Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Psicólogo: tudo sobre a profissão

Aquele que ajuda as pessoas a entenderem pensamentos e emoções

Busca por qualidade de vida e equilíbrio emocional aumentaram a procura por esse profissional; áreas de atuação não se restringem ao consultório

psicólogo

Sobre a profissão

De forma resumida, assim como um médico cuida da saúde do corpo, o psicólogo cuida da saúde da mente das pessoas. Ele é o profissional responsável por estudar, analisar, identificar e tratar as questões internas de um indivíduo, que refletem em seu comportamento. O psicológico, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo, acarretando uma vida frustrada. Ou seja, o psicólogo ajuda o paciente a superar situações difíceis ou problemáticas em sua vida. O psicólogo aplica métodos científicos para compreender a psique humana, buscando entender, por meio de modelos comportamentais, as ações e sentimentos do paciente, atuando também no tratamento e prevenção de doenças mentais e para a melhoria da qualidade de vida.

O psicólogo estuda e analisa comportamentos por meio de relatos de emoções e pensamentos. Isso pode acontecer tanto no consultório quanto em hospitais, escolas ou empresas. O salário médio de um profissional dessa área é de R$2.510,36, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho.

O psicólogo pode atuar em diversas áreas e setores, como clínicas e postos de saúde, hospitais, maternidades, penitenciárias, consultórios, instituições de ensino, ONGs, clubes esportivos e empresas de modo geral.

No mundo corporativo, o psicólogo pode trabalhar em consultorias empresariais ou no departamento de Recursos Humanos com a gestão de pessoas. Essa é uma área em potencial crescimento para o psicólogo, pois esse profissional é fundamental para o bom desenvolvimento de empresas, tanto públicas quanto privadas. No departamento de Recursos Humanos, o psicólogo pode traçar perfis compatíveis com os valores da empresa, desenvolverem processos mais justos e humanizados de recrutamento e seleção e prestar atendimento aos colaboradores da instituição.

Além disso, existem diferentes linhas de atuação de um psicólogo, com metodologias e abordagens específicas e diferentes, como Psicanálise, Behaviorismo, Psicologia Sistêmica, Lacaniana, Cognitiva, Humanismo, Gestalt, Junguianismo, entre outras.

Por que ser um Psicólogo?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Psicólogo

    Como se tornar um Psicólogo?

    Para se tornar um psicólogo, é necessário diploma em curso superior de Psicologia aprovado pelo MEC. Além disso, o profissional precisa ser registrado no Conselho de Psicologia do estado onde deseja exercer a profissão. Entre as habilidades de quem deseja se tornar um psicólogo, estão boa comunicação, empatia, honestidade, curiosidade e possuir uma mente aberta e livre de preconceitos.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.