Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Psicologia

Saiba tudo sobre o curso de Psicologia e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa

Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Psicologia no notebook
Média Salarial: R$ 2.919,89
Duração: em média, 5 anos
Bolsas: a partir de R$ 291,00
Ver bolsas de até 88%

O que é Psicologia?

Última atualização: 13/03/2024

A Psicologia é o estudo da mente e do comportamento humano, bem como suas interações com o meio ambiente. É uma ciência que visa diagnosticar, compreender, explicar e promover mudanças nos comportamentos humanos. A palavra vem dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo).

A faculdade de Psicologia é uma área acadêmica que estuda aspectos do comportamento humano e das relações interpessoais. Ao longo do curso, os alunos aprendem os principais conceitos do desenvolvimento humano, como a teoria da personalidade, a psicopatologia e a psicoterapia.

Além disso, o programa abrange diferentes áreas de análise, incluindo a psicologia clínica, a psicologia social, a psicologia educacional e a psicopatologia, bem como o desenvolvimento infantil, neuropsicologia e dinâmicas de grupo.

Ao decorrer do curso, os alunos também são ensinados sobre técnicas de avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes, por meio de atividades práticas que permitem a aplicação dos conceitos aprendidos, como a realização de testes psicológicos e o aconselhamento durante o atendimento.

Para complementar o currículo formativo, os alunos cumprem, ainda, uma carga horária destinada ao estágio, adquirindo experiência prática. Os estudantes também são incentivados a participar de atividades de extensão para aprimorar suas habilidades e conhecimentos. A realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também é obrigatória para a obtenção do diploma.

Além da graduação, o campo da Psicologia oferece oportunidades de aprofundamento por meio de programas de pós-graduação, incluindo a especialização em Psicologia e o mestrado em Psicologia, tanto na modalidade presencial quanto à distância (EaD).

A pós-graduação em Psicologia permite que os profissionais já formados expandam seus conhecimentos em áreas específicas, como Psicologia Clínica, Educacional ou Social. Esses cursos geralmente têm duração variável, dependendo da instituição e do tipo de programa.

Existe curso de Psicologia EaD?

A modalidade EaD para o curso de Psicologia é disponibilizada exclusivamente para programas de pós-graduação. Atualmente, a formação em Psicologia está sendo alvo de debates em relação à legalidade do modelo à distância para o nível de graduação. O tema encontra resistência por parte dos conselhos regionais e federal, que participam ativamente da discussão e prezam pela seguridade do modelo presencial de ensino. Para analisar o tema, o Ministério da Educação (MEC) formulou uma série de medidas, como consulta pública. Além disso, no dia 29 de novembro, o órgão suspendeu, por 90 dias, a processo de autorização de graduação em Psicologia à distância, por meio da Portaria Nº 2.041.

Quais são as áreas da Psicologia?

O Conselho Federal de Psicologia reconhece, atualmente, 13 especialidades da Psicologia. São elas:

