Logo Quero Bolsa

Psicopedagogo: tudo sobre a profissão

A psicopedagoga é especializada na psicopedagogia, que une a psicologia e a pedagogia.

Seu papel fundamental é analisar o processo de aprendizagem humana e desenvolver estratégias para superar deficiências e dificuldades no aprendizado.

Ver bolsas de até 93%
As melhores Bolsas para o 2º Semestre

Sobre a profissão

O que faz um Psicopedagogo?

O psicopedagogo é o profissional responsável por solucionar desafios do processo de aprendizagem humana, corrigindo dificuldades na retenção de informações.

Ele estuda o modo como o ser humano constrói conhecimentos, avaliando todas as etapas da vida. A partir disso, busca entender os processos de ensino-aprendizagem e os caminhos para otimizá-los.

Ao mapear as causas que afetam o desempenho escolar, o profissional traça estratégias para supera-las, aplicando métodos terapêuticos que buscam melhorar o processo de aprendizagem.

O psicopedagogo também orienta educadores e familiares, propõe atividades específicas que ajudam no desenvolvimento escolar e trata bloqueios emocionais que possam prejudicar o desempenho pedagógico.

+ Encontre bolsas de estudo para o curso de Psicopedagogia

Qual é a função do psicopedagogo​?

A função do psicopedagogo é identificar e tratar dificuldades de aprendizagem, ajudando os alunos a superar obstáculos emocionais, cognitivos e comportamentais. 

Ele realiza avaliações, desenvolve estratégias de intervenção personalizadas e oferece apoio a educadores e familiares, com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico e o bem-estar do aluno.

Como atua um Psicopedagogo?

O psicopedagogo trabalha para identificar e tratar dificuldades de aprendizagem que afetam crianças, adolescentes e até adultos, ajudando-os a superar obstáculos cognitivos, emocionais ou comportamentais. 

Em sua rotina, ele analisa o desempenho de alunos e identifica dificuldades, por meio de testes, entrevistas com familiares e observações do comportamento do aluno no ambiente escolar.

Após identificar as causas, o psicopedagogo elabora um plano de intervenção específico, com estratégias pedagógicas e métodos terapêuticos que ajudam a superar as dificuldades.

O processo pode incluir atividades de reforço, adaptação de métodos de ensino e a promoção de habilidades de estudo, como concentração e organização.

O acompanhamento contínuo também faz parte de seu trabalho. Ele monitora o progresso do aluno ao longo do tempo, ajustando as abordagens conforme necessário e garantindo que o aluno se desenvolva de maneira progressiva. 

Além disso, o psicopedagogo oferece apoio a educadores e familiares, orientando-os sobre como criar um ambiente que favoreça a aprendizagem e a convivência saudável do aluno.

Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional de Pedagogia na Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Onde atua um Psicopedagogo?

O psicopedagogo pode atuar em clínicas, consultórios, hospitais, escolas, instituições de ensino e de pesquisa, empresas públicas e privadas, ONGs, asilos, entre outras organizações.

Sua tarefa é identificar problemas que prejudicam o ensino-aprendizagem e levam ao desinteresse e abandono da escola, desenvolvendo projetos que solucionem esses problemas e facilitem o ensino-aprendizagem.

Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um psicopedagogo.

Por que ser um Psicopedagogo?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Psicopedagogo?

Para se tornar um psicopedagogo, é preciso concluir a graduação em Pedagogia ou Psicologia, seguida de especialização na área de Psicopedagogia. Também é possível optar pelo bacharelado em Psicopedagogia, curso oferecido por algumas instituições no Brasil.

Durante a formação em Psicopedagogia, os estudantes aprofundam seus conhecimentos em desenvolvimento cognitivo, emocional e social, além de estudar teorias de aprendizagem, metodologias de intervenção psicopedagógica, e avaliação diagnóstica de dificuldades de aprendizagem.

Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Psicopedagogia em sua região.

Oportunidades para se tornar Psicopedagogo

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

As melhores Bolsas para o 2º Semestre

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?

Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas