O psicopedagogo é o profissional que estuda o modo como o ser humano constrói conhecimentos, o que acontece por meio da assimilação e processamento de informações em todas as etapas da vida, desde a primeira infância até a velhice. Ele analisa tanto o comportamento humano quanto os fatores que interferem nesse procedimento. A partir disso, o psicopedagogo busca entender os processos de ensino-aprendizagem e as formas possíveis de facilitá-los e otimizá-los. Para isso, utiliza conhecimentos multidisciplinares, de áreas como Antropologia, Neurologia, Psicolinguística, entre outras.
O psicopedagogo auxilia pessoas e instituições de ensino em questões relacionadas a processos de ensino-aprendizagem. Seu papel é analisar os fatores que interferem na aprendizagem de uma pessoa e ajudar a solucionar esses problemas. Ele pode propor ações de desenvolvimento de projetos favoráveis à transformação do processo educacional, com o objetivo de se prevenir fatores que prejudiquem o ensino e o aprendizado. Atualmente, as regiões Sul e Sudeste apresentam mais oportunidades de trabalho para esses profissionais no Brasil.
O campo de atuação do psicopedagogo é bastante amplo. Ele pode atuar em clínicas, consultórios, hospitais, escolas, instituições de ensino e de pesquisa, em empresas públicas e privadas, em ONGs, asilos, entre outras organizações.
Na área clínica, o psicopedagogo atua principalmente de forma terapêutica e preventiva, em conjunto com profissionais da Saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos e neurologistas.
Em instituições de ensino, o psicopedagogo identifica problemas dos mais diversos aspectos que prejudicam o ensino-aprendizagem e levam ao desinteresse e abandono da escola pelos alunos e desenvolve planos pedagógicos que solucionem esses problemas e facilitem o ensino-aprendizagem.
Em empresas, sejam públicas, privadas ou do terceiro setor, o psicopedagogo irá, por exemplo, analisar e orientar os funcionários no processo de aprendizagem de suas funções.
O psicopedagogo pode também atuar de forma autônoma e abrir seu próprio consultório, no qual atende e orienta estudantes e seus familiares.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um psicopedagogo, é necessário diploma em curso superior aprovado pelo MEC nas áreas de Pedagogia ou Psicologia e especialização na área de Psicopedagogia. Contudo, há universidades que já oferecem cursos de bacharel em Psicopedagogia.
Está em tramitação um projeto de lei que regulamenta a profissão. Contudo, caso o psicopedagogo seja bacharel em Psicologia ou Pedagogia e atue na área, é necessário registro junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) ou no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP).
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Psicopedagogia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.