  • Psicologia Escolar e Educacional: Foca na compreensão e melhoria dos processos de aprendizagem e desenvolvimento em ambientes educacionais.
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho: Examina o comportamento humano no contexto ocupacional, melhorando a produtividade e selecionando os melhores candidatos para determinados cargos.
  • Psicologia de Tráfego: Estuda comportamentos seguros no trânsito, analisando fatores psicológicos que influenciam motoristas e pedestres.
  • Psicologia Jurídica: Aplica princípios psicológicos em contextos legais. Isso inclui avaliações de competência, testemunho em tribunal, perfil criminal e consultoria em casos de custódia.
  • Psicologia do Esporte: Visa otimizar o desempenho de atletas e equipes, abordando aspectos mentais e emocionais.
  • Psicologia Clínica: Foca no diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios mentais. Os psicólogos clínicos trabalham em vários contextos, incluindo consultórios privados, hospitais e clínicas.
  • Psicologia Hospitalar: Voltada ao apoio psicológico a pacientes hospitalizados, ajudando-os a lidar com doenças, tratamentos e a recuperação.
  • Psicopedagogia: Integra os conhecimentos da psicologia e da educação para entender e intervir nos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Psicomotricidade: Estuda a relação entre os movimentos do corpo e a mente, focando no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, principalmente em crianças.
  • Psicologia Social: Investiga como os indivíduos influenciam e são influenciados por outras pessoas e pelo ambiente social.
  • Neuropsicologia: Explora a relação entre o cérebro e o comportamento, investigando como lesões, transtornos e diferenças na estrutura cerebral afetam a cognição e o comportamento.
  • Psicologia em Saúde: Foca na promoção da saúde e no bem-estar, prevenindo doenças e lidando com a psicologia da doença, abordando tanto fatores físicos quanto mentais que podem afetar a saúde.
  • Avaliação Psicológica: Refere-se ao uso de testes e outras ferramentas de avaliação para compreender o comportamento individual, habilidades, traços de personalidade e funcionamento cognitivo.
Os tipos de formação para o curso de Psicologia são: bacharelado , pós-graduação e técnico .

Como é a faculdade de Psicologia?

O curso de Psicologia forma profissionais aptos a intervir no comportamento humano, com base em conhecimentos teóricos e práticos.

Durante o curso, os estudantes aprendem a analisar o comportamento humano, entender as emoções, identificar transtornos psicológicos e aplicar técnicas terapêuticas para ajudar os indivíduos a lidar com seus problemas.

O curso tem uma duração média de 5 anos e é dividido em disciplinas teóricas e práticas, que abrangem diferentes áreas da psicologia, como psicologia clínica, social, do desenvolvimento, organizacional, entre outras.

As disciplinas teóricas fornecem as bases conceituais e metodológicas necessárias para o entendimento da psicologia, enquanto as disciplinas práticas proporcionam a vivência e a aplicação dos conhecimentos em situações reais.

Além disso, os estudantes de Psicologia têm a oportunidade de realizar estágios em instituições públicas ou privadas, como clínicas, hospitais, escolas e empresas, onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais de trabalho.

Ao final do curso, os alunos se formam como bacharéis em Psicologia e estão aptos a atuar em diferentes áreas, como clínica, educacional, organizacional, entre outras, seja como profissionais autônomos ou em instituições públicas ou privadas.

No Brasil, a idade mínima para fazer faculdade de Psicologia é de 18 anos. A partir dessa faixa etária, os estudantes podem optar pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e outros vestibulares, como forma de ingresso na graduação.

De acordo com as informações do Censo da Educação Superior 2022, o curso de Psicologia está entre os que mais acolhem beneficiários de programas do governo de acesso ao ensino superior, como Fies e Prouni. Em 2022, a área teve 12.639 matrículas de beneficiários do Fies. Além disso, a formação teve 28.115 matrículas dos beneficiários do Prouni no mesmo período. O número corresponde a 6,2% e concede o quinto maior número de matrículas para essa modalidade, atrás de Direito (57.851), Administração (38.166) e Enfermagem (29.778), Pedagogia (29.613).

Quanto tempo dura a faculdade de Psicologia?

A faculdade de Psicologia dura cinco anos, seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC). O curso inclui disciplinas teóricas e atividades práticas que se intensificam a partir do segundo ano.

Confira as últimas notícias sobre Psicologia

Proposta prevê ampliação do acesso aos serviços de saúde mental:

O Projeto de Lei 311/24 propõe a instituição do Programa Nacional de Ampliação do Acesso à Saúde Mental no Brasil no Pós-Pandemia, vinculado ao Ministério da Saúde, e está em fase de análise na Câmara dos Deputados.

Segundo o deputado Leo Prates (Bahia), autor da proposta, a situação da saúde mental no Brasil tornou-se mais crítica com a pandemia de Covid-19, acarretando sérias consequências para a população. Ele defendeu a criação do programa em uma entrevista à Agência Câmara de Notícias.

