médio de um coordenador pedagógico no país é de R$ 3.346,46, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O coordenador pedagógico pode trabalhar em qualquer instituição de ensino, pública ou privada, ou em empresas que prestem serviços educacionais para escolas e instituições.

Por que ser um Coordenador pedagógico?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Coordenador pedagógico

    Como se tornar um Coordenador pedagógico?

    A profissão de coordenador pedagógico geralmente requer experiência de sala de aula e/ou de administração de atividades pedagógicas. Por isso, para se tornar um profissional do ramo, é necessário realizar o curso de Pedagogia, ou uma Licenciatura de qualquer área, e buscar experiência em instituições de ensino. Também é possível realizar uma pós-graduação na área de Coordenação Pedagógica.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.