O advogado de família é o profissional que atua em um dos ramos mais sensíveis do Direito, o de família e sucessões. Seu trabalho é focado nos casos, litigiosos ou não, que envolvem todas as questões relacionadas aos núcleos familiares e à proteção dos direitos de crianças e jovens.
Trata-se de uma área sensível justamente por estar vinculada a problemas íntimos de pessoas e seus familiares, como divórcios, partilha de bens, sucessões e inventários, entre outros.
O advogado de família, em seu dia a dia, lida com questões como casamentos, acordos pré-nupciais, divórcios, adoções, pensão alimentícia, guarda de filhos, entre outros. Outras possibilidades de atuação são processos de partilha de bens, inventários, testamentos.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um advogado.
Caso você tenha dúvidas se a profissão de advogado é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido e gratuito.
O advogado de família pode trabalhar em escritórios de Direito especializados, ou em escritório próprio.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um advogado de família, é necessário graduar-se em Direito e conseguir registro profissional por meio da prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além disso, é importante obter experiência na área de direito de família e sucessões, o que pode ocorrer por meio de uma pós-graduação, ou de atuação profissional comprovada. Se você gostaria de se profissionalizar como Advogado da Família e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Além disso, caso você tenha outras dúvidas sobre o curso de Direito, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.