O advogado de família é o profissional responsável por representar judicialmente indivíduos envolvidos em disputas ou acordos familiares, como divórcios, guarda de filhos, pensão alimentícia, inventários, partilhas de bens e reconhecimento ou dissolução de uniões estáveis.
O profissional acompanha processos litigiosos que envolvem interesses sensíveis, como disputas de guarda, revisão de pensão ou medidas protetivas em casos de violência doméstica.
Seu trabalho consiste em redigir petições, acompanhar audiências, analisar provas e defender os interesses de seus clientes durante todo o trâmite processual.
O advogado da família atua para representar clientes em disputas familiares judiciais e extrajudiciais, prestando assessoria jurídica, elaborando petições, participando de audiências e buscando soluções legais para conflitos.
Seu trabalho começa após a contratação por parte do cliente, que expõe a situação e a causa a ser representada. A partir de sua análise inicial, o advogado identifica os direitos envolvidos e define a melhor estratégia para conduzir o caso, seja por meio de ação judicial ou acordo.
As atividades cotidianas incluem a redação de contratos e documentos legais, como acordos de divórcio, termos de guarda compartilhada, inventários extrajudiciais e escrituras de união estável. Ele também acompanha o trâmite dos processos no fórum, comparece a audiências de conciliação ou instrução e dialoga com as partes envolvidas e seus representantes para buscar soluções.
Devido a sua especialidade, o advogado da família lida com temas sensíveis, que envolver o contato com laudos periciais, entrevistas com testemunhas e análise de documentos pessoais, especialmente em casos de disputa por guarda, pensão ou partilha de bens.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um advogado.
O advogado da família trabalha em escritórios de advocacia privados, tanto especializados em Direito de Família quanto em áreas gerais do Direito Civil.
Também é possível atuar de forma autônoma, atendendo clientes particulares e prestando consultoria jurídica para evitar disputas futuras.
Além disso, o advogado da família pode ingressar no setor público, por meio de concursos para defensorias públicas, procuradorias ou órgãos ligados à Justiça.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um advogado de família, é necessário concluir a graduação em Direito e obter o registro profissional na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além disso, o profissional deve acumula experiência na área de Direito de família e sucessões, seja por meio de atuação profissional ou de uma pós-graduação em Direito de Família.
Se você gostaria de se profissionalizar como Advogado da Família e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.