Psicólogo: tudo sobre a profissão
Profissional que estuda o comportamento humano e os processos mentais.
Atua na promoção da saúde mental, realizando atendimentos, avaliações e intervenções para ajudar pessoas a lidarem com emoções, conflitos, traumas e desenvolvimento pessoal.


Sobre a profissão
O que faz um Psicólogo?
O psicólogo é o profissional responsável por tratar distúrbios psicológicos e emocionais, ajudando indivíduos a superarem traumas, estresse, depressão, ansiedade e outros problemas relacionados ao comportamento humano.
Durante seu trabalho, ele utiliza uma variedade abordagens terapêuticas, como psicoterapia, aconselhamento e técnicas de modificação comportamental, guiando seus pacientes em uma jornada de autocompreensão para melhorar a saúde mental e aprimorar a qualidade de vida.
Ele também pode oferecer orientações personalizadas, voltadas ao desenvolvimento infantil, saúde do trabalhador, problemas familiares, distúrbios alimentares, entre outros, conforme sua especialidade.
Para que serve o psicólogo?
O psicólogo atua ajudar indivíduos a entenderem e lidarem com suas emoções, comportamentos e problemas psicológicos.
Ele lida com o diagnóstico, prevenção e tratamento de questões emocionais, como ansiedade, depressão, estresse, traumas e dificuldades de relacionamento.
Seu trabalho garante suporte psicológico em diversas situações do cotidiano, desde o tratamento de transtornos até o apoio em momentos de crise ou mudanças na vida.
Qual é a diferença entre psiquiatra e psicólogo?
O psicólogo e o psiquiatra são profissionais complementares na área de saúde mental, mas que possuem formações e funções distintas.
O psicólogo é formado em Psicologia e trabalha com abordagens terapêuticas para tratar questões emocionais e comportamentais, sem o uso de medicamentos.
O psiquiatra, por outro lado, é o médico especializado em saúde mental, apto a diagnosticar transtornos psiquiátricos e prescrever medicamentos.
O psicólogo é médico?
Não, o psicólogo não é médico. O psicólogo é um profissional formado em Psicologia, dedicado ao estudo do comportamento humano, emoções e processos mentais.
O médico, por outro lado, é graduado em Medicina, uma formação voltada para o funcionamento do corpo humano e tratamentos clínicos.
Como atua um Psicólogo?
O psicólogo atua com o diagnóstico e tratamento de questões emocionais, comportamentais e psicológicas, ajudando os pacientes a compreender e lidar com seus sentimentos, pensamentos e atitudes.
Ao longo de sua rotina, ele conduz sessões terapêuticas e realiza avaliações psicológicas, por meio de entrevistas e testes, para entender o comportamento do paciente e diagnosticar condições psicológicas.
Ele também oferece orientação sobre desenvolvimento emocional, tomada de decisões e resolução de conflitos.
Em alguns casos, auxilia na gestão de pessoas, promovendo o bem-estar dos funcionários, ajudando a prevenir burnout, lidando com questões de estresse no trabalho e otimizando a dinâmica de grupos.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Psicologia da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O que o psicólogo faz na primeira consulta?
Durante a primeira consulta, o psicólogo:
- Realiza uma entrevista inicial para entender o motivo pelo qual o paciente busca ajuda;
- Coleta informações sobre seu histórico de saúde mental, emocional e comportamental;
- Faz perguntas sobre a vida pessoal, familiar, social e profissional do paciente;
- Analisa a natureza dos problemas que o paciente está enfrentando;
- Explica o processo terapêutico.
Quanto tempo dura uma consulta com psicólogo?
Uma consulta com psicólogo geralmente dura entre 45 a 60 minutos.
Esse período é ideal para o psicólogo conduzir a sessão, permitindo o desenvolvimento das questões trazidas pelo paciente e o acompanhamento do progresso do tratamento.
Onde atua um Psicólogo?
O psicólogo pode atuar em clínicas particulares, hospitais, escolas, empresas, clínicas de reabilitação, presídios, ONGs e até mesmo em organizações governamentais.
Ele também pode prestar consultorias, oferecendo serviços para empresas na área de gestão de recursos humanos e qualidade de vida no trabalho.
Por que ser um Psicólogo?
Como se tornar um Psicólogo?
Para se tornar psicólogo, é necessário concluir a graduação em Psicologia e se registrar no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Após a formação, o profissional também pode optar por se especializar em áreas específicas, como psicoterapia cognitivo-comportamental, psicologia infantil, psicologia organizacional ou neuropsicologia, por meio de uma pós-graduação.
Para ser psicólogo precisa fazer faculdade?
Sim, para se tornar psicólogo é necessário fazer uma faculdade de Psicologia, que possui duração média de 5 anos.
Durante a graduação, o estudante aprende sobre teorias psicológicas, métodos de avaliação, psicopatologia, ética e diversas abordagens terapêuticas.
Estude Psicologia com até 80% de desconto com a ajuda da Quero Bolsa!
Oportunidades para se tornar Psicólogo
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Vale a pena estudar para ter essa profissão?
Ser formado ou não... eis a questão?