Logo Quero Bolsa

Diplomata: tudo sobre a profissão

O profissional que representa oficialmente seu país em relações internacionais.

Mudanças rápidas e intensas nas relações internacionais exigem cada vez mais do diplomata; salário inicial gira em torno de R$ 19 mil.

Ver bolsas de até 83%

Por que ser um Diplomata?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Sobre a profissão

O que faz um Diplomata?

O diplomata é o profissional responsável por representar o seu país em negociações e encontros internacionais, promovendo os interesses políticos, econômicos, culturais e sociais de sua nação.

Suas principais funções incluem negociar tratados e acordos internacionais, promover relações amistosas entre países, defender políticas nacionais e proteger os direitos de seu país no exterior.

Além disso, o diplomata realiza análises políticas e econômicas dos países onde está lotado, reportando ao governo de seu país sobre questões relevantes, como segurança, comércio e direitos humanos.

+ Veja bolsas de estudo para o curso de Relações Internacionais

Como atua um Diplomata?

O diplomata atua para representar o seu país em relações internacionais. Ele promove os interesses de seu governo e conduz negociações estratégicas entre nações.

Isso pode envolver discutir questões políticas, econômicas, comerciais, de segurança e culturais com representantes de todo o mundo, em embaixadas, consulados, conferências internacionais ou em organizações internacionais.

Além disso, os diplomatas monitoram desenvolvimentos políticos, econômicos e sociais em países estrangeiros para manter o governo informado sobre questões emergentes e tendências globais.

Onde atua um Diplomata?

O diplomata pode trabalhar em organizações nacionais e internacionais, como:

  • Ministério das Relações Exteriores;
  • Embaixadas e consulados;
  • Organizações internacionais;
  • Missões permanentes junto a organizações internacionais;
  • Setor privado e organizações não governamentais (ONGs);
  • Veículos de jornalismo e mídia.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Oportunidades para se tornar Diplomata

Mostrando 0 em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como se tornar um Diplomata?

Para se tornar um diplomata no Brasil, é necessário ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD).

Os requisitos incluem ter cidadania brasileira, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e ter um diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Como é a prova do CACD?

O CACD é dividido em três fases: uma prova objetiva de múltipla escolha, provas escritas de língua portuguesa e inglesa, e provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e línguas espanhola e francesa.

Após ser aprovado no concurso, o candidato passa por um Curso de Formação no Instituto Rio Branco, que dura cerca de um ano e meio e requer dedicação exclusiva.

O curso abrange disciplinas de história da política externa brasileira e direito internacional público, além de treinamento em quatro línguas, incluindo inglês, francês, espanhol e uma quarta língua à escolha do aspirante a diplomata.

Os diplomatas começam suas carreiras como terceiro-secretários, com um salário inicial que aumenta à medida que progridem na carreira.

Além do salário, os diplomatas recebem benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio-creche, adicional de qualificação e, potencialmente, residência funcional ou reembolso de aluguel em postagens no exterior.

Quais são os requisitos para ser diplomata?

Em suma, os requisitos para o ingresso profissional na área da diplomacia envolvem:

  • Formação em curso superior;
  • Aprovação em concurso público;
  • Proficiência em idiomas;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Naturalidade brasileira.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Relações Internacionais em sua região.

Qual faculdade precisa fazer para ser diplomata?

Para se tornar diplomata no Brasil, não é exigido um curso superior específico — basta ter um diploma de graduação reconhecido pelo MEC, em qualquer área. No entanto, muitos candidatos optam por cursos que ajudam na preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), como:

  • Relações Internacionais: aborda temas diretamente ligados à diplomacia, como política externa, geopolítica e organismos internacionais.
  • Direito: oferece base sólida em legislação, tratados e relações institucionais.
  • Ciência Política, História, Economia ou Administração Pública: também são formações comuns entre aprovados.
Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?

Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas