Envie mensagem ou ligue
Informações

Advogado

O advogado é o profissional que defende interesses com base nas leis

O que faz um advogado

O advogado é o profissional responsável por defender os interesses de uma pessoa física ou jurídica, diante das questões legais do país em que atua. Para realizar essa defesa, o advogado precisa ter um bom conhecimento das leis, desenvolver argumentos convincentes e se comunicar verbalmente de forma adequada.

Nos casos mais comuns, o advogado recebe o cliente em seu escritório, estuda o caso e as possibilidades de defesa ou acusação e oferece as soluções mais vantajosas que a lei permite. Por prestar seus serviços, o profissional recebe seus honorários, que são previamente combinados entre as partes.

Além do cotidiano em tribunais, o advogado também pode realizar uma consultoria sobre leis para pessoas e empresas que necessitem basear suas ações e evitar conflitos judiciais.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 5890,38
estado com maior salário - São Paulo
11477
contratações no último ano (2018)
11750
demissões no último ano
-273
saldo de vagas criadas

Como se tornar um advogado

Para se tornar um advogado, é necessário realizar um curso superior em uma faculdade de Direito devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação. O curso tem duração média de cinco anos. Ao cursar Direito, o estudante terá a oportunidade de conhecer as diversas áreas da profissão e realizar um estágio, para se aproximar da realidade da atuação.

Após sua formação, o profissional terá de realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para receber a autorização para atuar como advogado. A certificação é obrigatória no Brasil, e o exame é realizado em duas fases em cada um dos estados brasileiros. 

A primeira fase da OAB é uma prova objetiva. A segunda fase conta com questões abertas e é necessário elaborar uma peça prático-profissional. O exame é conhecido por sua rigorosidade, portanto, o estudante que deseja se tornar um advogado necessita de muito estudo.

Áreas de atuação

Existem muitas leis e normas a serem seguidas pelas pessoas e empresas. Por esse motivo, os advogados costumam se especializar em áreas específicas do Direito para realizarem seu trabalho com maior detalhismo e conhecimento.

As vertentes mais comuns do Direito são:

  • Civil
  • Previdenciário
  • Trabalhista
  • Penal
  • Ambiental
  • Empresarial
  • Eleitoral
  • Constitucional
  • Internacional
  • Tributário

O advogado poderá então receber e elaborar o caso em uma dessas áreas e apresentá-lo diante da justiça, onde deve acompanhar o andamento do processo nos tribunais responsáveis.

A assessoria jurídica é outro ramo de atuação para o advogado. Ele pode ser contratado para a redação e análise de contratos e para dar embasamento legal antes da tomada de uma decisão.