Advogado de família: tudo sobre a profissão

Aquele que atua em casos jurídicos de relações familiares

Profissional lida com sucessões, juventude, infância, casamentos, entre outros

advogado de família

Sobre a profissão

O advogado de família é o profissional que atua em um dos ramos mais sensíveis do Direito, o de família e sucessões. Seu trabalho é focado nos casos, litigiosos ou não, que envolvem todas as questões relacionadas aos núcleos familiares e à proteção dos direitos de crianças e jovens.

Trata-se de uma área sensível justamente por estar vinculada a problemas íntimos de pessoas e seus familiares, como divórcios, partilha de bens, sucessões e inventários, entre outros.


O advogado de família, em seu dia a dia, lida com questões como casamentos, acordos pré-nupciais, divórcios, adoções, pensão alimentícia, guarda de filhos, entre outros. Outras possibilidades de atuação são processos de partilha de bens, inventários, testamentos.

O salário médio de um advogado de família no país é de R$ 4.885,31, de acordo com dados de 2021 do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O advogado de família pode trabalhar em escritórios de Direito especializados, ou em escritório próprio.

Por que ser um Advogado de família?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Advogado de família

    Como se tornar um Advogado de família?

    Para se tornar um advogado de família, é necessário graduar-se em Direito e conseguir registro profissional por meio da prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além disso, é importante obter experiência na área de direito de família e sucessões, o que pode ocorrer por meio de uma pós-graduação, ou de atuação profissional comprovada. Se você gostaria de se profissionalizar como Advogado da Família e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.