Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Psicologia

Sobre o curso de Psicologia

O curso de Psicologia forma profissionais capazes de diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

Ao final do curso, o aluno está qualificado para observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente para ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

A área de atuação deste profissional não está limitada apenas aos consultórios e clínicas particulares. Há muitos graduados que são contratados por empresas de diferentes ramos para o setor de Recursos Humanos. Há também espaço para estes profissionais nas instituições de saúde e de assistência social.

O que faz o psicólogo?

O psicólogo estuda, pesquisa e avalia o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições.

O profissional também diagnostica e avalia distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, assim como investiga os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes.

Além disso, desenvolve pesquisas e coordena equipes e atividades de área e afins.

Melhores faculdades com cursos de Psicologia

Como é o curso de Psicologia?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a proposta do curso deve preparar o profissional para:

• Desenvolver ações voltadas à saúde psicológica e psicossocial;

• Tomar decisões;

• Manter os princípios éticos da profissão;

• Liderar, quando necessário;

• Administrar recursos.

Os cursos de qualificação têm formatos variados. Entre 200 e 400 horas-aula, são cursos básicos, como o de psicólogo hospitalar. Já os com mais de 400 horas-aula preparam psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos. Também existe a especialização para psicólogos clínicos e sociais.

Se optar pela carreira de professor, o estudante poderá fazer uma complementação com duração de 800 horas, somadas à carga horária do curso de Psicologia.

Onde o psicólogo pode trabalhar?

As possibilidades são amplas para o profissional de Psicologia, que pode atuar na área criminal, na de trânsito, em hospitais, centros esportivos, escolas, hospitais e empresas privadas. Pode ser autônomo ou trabalhar com carteira assinada.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para atuar profissionalmente, o psicólogo deve possuir nível superior completo e estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

A experiência profissional exigida varia conforme a formação. Para os psicólogos, geralmente, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência.

ALERTA DE BOLSASi-close

Nós podemos te ajudarRaised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

i-return ALERTA DE BOLSASi-close

Deixe seus contatosMailbox

ALERTA DE BOLSASi-close

Deu tudo certo!Plus1

Fique de olho em seu e-mail e WhatsApp nos próximos dias.Eyes

Você também pode pesquisar as bolsas disponíveis aqui mesmo em nosso site.

Quer fazer isso agora?

CENTRAL DE AJUDAi-close

Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream
i-close