logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Psicólogo: tudo sobre a profissão

Aquele que ajuda as pessoas a entenderem pensamentos e emoções. Busca por qualidade de vida e equilíbrio emocional aumentaram a procura por esse profissional; áreas de atuação não se restringem ao consultório
psicólogo

Sobre a profissão

De forma resumida, assim como um médico cuida da saúde do corpo, o psicólogo cuida da saúde da mente das pessoas. Ele é o profissional responsável por estudar, analisar, identificar e tratar as questões internas de um indivíduo, que refletem em seu comportamento. O psicólogo, a partir de análises, identifica traumas, medos e receios pessoais que podem prejudicar o indivíduo, acarretando uma vida frustrada. Ou seja, o psicólogo ajuda o paciente a superar situações difíceis ou problemáticas em sua vida. O psicólogo aplica métodos científicos para compreender a psique humana, buscando entender, por meio de modelos comportamentais, as ações e sentimentos do paciente, atuando também no tratamento e prevenção de doenças mentais e para a melhoria da qualidade de vida.

O psicólogo estuda e analisa comportamentos por meio de relatos de emoções e pensamentos. Isso pode acontecer tanto no consultório quanto em hospitais, escolas ou empresas. O salário médio de um profissional dessa área é de R$2.510,36, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho.

O psicólogo pode atuar em diversas áreas e setores, como clínicas e postos de saúde, hospitais, maternidades, penitenciárias, consultórios, instituições de ensino, ONGs, clubes esportivos e empresas de modo geral.

No mundo corporativo, o psicólogo pode trabalhar em consultorias empresariais ou no departamento de Recursos Humanos com a gestão de pessoas. Essa é uma área em potencial crescimento para o psicólogo, pois esse profissional é fundamental para o bom desenvolvimento de empresas, tanto públicas quanto privadas. No departamento de Recursos Humanos, o psicólogo pode traçar perfis compatíveis com os valores da empresa, desenvolverem processos mais justos e humanizados de recrutamento e seleção e prestar atendimento aos colaboradores da instituição.

Além disso, existem diferentes linhas de atuação de um psicólogo, com metodologias e abordagens específicas e diferentes, como Psicanálise, Behaviorismo, Psicologia Sistêmica, Lacaniana, Cognitiva, Humanismo, Gestalt, Junguianismo, entre outras.

Por que ser um Psicólogo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Psicólogo

    Como se tornar um Psicólogo?

    Para se tornar um psicólogo, é necessário diploma em curso superior de Psicologia aprovado pelo MEC. Além disso, o profissional precisa ser registrado no Conselho de Psicologia do estado onde deseja exercer a profissão. Entre as habilidades de quem deseja se tornar um psicólogo estão a boa comunicação, empatia, honestidade, curiosidade e possuir uma mente aberta e livre de preconceitos.

    Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Psicologia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.