O objetivo é fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), composta por serviços e ações de saúde mental que buscam assegurar o cuidado em liberdade, respeitando os direitos humanos e a diversidade cultural. Atualmente, a RAPS, integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), conta com 3.726 centros em todos os estados e no Distrito Federal, destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo dependentes químicos.

De acordo com o projeto, a execução do programa ficará a cargo do Ministério da Saúde, com a possibilidade de adesão voluntária por parte dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Os recursos necessários serão repassados pelo ministério, que também será responsável por fiscalizar o cumprimento das metas estabelecidas.

O projeto seguirá tramitação em caráter conclusivo, sendo analisado pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Projeto criminaliza violência psicológica em realidade virtual:

Um projeto de lei apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, do estado da Paraíba, propõe a inclusão no Código Penal do crime de violência psicológica em ambientes de realidade virtual.

O Projeto de Lei 261/2024 estipula uma pena de reclusão de um a três anos, além de multa, para aqueles que causarem danos psicológicos ou emocionais por meio de atos violentos e cruéis no ambiente virtual. Essas informações foram inicialmente divulgadas pela Agência Senado.

O texto do projeto será submetido à análise da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em sua votação final, ainda sem relatores designados.

Veneziano ressalta que, nos últimos anos, os brasileiros, especialmente crianças e adolescentes, têm dedicado mais tempo a ambientes de realidade virtual. O senador enfatiza que, embora outras condutas prejudiciais possam ser consideradas posteriormente pelos parlamentares, os danos psicológicos já devem ser sujeitos a penalidades.

O projeto de lei também prevê um aumento de um terço na pena se o crime for cometido contra idosos, crianças ou adolescentes.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Qual a grade curricular de Psicologia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Psicologia em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Antropologia

  • Bases Epistemológicas da Psicologia

  • Clínica Analítico Comportamental

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Psicologia?

A faculdade de Psicologia estuda aspectos da saúde mental. Os alunos aprendem sobre fisiologia, psicologia cognitiva e a psicologia comportamental. Estudam também sobre as teorias e modelos de tratamento que são usados para tratar os transtornos mentais.

Além disso, o curso aborda o papel da psicologia na sociedade, a ética profissional, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades de liderança.

Outro temática enfatizada no curso é a pesquisa em Psicologia. A área examina os comportamentos humanos para desenvolver novas abordagens de tratamento.

Além desses tópicos, o curso de Psicologia também ensina a abordagem e comunicação com pacientes. Os alunos aprendem sobre o processo de diagnóstico e tratamento.

A Psicologia é classificada como uma área das Ciências Humanas, pois se dedica ao estudo do ser humano, suas produções e relações sociais, conforme definido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de graduação em Psicologia tem caráter generalista e deve se articular em torno dos seguintes eixos estruturantes:

  • Fundamentos epistemológicos e históricos;
  • Fundamentos teórico-metodológicos;
  • Fenômenos e processos psicológicos;
  • Procedimentos para a investigação científica e para a prática profissional;
  • Interfaces com campos afins do conhecimento;
  • Práticas profissionais.

Além disso, ainda segundo o MEC, o curso de Psicologia deve preparar o profissional para:

  • Desenvolver ações voltadas à saúde psicológica e psicossocial;
  • Tomar decisões;
  • Manter os princípios éticos da profissão;
  • Liderar, quando necessário;
  • Administrar recursos.

Embora varie de acordo com a instituição de ensino, a grade curricular do curso é comumente composta por disciplinas como:

  • Psicologia da Criança;
  • Psicologia do Adolescente;
  • Psicologia do Adulto e do Idoso;
  • Psicologia e Aprendizagem;
  • Psicologia e Saúde;
  • Psicopatologia;
  • Análise do Comportamento;
  • História da Psicologia;
  • Políticas Públicas e Saúde Mental;
  • Aprendizagem, Percepção e Memória.

Veja também: A grade curricular do curso superior de Psicologia, no site da Quero Bolsa.

