Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Advogado: tudo sobre a profissão

O profissional que defende interesses com base nas leis

De acordo com especialistas, áreas como Direito Tributário, Direito Internacional, Direito Empresarial e Direito Digital estão em alta

advogado

Sobre a profissão

O advogado é o profissional responsável por defender os interesses de uma pessoa física ou jurídica, diante das questões legais do país em que atua. Para realizar essa defesa, o advogado precisa ter um bom conhecimento das leis, desenvolver argumentos convincentes e se comunicar verbalmente de forma adequada.

Nos casos mais comuns, o advogado recebe o cliente em seu escritório, estuda o caso e as possibilidades de defesa ou acusação e oferece as soluções mais vantajosas que a lei permite. Por prestar seus serviços, o profissional recebe seus honorários, que são previamente combinados entre as partes.

Além do cotidiano em tribunais, o advogado também pode realizar uma consultoria sobre leis para pessoas e empresas que necessitem basear suas ações e evitar conflitos judiciais.

O advogado pode representar tanto pessoas como empresas. Tudo começa com uma conversa com o cliente, que relata uma situação em que será necessária a ajuda do advogado. Depois disso, é possível definir em que área da advocacia em que o caso está inserido.

Existem muitas leis e normas a serem seguidas pelas pessoas e empresas. Por esse motivo, os advogados costumam se especializar em áreas específicas do Direito para realizarem seu trabalho com maior detalhismo e conhecimento.

As vertentes mais comuns do Direito são:

  • Civil
  • Previdenciário
  • Trabalhista
  • Penal
  • Ambiental
  • Empresarial
  • Eleitoral
  • Constitucional
  • Internacional
  • Tributário

O advogado poderá então receber e elaborar o caso em uma dessas áreas e apresentá-lo diante da justiça, onde deve acompanhar o andamento do processo nos tribunais responsáveis.

A assessoria jurídica é outro ramo de atuação para o advogado. Ele pode ser contratado para a redação e análise de contratos e para dar embasamento legal antes da tomada de uma decisão.

Por que ser um Advogado?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Advogado

    Como se tornar um Advogado?

    Para se tornar um advogado, é necessário realizar um curso superior em uma faculdade de Direito devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação. O curso tem duração média de cinco anos. Ao cursar Direito, o estudante terá a oportunidade de conhecer as diversas áreas da profissão e realizar um estágio, para se aproximar da realidade da atuação.

    Após sua formação, o profissional terá de realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para receber a autorização para atuar como advogado. A certificação é obrigatória no Brasil, e o exame é realizado em duas fases em cada um dos estados brasileiros. 

    A primeira fase da OAB é uma prova objetiva. A segunda fase conta com questões abertas e é necessário elaborar uma peça prático-profissional. O exame é conhecido por sua rigorosidade, portanto, o estudante que deseja se tornar um advogado necessita de muito estudo.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.