Quanto custa uma faculdade de Psicologia?

Em faculdades particulares, a mensalidades do curso de Psicologia pode variar de acordo com a região e instituição de ensino. O preço médio gira em torno de R$ 700,00 a R$ 900,00.

Se você quer ingressar no curso de Psicologia com uma bolsa de estudos, veja as principais ofertas de instituições parceiras da Quero Bolsa em sua região.

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Procure o curso de Psicologia ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 291,00 entre as 1.414 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Psicologia

O que faz o profissional de Psicologia?

O psicólogo estuda, pesquisa e avalia o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições.

O profissional formado em Psicologia também diagnostica e avalia distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, assim como investiga os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes.

Além disso, desenvolve pesquisas e coordena equipes e atividades de área e afins.

O psicólogo pode atuar em variadas áreas da psicologia relacionadas à saúde mental e relações humanas. Confira algumas da principais:

  • Psicologia Empresarial: o psicólogo empresarial exerce atuação no cuidado psicológico aos funcionários e colaboradores no ambiente profissional. Desse modo, problemas de caráter emocional e psicológico, como depressão, estresse e ansiedade, podem ser evitados.

  • Psicologia Clínica: o psicólogo clínico é responsável pelo atendimento de pacientes de forma individual ou em grupo. Nesse sentido, o profissional é responsável por analisar e tratar problemas emocionais e psicológicos.

  • Psicologia Esportiva: assim como o nome sugere, o psicólogo esportivo atua na área esportiva, acompanhando atletas e garantindo que os mesmos estejam na melhor forma psicológica.

  • Psicologia Educacional: o psicólogo educacional atua em ambientes escolares e pedagógicos realizando o acompanhamento psicológico de estudantes em questões educacionais.

  • Psicologia Hospitalar: o psicólogo também pode exercer atuação em hospitais por meio do atendimento de pacientes internados. Nesse sentido, o profissional responsável por essa ação é o psicólogo hospitalar.

  • Orientação Profissional: o psicólogo que atua em orientação profissional é responsável por auxiliar estudantes e profissionais a tomarem decisões de carreira, identificando qualidades que mais se encaixam em seus perfis.

Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Psicologia ou profissões nesta área, pergunte na Comunidade Quero . A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da comunidade com as dúvidas sobre cursos e faculdades.

Onde o profissional de Psicologia pode trabalhar?

Um psicólogo é um profissional da saúde mental que trabalha para ajudar as pessoas a enfrentar problemas e a melhorar sua saúde mental, bem-estar e qualidade de vida.

Os psicólogos são treinados para diagnosticar e tratar distúrbios mentais e desenvolver estratégias para ajudar as pessoas a lidar com questões relacionadas ao comportamento, relacionamentos, trabalho, saúde e outras áreas de sua vida.

Os psicólogos desempenham vários papéis, dependendo do lugar em que atuam. Eles podem realizar trabalho clínico, realizando exames, oferecendo terapia individual ou de grupo para ajudar as pessoas a enfrentar problemas emocionais e comportamentais.

Eles também podem ajudar a prevenir e tratar doenças mentais, desenvolver programas de prevenção e educar o público sobre saúde mental e bem-estar. Além disso, os psicólogos realizam pesquisas para entender melhor as questões relacionadas à saúde mental, desenvolver tratamentos eficazes e ajudar a melhorar os programas de saúde mental.

O psicólogo pode atuar em diversas áreas e em diferentes locais de trabalho, entre eles:

  • Clínicas e consultórios particulares: Nessa área, o psicólogo atua como terapeuta e realiza atendimentos individuais, de casais, de famílias e de grupos;

  • Hospitais: Em hospitais, o psicólogo pode trabalhar em diferentes setores, como psicologia clínica, oncologia, terapia intensiva, entre outros, com o objetivo de oferecer suporte emocional aos pacientes e suas famílias,

  • Escolas e universidades: Nesse contexto, o psicólogo pode atuar no aconselhamento educacional, orientação profissional, acompanhamento psicológico de alunos e professores, além de realizar pesquisas na área educacional;

  • Empresas: Nesse setor, o psicólogo pode atuar em processos de seleção e recrutamento, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento de equipes, prevenção de doenças ocupacionais e promoção da saúde mental dos funcionários;

  • Órgãos públicos: O psicólogo pode atuar em diversas instituições governamentais, como em programas de assistência social, de saúde mental, de proteção à infância e adolescência, entre outros;

  • Organizações não governamentais (ONGs): Em ONGs, o psicólogo pode atuar em programas sociais e de saúde mental, oferecendo apoio emocional e psicológico para grupos em situação de vulnerabilidade social,

  • Tribunais e delegacias: Nesses contextos, o psicólogo pode atuar em perícias psicológicas, elaboração de laudos e pareceres técnicos, e em programas de reabilitação para infratores;

Esses são apenas alguns exemplos de áreas e locais de atuação para o psicólogo, mas existem muitas outras possibilidades dentro da psicologia.

Vale ressaltar que a atuação do psicólogo se difere em relação aos demais profissionais da saúde que lidam com as características mentais, como psiquiatras e psicoterapeutas.

Os psicólogos são profissionais da saúde mental que estudam o comportamento humano e tratam problemas emocionais, comportamentais e cognitivos através de terapia. Já os psiquiatras são médicos especializados no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, muitas vezes utilizando medicação. Ambos podem trabalhar juntos em equipe para oferecer tratamento abrangente e eficaz.

Em relação à remuneração do psicólogo, está em tramitação, nas câmeras legislativas, o Projeto de Lei 2079/2019, que estipula o piso salarial da profissão em R$4.650,00. Atualmente, o projeto se encontra na Comissão de Saúde e pode avançar ainda em 2023.

Veja também: Tudo sobre o curso de Neuropsicologia no site da Quero Bolsa.

Quanto ganha um profissional de Psicologia?

O salário médio de um Psicólogo no Brasil é de R$ 2.919,89 . Os estados onde a profissão de Psicólogo têm os melhores salários são RR, RJ e SE.

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui

Ver salários dessa profissão
Sino de ofertas
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

Como ingressar na profissão de Psicologia?

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Psicologia?

O psicólogo precisa ter uma boa base teórica e prática, bem como conhecimentos sobre diversos modelos psicológicos, técnicas de avaliação, terapia e intervenção. Além disso, o psicólogo precisa ter boa comunicação e habilidade em trabalhar com diferentes tipos de pessoas.

Para trabalhar na área da psicologia, o profissional deve ter o diploma de graduação em psicologia, bem como estar registrado no conselho regional de psicologia da região onde vai atuar.

Além disso, alguns estados exigem que os profissionais de psicologia tenham certos certificados, como o certificado de especialista em psicologia clínica.

Outra exigência do mercado de trabalho para o psicólogo é que ele possua habilidades em trabalhar com as mais modernas ferramentas de comunicação e tecnologia, pois estas são fundamentais para o sucesso dos serviços de psicologia.

O psicólogo também deve ter boa habilidade de escrita para preparar documentos e relatórios, bem como ter habilidade em usar softwares, aplicativos e outras tecnologias relacionadas à área da psicologia.

Por fim, o psicólogo deve saber se relacionar bem com clientes e ter boa capacidade de escutar e compreender os problemas emocionais e psicológicos das pessoas.

Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 350 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: psicólogo, psicólogo social, psicólogo do esporte e outras profissões.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Psicologia?

As principais características do profissional de Psicologia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

Manter sigilo profissional;
Respeitar os limites de atuação;
Demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
Demonstrar capacidade de manter imparcialidade;
Ouvir ativamente;
Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
Respeitar valores e crenças dos clientes;
Demonstrar capacidade de empatia.

Nota de corte para Psicologia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Psicologia foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Psicologia
Está com dúvidas sobre Psicologia? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Psicologia

Tipo de Pergunta
Recentes